Paula Carvalho
Paula Carvalho
28 Jan, 2016 - 08:00
8 truques essenciais de chefs de cozinha bem conhecidos

8 truques essenciais de chefs de cozinha bem conhecidos

Paula Carvalho

Cozinhar é um prazer que tem vindo a ser cada vez mais cultivado.  Vamos torná-lo ainda mais acessível com 8 truques de chefs de cozinha famosos.

O artigo continua após o anúncio

Qualquer pessoa que goste de cozinhar, tem interesse em conhecer os principais truques dos chefs de cozinha que mais admira. Afinal, quem melhor do que eles sabe os pequenos segredos a utilizar para tornar todo o processo mais simples e eficaz, para otimizar cada pequena ação dentro de uma cozinha?

Nós não podemos revelar-lhe o manual completo, nem tudo aquilo que desejaria aprender com os seus ídolos, mas podemos apresentar-lhe algumas dicas bem práticas e muito simples de aplicar. Assim, tendo por base alguns dos processos e comidas mais populares, fizemos uma pequenina seleção de 8 truques essenciais de alguns dos mais conhecidos chefs de cozinha. Desfrute!

8 truques práticos e eficazes de chefs de cozinha bem conhecidos

Gordon Ramsay – Cozinhar: quanto mais quente, melhor

1. O sucesso de grande parte dos cozinhados depende do calor – assim, antes de colocar seja o que for numa frigideira, ponha-a a aquecer um tempo antes, para que fique mesmo a ferver; 

2. Ainda sobre esta temática, outro truque deste chef de cozinha é por sempre o forno a aquecer, pelo menos 20 minutos antes de o utilizar.

Nigella Lawson – Massa: o segredo está na água

3. Nigella cita Anna del Conte, uma escritora italiana de livros de cozinha, quando esta afirma que “a água para cozer a massa deve ser tão salgada como o Mediterrâneo” – portanto, toca a colocar bastante sal, provando sempre para garantir o sabor.

4. Reserve um pouco da água da cozedura da massa para utilizar no molho da mesma – a goma presente nessa água vai ajudar a emulsificar o molho, de forma a que este adira à massa.

Jamie Oliver – Citrinos: o que importa é o sumo

5. Para conseguir obter o máximo de sumo possível de um limão, lima ou qualquer outro tipo de citrino, eis o truque sugerido por este chef de cozinha: coloque o fruto de lado em cima de uma bancada; coloque a palma da mão esticada por cima do mesmo; fazendo alguma pressão, comece a rolar o fruto por baixo da mão, movimentando-a para a frente e para trás; mantenha este movimento durante cerca de 20 segundos, até sentir o fruto bem mais mole.

6. Para espremer, corte o fruto ao meio e vá apertando cada metade com uma das mãos, à medida que a rola entre os seus dedos; para evitar que os caroços e a polpa se juntem ao sumo, pode utilizar como filtro a sua outra mão ou um passador normal.

O artigo continua após o anúncio

Também pode gostar de: Dicas para cortar cebola de forma rápida e sem chorar
 

José Avillez – Ovos mexidos: três para duas

7. O truque deste chef de cozinha para uns ovos mexidos absolutamente deliciosos é utilizar sempre 3 gemas para cada duas claras – a razão é bastante simples: a temperatura de coagulação das primeiras é mais alta que a das segundas; assim, para que os ovos fiquem ainda mais cremosos e fofos, pare de cozinhar assim que as claras coagularem. Uma delícia!

8. No que toca a partir os ovos, José avillez aconselha a que não use os habituais cantos e bordas, uma vez que podem contaminar o alimento; parta sempre o ovo numa superfície plana, abrindo depois a casca, sem a empurrar para dentro.

Muito simples, práticos e eficazes, esperamos agora que estes truques de alguns dos mais famosos chefs de cozinha o venham a ajudar nas suas aventuras culinárias. Boa sorte e bons cozinhados!
 

Mais dicas de poupança na subscrição da nossa Newsletter

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp