Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
06 Jun, 2018 - 12:00

Ser um homem entre mulheres no trabalho: 3 dicas para o sucesso

Catarina Mesquita

Já imaginou ser um homem entre mulheres no trabalho? É o seu caso? Então, atente nas nossas dicas para viver bem entre elas.

Ser um homem entre mulheres no trabalho: 3 dicas para o sucesso

Ser um homem entre mulheres no local de trabalho nem sempre é fácil, pois, de uma forma geral, as mulheres têm a sua forma própria de se relacionarem entre si, é uma verdade. De facto, se além dos problemas que decorrem do trabalho no dia a dia, somar o stress de problemas relacionais no seio da equipa, tudo se torna mais complicado de gerir.

Não nos esqueçamos de que os relacionamentos pessoais em contexto de ambiente de trabalho são preponderantes para a produtividade da empresa. Por isso, ter um homem entre mulheres não deve constituir um problema.

Contudo, pode tudo correr bem, desde que se insira bem no grupo desde o início e saiba lidar com as personalidades das suas colegas. É importante que se respeitem e que haja cooperação e comunicação entre os membros da equipa, para que não seja difícil ser um homem entre mulheres no trabalho. Saiba o que deve acontecer para que tudo dê certo e resulte numa ótima relação.

Como gerir o facto de ser um homem entre mulheres, no trabalho?

um homem entre mulheres

1. Compreenda as diferenças, tirando partido das mesmas

Se os homens, regra geral, são mais objetivos e racionais, as mulheres têm uma natureza mais subjetiva e sensível. Um erro que um homem entre mulheres pode cometer no local de trabalho é não dar o devido valor e subestimar o raciocínio feminino. Na verdade, deve, pelo contrário, tirar partido destas características e encontrar o equilíbrio entre as contribuições de todos para as questões diárias que são colocadas à equipa pela empresa onde trabalham.

2. Criar um ambiente de solidariedade entre todos

A existência de laços de solidariedade no local de trabalho é deveras importante. Uma vez que favorece o estabelecimento de laços de amizade e de compreensão entre todos os membros da equipa. Assim, mesmo sendo um homem entre mulheres, participe em convívios e almoços, e oiça as suas colegas de trabalho, fazendo-as sentir que está integrado no grupo.

3. Nunca manifeste atitudes machistas

Apresentar atitudes machistas é o pior erro que pode cometer, para que tudo funcione mal e afaste as suas colegas, levando a conflitos no ambiente de trabalho. Seja justo e encare todos os membros do grupo como importantes, e com uma contribuição importante para a equipa. Desta forma, respeite as suas colegas, seja compreensivo e valorize a opinião e trabalho de todas. Nada de excluir as suas colegas de tarefas e fazê-las sentir desvalorizadas!

Se tiver estas três atitudes em consideração no seu quotidiano, verá que ser um homem entre mulheres no trabalho não será difícil.

Veja também: