ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
06 Jan, 2021 - 17:13

Covid-19: União Europeia aprovou a vacina da Moderna

Ekonomista

Regulador aprovou a vacina da farmacêutica Moderna para comercialização na União Europeia. É a segunda vacina contra a COVID-19 a ser aprovada.

Médico a segurar frasco com vacina contra a COVID-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, a comercialização da vacina da Moderna contra a COVID-19 nos 27 países da União Europeia (UE).

A vacina, que tem uma eficácia geral comprovada de 94,1% (90,9% em doentes crónicos), é a segunda a ter aval da EMA, após a aprovação, a 21 de dezembro de 2020, da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser administrada no espaço europeu desde o dia 27 de dezembro.

Através de comunicado, o regulador fez saber que a dita vacina é recomendada a pessoas a partir dos 18 anos de idade (a da Pfizer/BioNTech a partir dos 16 anos) e os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da mesma foram avaliados exaustivamente, cumprindo os exigentes padrões da EMA.

Tal como a vacina da Pfizer/BioNTech, a vacina da Moderna (farmacêutica sediada nos Estados Unidos da América) é administrada em duas doses, separadas por 28 dias.

Recorde-se que a Comissão Europeia assinou um contrato com a Moderna para a aquisição de 160 milhões de doses desta vacina.

Veja também