Marta Maia
Marta Maia
17 Set, 2019 - 08:45
Sabia que pode trocar um artigo sem talão de compra? Descubra como

Sabia que pode trocar um artigo sem talão de compra? Descubra como

Marta Maia

Já quis trocar um artigo sem talão de compra? Para ajudá-lo nestas situações, dizemos o que as lojas podem e não podem exigir-lhe. Fique atento.

O artigo continua após o anúncio

Comprar um artigo novo e, pouco tempo depois, descobrir que ele tem defeito – ou que simplesmente não funciona tão bem como a loja lhe tinha prometido – é das piores experiências que um consumidor pode ter. O que nos vale é a lei: em caso de insatisfação, e dependendo dos prazos estabelecidos pelas lojas, pode trocar o artigo defeituoso por um novo. Mas e se perder o talão de compra?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível trocar um artigo sem talão de compra. Tudo vai depender da forma como pagou no momento da compra e, claro, da colaboração dos funcionários que o atenderem na loja.

Trocar um artigo sem talão de compra: o que diz a lei

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt escolher maquina

Na realidade, a lei não diz nada em relação a trocar um artigo sem talão de compra. O que o texto legal diz é que os comerciantes são obrigados a trocar um produto que tenha sido vendido como estando em condições e que afinal tinha um defeito comprovado, bem como são obrigados a cumprir os prazos de garantia aplicáveis ao produto em causa. No que concerne a talões, faturas ou outros papéis, a lei mantém-se omissa.

Há, no entanto, um argumento válido do lado dos comerciantes que não querem trocar um artigo sem talão de compra: havendo várias lojas pelo país a vender o mesmo produto, não podem simplesmente assumir que o cliente comprou aquela peça naquela loja e não noutra. E, se tiver comprado noutra loja, é à loja onde a compra foi feita que cabe a obrigação de substituir a peça defeituosa.

Assim, embora não seja obrigatório por lei apresentar um talão para poder trocar um produto, o argumento dos comerciantes tem validade e dá-lhes razão.

Como trocar um artigo se tiver perdido o talão de compra

Começamos por entender o porquê de os comerciantes quererem ver o talão de compra no momento da troca: esse talão vai ter a data da compra, a descrição do produto e os dados da loja onde foi comprado. É uma forma de o consumidor provar que não está a agir de má fé e que está a pedir a troca ao mesmo estabelecimento onde o produto foi comprado.

Ora, esta justificação deixa clara uma coisa: não tem de possuir precisamente o talão para provar tudo isto. Imagine que, quando comprou o artigo, pagou com multibanco. Em troca terá recebido um talão dessa transação. Pois esse talão apresenta praticamente os mesmos dados que o talão da compra: tem o seu nome, a data, a hora e os dados do beneficiário do seu pagamento. Serve, portanto, para formalizar um processo de troca.

Em alternativa, e se tiver a sorte de se cruzar com um funcionário colaborante, pode recorrer ao seu número de contribuinte. Os comerciantes são obrigados a registar todas as faturas do que vendem, por isso, se tiver pedido fatura com NIF no momento da compra, é praticamente certo que o comerciante tem guardado no sistema informático o registo da sua fatura.

O artigo continua após o anúncio

Basta pedir-lhe que pesquise o seu número de contribuinte para rapidamente chegar lá. Se tiver sucesso, pode então conseguir trocar o artigo mesmo sem talão, porque tem a fatura original e os dados que nela consta são os mesmos.

Soluções para guardar os talões

Ainda que a fatura e o talão do multibanco possam salvá-lo numa situação de troca de um artigo sem talão de compra, a melhor forma de se proteger é mesmo guardar os comprovativos originais de todas as compras que faz. Não podendo fazê-lo com os papéis, por se tornar incomportável ao fim de pouco tempo, pode fazê-lo em formato digital.

Para ajudá-lo, existem algumas aplicações para telemóvel. Estas aplicações permitem-lhe armazenar fotografias de talões e garantias, registar alguns dados específicos e recuperá-los em caso de necessidade. Até lhe permitem organizar tudo por tipo de produto e ainda o avisam quando uma garantia está prestes a acabar, caso seja do seu interesse prolongá-la. A KEEP WARRANTY é uma aplicação que o pode ajudar a organizar as faturas e garantias. Está disponível para iOSAndroid.

Por outro lado, é também muito comum as próprias lojas catalogarem as faturas que registam por cliente. Só tem de inscrever-se na base de dados de clientes, com o nome e alguns dados pessoais, e todas as compras que ali fizer passam a estar automaticamente associadas ao seu perfil. A grande vantagem é que, caso precise de trocar um artigo sem talão, só tem de dar o seu nome e os funcionários rapidamente recuperam o comprovativo original da compra.

Claro que, em qualquer um dos casos mencionados, pedir fatura com NIF é essencial, porque é o seu número fiscal que associa a sua identidade a cada uma das compras. Assim, tenha o cuidado de, pelo menos nas compras maiores e mais caras, garantir que não sai da loja com uma fatura sem NIF.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp