Traçar a história da Triumph Motor Company é viajar no tempo. A marca Triumph, como atualmente é conhecida, está dedicada apenas ao desenvolvimento e conceção de motos (1994 até ao presente).
No entanto, a atividade da empresa britânica de fabrico de automóveis e de motores estende-se pelos séculos XIX e XX. A Triumph Motor Company teve a sua origem em 1885, quando Siegfried Bettmann, de Nuremberga, criou a S. Bettmann & Co. e começou a importar bicicletas da Europa e a vendê-las com o seu próprio nome comercial em Londres.
O nome comercial tornou-se “Triumph” em 1886 e, em 1887, Siegfried Bettmann faz sociedade com outro alemão, Moritz Schulte. Em 1889, os dois empresários começaram a produzir as próprias bicicletas, em Coventry, na Inglaterra. A empresa foi renomeada como Triumph Cycle Co. Ltd. em 1897.
O ramo automóvel arrancou em 1923. A sua ação no sector prolongou-se até 1959, ano em que a empresa foi adquirida pela Leyland Motor. Em 1968 passou a integrar o conglomerado britânico British Leyland (BL), com a marca a ser absorvida pela Divisão de Especialistas da BL, juntamente com outras duas empresas: Leyland Rover e Jaguar.
Os automóveis com emblema Triumph foram produzidos pela BL até 1984, ano em que a marca foi reformada, ficando sob os auspícios da empresa que sucedeu ao conglomerado da BL: o Grupo Rover.
Atualmente os direitos são propriedade da BMW, que adquiriu o Grupo Rover em 1994.
Diz a história que após a falência, a Triumph concentrou-se exclusivamente no desenvolvimento e construção de motocicletas continuando o percurso de marca de renome no mundo das duas rodas.
Embora tenha notável percurso na fabricação de automóveis, a incursão no sector foi relativamente curta e interrompida devido aos desafios financeiros que a estrutura viveu.
Triumph: um legado automobilístico
Mesmo breve, o legado desta marca no mundo automóvel é considerável, pelo importa visitar numa viagem pela sua linha do tempo onde se destacam alguns dos principais momentos da vida empresarial:
- 1923 – Lançou o primeiro pequeno carro de passageiros, o Triumph 10/20;
- 1930 e anos seguintes – Expansão da linha de automóveis, com apresentação de modelos como Gloria e Dolomite;
- 1940 e anos seguintes – A Segunda Guerra Mundial veio interromper a produção de automóveis, com a empresa a concentrar a produção em equipamentos militares;
- 1950 e anos seguintes – Após a guerra a Triumph retomou a produção de automóveis. Destes destaca-se o pequeno sedã Triumph Herald;
- 1953 – Início da comercialização do Triumph TR2. Um automóvel desportivo que alcançou assinalável sucesso e que ajudou a consolidar a reputação da marca no segmento dos desportivos;
- 1959 – A Triumph passa a integrar o Grupo Leyland que mais tarde passa a Grupo British Leyland, posicionando-se como um grande conglomerado automobilístico britânico.
- 1960 a 1970 – Nesta década a marca britânica produziu um conjunto de automóveis desportivos que se tornaram populares. Neste grupo estão os modelos Spitfire, TR4, TR6 e GT6.
- 1970 e anos seguintes – O Grupo British Leyland enfrentou dificuldades financeiras e problemas de qualidade, fatores que afetaram a reputação dos carros da marca Triumph.
- 1984 – A produção de carros Triumph é encerrada. O último modelo conhecido, o Triumph Acclaim, era uma versão rebatizada de um automóvel japonês.
- 1994 – A Triumph Motor Company entrou em falência em 1994. Termina oficialmente a produção de automóveis, passando a marca a concentrar a sua atividade exclusivamente no sector das duas rodas.
Os carros mais icónicos
A Triumph Motor Company produziu vários modelos de carros ao longo dos anos, incluindo o Triumph 10/20, o Triumph Super 7, o Triumph Dolomite Roadster ou o Triumph Spitfire.
Um dos modelos mais consagrados é o Spitfire. Um desportivo fabricado durante cinco gerações entre 1962 e 1980. Projetado por Giovanni Michelotti, o Spitfire apresenta um design atemporal que se carateriza por linhas elegantes e carroçaria compacta de dois lugares.
O nome Spitfire foi dado ao descapotável em homenagem ao famoso avião de caça Supermarine Spitfire, da Segunda Guerra Mundial. Outros modelos que alcançaram estatuto e reconhecimento como icónicos são:
- Triumph TR2 (1953-1955) – Primeiro automóvel desportivo da marca britânica no pós-guerra. Apresentava um motor de 4 cilindros em linha com 2.0 litro de capacidade. Design clássico com linhas simples e elegantes. Foi bem-sucedido nas corridas, ajudando a estabelecer a reputação desportiva da Triumph.
- Triumph TR3 (1955-1962) – Sucessor do TR2, o TR3 manteve o motor de 2.0 litro, mas recebeu melhoramentos de modo a torná-lo mais dinâmico. Ganhou popularidade nos Estados Unidos da América como um carro desportivo acessível. Estava disponível nas versões TR3, TR3A e TR3B, e ao longo dos anos, foi tendo melhorias contínuas.
- Triumph Spitfire (1962-1980) – Roadster compacto de dois lugares. Ao longo dos anos ganhou o estatuto de automóvel mais popular da Triumph. Tinha design elegante, com capot longo e traseira curta, Foi comercializado em várias versões: Spitfire Mk1, Mk2, Mk3, MkIV e Spitfire 1500.
- Triumph GT6 (1966-1973) – Coupé desportivo de 2+2 lugares baseado na plataforma do Spitfire. Apresentava um design distintivo e aerodinâmico com uma traseira afunilada. Recebia motor de 6 cilindros em linha de 2.0 litro. Este modelo era conhecido, principalmente, pelo desempenho e agilidade.
- Triumph 2000 e 2500 MK2 (1969 e 1977) – Estes foram dois modelos de automóveis de luxo produzidos pela marca britânica. Montavam motor de seis cilindros em linha, OHV, com capacidade de 1998 cm³ ou 2498 cm³, e potências entre os 84 e 132 cv, dependendo do modelo.
- Triumph TR7 (1975-1981) – Automóvel desportivo compacto e moderno com design angular. Modelo que se destacou por introduzir carroçaria de linhas retas e teto T-bar, tendo sido comercializado em versão coupé e convertível.
- Triumph TR8 (1978-1981) – Este modelo era nada mais, nada menos, que uma versão de alto desempenho do TR7, equipado com motor V8 de 3.5 litro. Ganhou popularidade como carro desportivo de elevada performance.
Após a entrada em falência, em 1994, a Triumph Motor Company encerrou oficialmente a produção de automóveis.
Desde então, concentrou-se, exclusivamente, no desenvolvimento e fabrico de motos, sendo uma marca de renome no mundo das duas rodas.