Catarina Reis
Catarina Reis
21 Ago, 2018 - 11:33
Conheça as vantagens e desvantagens do trabalho por turnos

Conheça as vantagens e desvantagens do trabalho por turnos

Catarina Reis

Neste artigo vamos descobrir quais são as vantagens e desvantagens do trabalho por turnos, quer para os trabalhadores, quer para os empregadores.

O artigo continua após o anúncio

Vantagens e desvantagens do trabalho por turnos: descubra quais são, para os dois lados da moeda – trabalhadores e empregadores.

Se já fez ou faz atualmente trabalho por turnos, sabe o quão desgastante pode ser; no entanto, esta modalidade de trabalho também apresenta algumas vantagens.

Descubra as vantagens e desvantagens do trabalho por turnos

Os trabalhadores por turnos enfrentam os prós e os contras de trabalhar em horários diferentes dos da maioria das pessoas e têm que fazer um esforço suplementar para permanecer saudáveis, produtivos e preservar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

vantagens e desvantagens do trabalho por turnos

Produtividade vs autonomia

Para determinados tipos de trabalhos que requerem uma produtividade alta e prazos apertados, o trabalho por turnos pode ser muito positivo na perspetiva dos empregadores. Para o empregado, significa normalmente liberdade e maior conveniência. No entanto, pode ter muitos impactos negativos, também. A maioria dos impactos negativos sobre os empregados está relacionada com a saúde. Então, quais são as vantagens e desvantagens o trabalho por turnos?

Vantagens para o trabalhador

Oportunidade de se destacar: muitos turnos são realizados em horários em que há pouca gente a acompanhá-lo na empresa. Desta forma, ao ter mais responsabilidades, ganha também mais competências, e o seu bom trabalho poderá sobressair mais facilmente.

Dinheiro extra: há uma compensação financeira para quem trabalha por turnos, nomeadamente um subsídio de turnos. Este aspeto torna-se num dos mais apetecíveis para quem envereda por este tipo de horários, pois permite ao trabalhador auferir mais rendimentos.

Vantagens para o empregador

Produtividade contínua: quando uma empresa funciona por turnos, normalmente a produção nunca para. Muitas vezes produz-se continuamente durante vinte e quatro horas, e sem haver sobrecarga por parte dos empregados. Claro que qualquer empregador vê isto com bons olhos, uma vez que é sinónimo de eficiência.

turnos

Desvantagens para o trabalhador

Maior propensão a complicações de saúde: o nosso corpo não reage bem perante sucessivas mudanças de hábitos. O cérebro geralmente pede ao corpo para descansar durante a noite, e um trabalhador por turnos vai acabar por trocar as voltas ao seu organismo muitas vezes por mês. Essas mudanças de padrão fazem-no sentir mais rapidamente exausto e mal humorado, mais stressado, e enfraquecem o sistema imunitário.

Uma alimentação mais deficitária: o acesso a comida durante certos horários pode ser mais difícil, e a sua qualidade compromete uma dieta saudável. Mesmo que haja máquinas de comida na sua empresa, normalmente tratam-se de alimentos processados, o que apenas é recomendável muito casualmente, e não para comer todos os dias.

O próprio hábito de fazer refeições em horários constantemente desordenados é prejudicial. Além disso, estes trabalhadores têm mais tendência a ingerir uma maior quantidade de estimulantes, como cafeína, tabaco e outras substâncias.

Desvantagens para o empregador

Maior preocupação com questões de segurança e saúde no trabalho: um empregador cuja empresa funciona por turnos tenderá a lidar mais frequentemente com riscos relativos à segurança e saúde dos seus colaboradores. Há uma maior responsabilidade para com os trabalhadores quando estes desempenham horários noturnos, por exemplo, uma vez que nesses períodos há uma maior suscetibilidade de acontecerem acidentes devido ao cansaço.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp