Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
18 Jun, 2020 - 13:30

Upgrade Windows XP para Windows 10: como fazer

Luísa Santos

Ainda é possível fazer o upgrade do Windows XP para Windows 10, mas é preciso analisar cada caso, porque a atualização não é tão linear quanto isso.

Upgrade Windows XP para Windows 10: como fazer

Ainda que a assistência à antiga versão tenha terminado em 2014, ainda são muitas as pessoas que a utilizam. Mas será que vale a pena mantê-la? Saiba como fazer upgrade do Windows XP para Windows 10.

upgrade windows xp para windows 10: como e quando fazer

pessoa a desenvolver competências tecnológicas para aprender sozinho

Antes que comecemos a explicar como pode atualizar a versão do Windows, é importante que perceba que tudo vai depender do seu computador—isto porque alguns, por já terem alguns anos, não suportam a última versão do sistema operativo.

A melhor forma de saber se o seu computador pode ser atualizado para o Windows 10 é confirmar a informação no site da Microsoft, onde encontra todos os modelos compatíveis com essa versão.

Mesmo que o seu PC não seja compatível com a atualização, a verdade é que pode, ainda assim, instalar a última versão. Contudo, esta não é, de todo, a melhor forma de proceder—isto porque tem de comprar o Windows 10, fazer backup ao PC, formatá-lo e, só depois, instalar a versão mais recente do sistema operativo.

Este pode ser um passo arriscado, por isso o melhor talvez seja comprar um novo computador no caso do seu já ser muito antigo. No caso do seu computador ser elegível para a atualização, então compre o Windows 10 antes de tudo.

Como fazer upgrade do Windows XP para Windows 10

A parte mais importante desta atualização é o backup, isto é, a cópia de ficheiros que deve fazer antes de instalar o Windows 10. Por isso, copie tudo o que tem no computador para uma pen USB ou para um disco externo. Não se esqueça que também tem de copiar Windows 10, caso contrário não vai conseguir instalá-lo.

Depois, formate o computador (siga estes passos para formatar o PC) e ligue a pen ou disco que usou anteriormente. Assim que o computador lhe “pedir” onde encontra o sistema operativo a instalar, escolha o Windows e dê início ao processo.

A instalação é geralmente rápida, por isso não deve encontrar dificuldades durante a mesma. Não se esqueça, contudo, que é importante perceber se vale (efetivamente) a pena fazer o upgrade do Windows XP para o Windows 10 ou comprar um novo computador.

Veja também