Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
19 Jun, 2018 - 17:27

Mundial de Futebol: como ver jogos online

Ana Duarte

Nem sempre é possível estar perto de uma televisão para ver os jogos do Mundial. Então, como ver jogos online? Damos-lhe algumas opções.

Mundial de Futebol: como ver jogos online

O Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA, a decorrer na Rússia, arrancou no dia 14 de junho de 2018, com o jogo inaugural entre a nação organizadora e a Arábia Saudita. Mas onde e como ver jogos online?

O Mundial de Futebol é um acontecimento desportivo que reúne sempre audiências muitos vastas e numerosas, por isso, há muitas opções para ver as partidas na Internet.

Como ver jogos online a partir de canais nacionais e internacionais

1. Transmissões online a partir de canais portugueses

O Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 vai ser transmitido por três canais portugueses: RTP, SIC e Sport TV (sendo apenas os dois primeiros canais abertos).

Pode ver jogos online, em direto, a partir do site da RTP, do site da SIC e do site da Sport TV (este último apenas se for assinante do serviço). Estes sites funcionam também em dispositivos móveis podendo, em alternativa, instalar as apps destes canais e ver os jogos a partir de lá.

Outra opção para aceder a estes canais é através das operadoras de telecomunicações. A Nos, Meo e Vodafone têm serviços que permitem aos seus clientes aceder aos canais de televisão a partir da Internet (e a partir de qualquer dispositivo: computador, telemóvel, tablet).

O serviço da NOS chama-se Nos TV, o da Meo chama-se Meo Go e o da Vodafone é o TV Vodafone. Para aceder a qualquer um destes serviços, o utilizador tem de introduzir as suas credenciais de acesso. Este acesso pode ser feito a partir da web ou de uma app.

ver jogos online

2. Transmissões online a partir de canais internacionais

Os países participantes no mundial têm canais designados para a transmissão de cada jogo. Através do site oficial da competição, no calendário, pode ver que canal (ou canais) é que está a transmitir cada jogo.

O site apresenta os canais de acordo com a localização do dispositivo que está a ser usado para aceder ao site (se estiver a aceder ao site a partir de Portugal, os canais que verá serão os portugueses).

Se por acaso o país onde se encontra não estiver a transmitir os jogos e o streaming que encontrou para conseguir ver jogos online não funcionar devido a haver restrições no país em que se encontra, a solução é usar uma ligação VPN.

Uma VPN é uma Virtual Private Network, ou seja, é um canal que funciona usando técnicas de criptografia e autenticação. Permite ao utilizador aceder a redes internas, independentemente da sua localização. E a VPN é útil nestes casos por causa da localização do utilizador: mesmo que o utilizador esteja a tentar aceder a um streaming que não esteja disponível no país onde se encontra, a ligação VPN vai contornar esse problema geográfico.

A PlayStation Vue, o Hulu Live TV, o YouTube TV, o DirecTV Now, o Fox Sports Go, o Fubo TV e a Sling TV são exemplos de plataformas que oferecem serviços de streaming (pagos) que permitem a visualização dos jogos do Mundial. São exemplos de streaming que pode usar e aceder através uma ligação VPN.

Veja também