Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
30 Out, 2019 - 11:32

14 formas de usar a internet para poupar

Marta Maia

Conheça algumas formas de usar a internet para poupar e tire o máximo partido do maravilhoso mundo do digital. Preparado para juntar uns euros?

usar a internet para poupar

Todos gostamos de gastar menos dinheiro, e quanto mais fácil for poupar, melhor. E se lhe dissermos que há formas de usar a internet para poupar?

Sendo quase certo que já tem internet em casa, trata-se apenas de pôr em prática estas estratégias: zero investimento, máximo retorno. O melhor negócio de todos.

Como usar a internet para poupar: 14 maneiras

trabalhar online smartphone

1. Faça chamadas online

É certo que, nos dias que correm, fazer chamadas locais e nacionais é praticamente gratuito. No entanto, quase todas as operadoras impõem um limite de minutos, já para não falar das chamadas internacionais, que custam dinheiro.

Na internet há ferramentas de conversação (como o Skype) que lhe permitem fazer chamadas e até videochamadas gratuitamente para qualquer parte do mundo.

2. Compare preços

Usar a internet para poupar não tem de significar comprar online. Pode usar a internet para comparar preços nos sites dos comerciantes antes de sair de casa, e assim fazer a compra no que vende mais barato.

3. Digitalize as comunicações oficiais

O tempo de escrever cartas e pagar selos já vai longe. Hoje em dia praticamente todas as empresas e organizações aceitam comunicar por e-mail (até os serviços do Estado, como as Finanças e a Segurança Social), por isso não desperdice dinheiro em correspondência física.

4. Leia livros gratuitos

Há, na internet, repositórios imensos com livros gratuitos. Dos clássicos às novidades, há de tudo um pouco e para todos os gostos. Pode até fazer download para o telemóvel, kindle ou tablet e ler em qualquer parte. Além de usar a internet para poupar, vai usá-la para ficar mais culto.

5. Oiça música grátis

Já nem sequer é ecológico comprar CDs de música. Encontra online várias plataformas que são uma espécie de biblioteca musical pública: só tem de registar-se e ouvir a música que quer, quando quer. Não paga nada, não traz nada para casa e tem sempre as suas músicas favoritas à mão. Tudo, claro, dentro da lei.

6. Saiba as notícias

Comprar o jornal é um hábito cada vez mais raro: na internet encontra notícias de todo mundo de forma gratuita. Fica ainda mais informado do que se comprasse apenas um jornal e não gasta um único cêntimo.

mulher a fazer compras online com cartão de crédito

7. Poupe em viagens

Marcar o próprio voo e hotel a partir da internet poupa-lhe as taxas das agências de viagens e permite-lhe viajar com orçamentos muito mais baixos. Além disso, ganha liberdade de escolha: enquanto as agências de viagens preferem trabalhar com parceiros, a internet deixa-o viajar e ficar alojado com quem quiser, sem compromissos duradouros (e custosos).

8. Poupe no cinema

Da mesma forma que consegue ouvir música grátis, consegue usar a internet para poupar nas idas ao cinema. Há sites (legais) que lhe permitem ver filmes online sem sair de casa e a custo zero.

9. Pague menos pelos seguros

Não só pode comparar os preços das seguradoras como pode usar a internet para poupar no prémio: existem, no mercado português, seguradoras que cobram menos a quem subscrever os serviços exclusivamente online.

fazer seguros online
Veja também Seguros online são rápidos e simples. Mas será que compensam?

10. Eduque-se de borla

Frequentar cursos e formações é caro, não só pelo preço das propinas mas também pelas deslocações a que as aulas obrigam. Com a internet pode procurar cursos e formações online que sejam gratuitos ou a preços muito mais baixos do que os tradicionais. Aprende na mesma, mas gasta muito menos dinheiro.

cursos gratuitos para aprender a poupar e investir

11. Ganhe sorteios

Praticamente todas as marcas usam os sorteios digitais para se promoverem. Se for uma pessoa paciente, pode usar a internet para poupar participando em todos os sorteios que descobrir na rede. Não gasta nada para participar, por isso tudo o que ganhar é lucro.

12. Receba presentes

É curioso que muitas marcas tenham campanhas online que não se repliquem em mais meios. Por exemplo, quando se inscreve como cliente habitual pode receber e-mails com ofertas exclusivas para o seu aniversário – ofertas que, se não tivesse email nem internet, nunca receberia.

13. Cupões de desconto

Há vários sites e plataformas que lhe permitem usar a internet para poupar em produtos e serviços que consome no dia a dia. Estes sites reúnem cupões e talões promocionais que pode descarregar e usar para si – não costumam ser grandes fortunas, mas já diz o ditado que “grão a grão…”

14. Poupe em arranjos e consertos

Mais do que qualquer outra coisa, a internet é um verdadeiro mundo de conhecimento. Nela aprende-se tudo, desde dar um nó numa gravata até montar um avião de papel totalmente aerodinâmico.

Se precisa de consertar algo lá em casa, antes de chamar o técnico dê uma vista de olhos na internet: a solução para o seu problema pode ser simples e, com as dicas certas, pode arranjar tudo sozinho sem precisar de gastar dinheiro numa reparação oficial.

Veja também