Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
29 Set, 2022 - 14:29

10 truques de limpeza para poupar tempo

Catarina Milheiro

Sem energia para as limpezas? Reduza o tempo que gasta com as tarefas domésticas com alguns truques de limpeza para poupar tempo.

poupar-tempo-limpezas

Manter uma casa limpa e arrumada constantemente, não é uma tarefa fácil e exige que se dispensem algumas horas por semana para o fazer. A grande questão que surge quando o assunto são as tarefas domésticas é se existem, afinal, truques de limpeza para poupar tempo.

A resposta é sim. De facto, já existem várias dicas para facilitar a limpeza de sua casa e economizar tempo.

No entanto, é importante que se defina sempre uma rotina semanal de limpeza. Só assim será possível manter a sua casa minimamente organizada, sem que perca tanto tempo cada vez que faz a limpeza.

Muitas vezes, dividir as tarefas domésticas por cada dia da semana pode ser uma solução para poupar tempo para algumas famílias. Ou seja, um dia é reservado para trocar os lençóis, o outro para limpar as casas de banho, o próximo para aspirar e o último para limpar o pó, por exemplo.

Contudo, há quem prefira guardar um dia da semana para tratar das limpezas da casa. Para o ajudar, reunimos alguns truques de forma a que consiga economizar tempo.

Alguns truques de limpeza para poupar tempo

mulher jovem antes de limpar e arrumar a casa

1. Utilize pasta de dentes para limpar o seu ferro de engomar

Sabe quando na correria do dia-a-dia tem de passar uma peça de roupa a ferro rapidamente, mas acaba por sujar a base do ferro por completo? Saiba que no momento em que iniciar a sua limpeza semanal, pode recorrer à pasta de dentes para obter um resultado rápido e eficaz.

Basta que aplique a pasta de dentes (não pode ser em gel) na base do ferro e esfregue com um pano suave até que saia toda a sujidade.

2. Mude o saco do aspirador regularmente

Um dos truques de limpeza para poupar tempo passa por esta simples tarefa: mudar o saco do aspirador com alguma frequência.

Muitas vezes esquecemo-nos de trocá-lo, o que acaba por fazer com que as nossas limpezas demorem o dobro do tempo. Ou porque estamos 20 minutos a aspirar a carpete da sala, ou porque simplesmente aspiramos o chão e como o saco está cheio, sentimos a necessidade de passar mais do que uma vez o aspirador.

Por isso já sabe, antes de iniciar a limpeza geral de sua casa verifique o saco do seu aspirador.

3. Limpe as torneiras com limão e sal

Para acabar com a sujidade que se acumula nas torneiras, experimente utilizar limão e sal refinado. Como? Comece por partir o limão ao meio, coloque sal numa das metades e com essa mesma metade do limão, esfregue as torneiras da casa de banho ou da cozinha, por exemplo.

Para que não arranhe as torneiras, recorra sempre ao sal refinado em vez de sal grosso.

4. Utilize uma vassoura com pentes duros e um pano de microfibras para limpar os rodapés

Se também pensa que a limpeza dos rodapés lhe retira bastante tempo, esta pode ser a solução mais eficaz. Experimente enrolar um pano de microfibras numa vassoura dura e passe pelos cantos, rodapés e locais de difícil acesso em sua casa.

Para além de ser mais rápido do que passar somente o aspirador, é também mais eficaz.

5. Acabe com os pelos de animais nos tapetes com a ajuda de um limpa vidros de borracha

Se tens animais domésticos, como cães ou gatos, que deixam pelo espalhado por todos os tecidos da casa, saiba que esta solução é bastante famosa.

Para além de poupar tempo durante a limpeza, conseguirá ter sempre os seus tapetes livres de pelos. O método de utilização é simples: vá arrastando pelo tapete o limpa vidros com a borracha na extremidade para que os pelos vão ficando agarrados e saiam facilmente.

6. Lave a frigideira usada de forma rápida e eficaz

Utilizou a frigideira para algum cozinhado, mas deixou queimar e não sabe como limpar aquele fundo preto? Não perca horas a esfregar.

Encha a frigideira com água, coloque uma chávena de vinagre e leve ao fogão até ferver. Depois retire do fogão e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Assim que a água parar de borbulhar, despeje-a pelo lava-loiça. Se ainda existirem algumas manchas, pode esfregar adicionando um pouco mais de bicarbonato. Obterá um resultado eficaz e sem que perca muito tempo.

7. Detergente da loiça para uma limpeza eficaz da liquidificadora

Se também gosta de utilizar a liquidificadora com alguma frequência, este truque de limpeza vai fazer com que ainda consiga poupar tempo.

É bastante simples: coloque um pouco de água e uma gota de detergente da loiça no copo. Ligue durante poucos segundos e no final enxague muito bem.

8. Use sal para devolver o brilho perdido das roupas

Sabe aquelas peças de roupa que acabam por perder o brilho com tantas lavagens? Para que consiga devolver o brilho perdido, coloque meia chávena de sal refinado na máquina de lavar (no modo de enxaguar).

Se preferir, poderá também lavar as peças de roupa à mão e utilizar na mesma o sal, detergente e amaciador. Verá que as suas roupas terão outro aspeto.

9. Limpe o suporte das facas com a ajuda de um aspirador ou secador

Não sabe como limpar o suporte de madeira para as facas? A verdade é que o aspirador é um dos métodos mais eficaz, principalmente se utilizar o acessório mais pequeno.

No entanto, este método é ainda mais eficaz se fizer primeiro uma limpeza com a ajuda de uma escova de arame fino (normalmente é vendida em drogarias ou em superfícies de utensílios para a casa).

Para os restos de pó que se vão acumulando, pode usar o secador na potência máxima – faça este processo na lavandaria, ao ar livre ou na casa de banho.

10. Limpe os vidros rapidamente com a ajuda de um abrilhantador para a máquina da loiça

É verdade. Um dos truques de limpeza para poupar tempo mais eficazes é a utilização de um abrilhantador para máquina de lavar loiça.

O processo é muito simples: adicione uma gota do abrilhantador à água e com a ajuda de um pano seco, limpe os seus vidros. O resultado são janelas e espelhos sem riscos e brilhantes.

Artigo originalmente publicado em Dezembro de 2021. Atualizado em Setembro de 2022.

Veja também