Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
11 Set, 2020 - 10:56

Horários de trabalho em Lisboa e no Porto vão mudar a partir de dia 15

Ekonomista

Num esforço para evitar a concentração de pessoas nas áreas metropolitanas, Governo impõe teletrabalho e desfasamento de horários.

Colegas de trabalho de uma empresa a cumprimentarem-se

As regras de organização do trabalho em Lisboa e no Porto vão mudar a partir de terça-feira. De entre as medidas apresentadas pelo Governo para o Estado de Contingência, está a obrigatoriedade de os empregadores adotarem teletrabalho, turnos em espelho e desfasamento de horários, sob pena de serem alvo de contraordenações.

O objetivo, de acordo com o Executivo, é o de limitar a concentração de pessoas nos transportes públicos e nos locais de trabalho.

Deste modo, escalas de rotatividade entre teletrabalho e trabalho presencial são para ser aplicadas, sempre que possível, tal como os turnos em espelho e desencontro de horários na entrada e saída de trabalhadores. Haverá também horários diferenciados para pausas e refeições.

As novas regras ainda vão ser discutidas com os parceiros sociais na quarta-feira, um dia depois da entrada do país em Estado de Contingência. As organizações sindicais, por sua vez, esperam pela publicação do decreto-lei que estabelece este regime excecional e transitório de reorganização do trabalho, mas, para já, estão reticentes quanto à aplicação das novas regras.

Veja também