Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Nov, 2019 - 10:25

Sinais que confirmam que está a trabalhar demasiado

Catarina Milheiro

Saiba quais são os sinais a que deve estar atento que indicam que está a trabalhar demasiado.

trabalhar demasiado

Todos sabemos que para se ser bem sucedido, é preciso trabalhar e muito. O problema é quando já não sentimos que estamos a trabalhar demasiado e a um ritmo inexplicavelmente acelerado.

Na maioria das vezes, as pessoas que trabalham em demasia entram num ritmo de trabalho extremamente cansativo e, sem que se apercebam, começam a aparecer alguns sinais para os quais devem estar atentos para que nada interfira com a sua saúde e bem-estar físico e mental.

A verdade é que, para muita gente, a carreira profissional é como ter um filho, um amor que chega a ser incondicional e não existem limites impostos para nada.

Se pensa que trabalha demasiado e que, na maioria das vezes, nem se apercebe, fique connosco e atente nos sinais para os quais deve prestar toda a sua atenção e, claro, nas consequências que estão associadas.

6 SINAIS DE QUE ESTÁ A TRABALHAR DEMASIADO E CONSEQUÊNCIAS ASSOCIADAS

colaborador cansado

Deixa de saber o significado de ter um tempo livre

Sabemos que na maioria das vezes estamos tão envolvidos nos projetos de trabalho que ficamos sem muito tempo livre para fazer outro tipo de coisas.

No entanto, é extremamente importante que compreenda que o seu trabalho não deve, de todo, consumi-lo ao ponto de ficar sem tempo para si e para fazer a sua vida normal.

Se já nem se recorda da última vez que esteve com os seus familiares ou amigos, daquela vez em que foi ao cinema, que foi às compras por prazer ou até simplesmente de quando fez algo que não esteja relacionado com o trabalho, então, este é um sinal bastante forte que indica que o seu trabalho está realmente a ocupar todo o seu tempo.

É demasiado perfecionista e encarrega-se de tudo no trabalho

Se é daquelas pessoas perfecionistas que gosta de garantir que o seu trabalho está feito de acordo com as suas condições, então, deve sentar-se a refletir sobre o assunto.

Este é um dos sinais de alerta que indicam que pode estar a trabalhar demasiado. Afinal, quando se quer encarregar do trabalho e manter o controlo absoluto, estará a envolver todo o seu tempo naquele projeto ou tarefa.

Contudo, lembre-se que este tipo de tendência não deve significar que tem de carregar todo o peso de cada projeto ou tarefa somente nos seus ombros.

Ninguém tem uma força sobrenatural e, por isso mesmo, todos nós, a certa altura, precisamos de descansar e de ceder um pouco nas coisas em que temos tendência para sermos mais teimosos.

Todas as suas aspirações estão relacionadas com o trabalho

Na verdade, todos admiramos aqueles profissionais que têm diversos objetivos de carreira muito bem definidos e não há mal nenhum nisso.

Contudo, é essencial que estes objetivos não sejam a única coisa que existe na vida das pessoas. Lembre-se que criar um equilíbrio entre o trabalho, a família e os amigos é crucial para conseguir ser bem sucedido em todos os aspetos na vida. Não se foque apenas no futuro da sua carreira.

Já não está no local de trabalho, mas a sua mente permanece lá

Para algumas pessoas é possível tirá-las do escritório, mas não é possível tirar as suas mentes do que está por fazer. Ou seja, se sente que mesmo quando está fora do seu local de trabalho, passa a vida a pensar constantemente num determinado projeto ou tarefa, saiba que poderá estar a trabalhar em demasia.

Está claro que existem alturas em que irá ser perfeitamente normal que tenha de levar algum trabalho para casa. No entanto, é essencial saber definir horários e método para as coisas.

A única coisa de que fala é trabalho

É perfeitamente normal falar de trabalho de vez em quando. Contudo, quando as suas conversas começam a ser só sobre assuntos de trabalho, deve repensar no seu estilo de vida e na maneira como olha para tudo.

Se quando está com amigos ou familiares passa o tempo todo a falar de assuntos de trabalho, este pode ser um sinal de que a sua vida familiar está a passar por uma crise.

É importante que saiba que existem momentos para tudo: para conversar sobre trabalho, para criar memórias com a sua família, para descansar e para estar com os amigos num ambiente relaxado e sem preocupações.

A partir do momento em que já só fala de trabalho com qualquer pessoa, a sua vida pessoal pode ser afetada.

Sente que o seu trabalho está a afetar a sua vida em geral

Apesar de a sua carreira poder mesmo ocupar grande parte do seu dia e da sua essência, nunca se deve tornar numa coisa que o defina.

Ou seja, os seus interesses não devem estar confinados aos parâmetros do seu trabalho. Para contrariar isso, opte por encontrar atividades ou passatempos fora do local de trabalho para que consiga ter algum prazer.

Se o seu trabalho define cada decisão que toma ou a sua reação em cada situação, então está na altura de ponderar o quanto se está a deixar afundar pelo trabalho.

Precisa de uma dica? Encontre a sua felicidade fora do trabalho e verá que se sentirá muito mais feliz e realizado.

CUMPRA O SEU HORÁRIO DE TRABALHO E SINTA-SE MELHOR

colaboradora cansada

Agora que já está a par de alguns sinais que indicam que poderá estar a trabalhar demasiado, é importante que compreenda que o primeiro passo para a sua felicidade é mesmo o facto de cumprir simplesmente o seu horário de trabalho.

Sabe por que razão é assim tão importante cumprir o seu horário? A partir do momento que em começa a cumprir os seus horários de trabalho, está de imediato a estabelecer algum método e algumas regras na sua cabeça.

Falamos de horas para se dedicar por inteiro ao trabalho, horas para fazer uma pausa, para lanchar, para descontrair, para passear e para fazer tudo o resto.

Quando estabelece horários e cumpre aquele que é o seu horário de trabalho, está automaticamente a contribuir para aumentar os seus níveis de produtividade. Ora, se trabalhar horas a fio depois de sair do local de trabalho é claro que os seus níveis de produtividade e criatividade não irão ser os mesmos no dia seguinte.

Por isso, opte por cumprir os seus horários sem que trabalhe em demasia, não deixe que o trabalho se apodere da sua mente e permita criar alguns momentos de descanso à sua mente.

Só desta forma, se sentirá capaz de trazer bons resultados para a empresa onde trabalha e de criar então um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Veja também