ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
21 Abr, 2021 - 16:16

Vitamina B12: perceba a sua importância e como obtê-la

Teresa Campos

A vitamina B12 é fundamental para o funcionamento do nosso corpo e pode ser obtida através da alimentação. Saiba mais sobre esta vitamina.

alimentos-saudaveis

Os nutrientes e as vitaminas são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e a principal forma de os obtermos é através da alimentação que deve ser sempre rica e variada. No caso da vitamina B12, é importante ressalvar que o nosso corpo é incapaz de produzir esta vitamina, assim como de a armazenar por muito tempo, o que significa que precisamos de ingerir diariamente alimentos ricos nela.

Compreenda como pode evitar o défice em vitamina B12, através de uma alimentação adequada, e quais os sintomas a que deve estar atento, por poderem ser um indício de carência em vitamina B12.

Carência em vitamina B12: causas, sintomas e consequências

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, responsável pela síntese dos elementos do sangue, pela manutenção do sistema nervoso e cerebral, pela produção de células do sangue, como os glóbulos vermelhos, pelo normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico e pela normal densidade óssea.

A sua carência pode originar sintomas e alguns problemas de saúde. Por isso, é importante saber como obter a vitamina B12, nomeadamente através da identificação dos alimentos mais ricos nela.

A vitamina B12 está presente em diversos alimentos que devem fazer parte de um regime variado e saudável. E a lista permite muitas opções.

  • carne
  • fígado
  • peixe
  • marisco
  • ovos
  • leite e os seus derivados
  • cereais
  • bebidas vegetais
  • pão
  • levedura nutricional

Por outro lado, ela não está presente em alimentos de origem vegetal, como os leites de soja ou os legumes orgânicos.

Contudo, a toma de de suplementos com vitamina B12 deve ser sempre uma decisão médica e só se justifica em grupos de risco e em pessoas que não possam ter uma dieta variada. Em indivíduos com demência ou paraplegias, a carência em vitamina B12 pode ter consequências mais graves.

suplementos vitamínicos
Veja também Suplementos vitamínicos para adultos: tomar ou não tomar?

Causas e fatores de risco

A carência em vitamina B12 pode estar associada a uma dieta demasiado restritiva, mas não só. Eis algumas condições que favorecem o desenvolvimento deste défice:

  • dieta vegetariana muito rígida e sem toma de suplementação;
  • alcoolismo crónico;
  • problemas gástricos, como anemia perniciosa, gastrite crónica ou gastrectomia/cirurgia gástrica;
  • doenças do intestino delgado, como a doença de Crohn ou celíaca;
  • antiácidos e fármacos, como a metformina;
  • crianças e idosos;
  • diabéticos;
  • mulheres a amamentar.
suplementos vitamínicos

Sintomas

A carência em vitamina B12 pode manifestar-se através de alguns sinais, os quais vão variar em função da situação clínica da pessoa e da gravidade e duração do défice vitamínico. Porém, podem ser considerados sinais de alerta os seguintes sintomas:

  • cansaço e fadiga/astenia;
  • falta de forças/adinamia;
  • falta de ar/dispneia;
  • angina de peito;
  • défices cognitivos (problemas de atenção, de concentração e de memória);
  • formigueiro, perturbações da marcha ou fraqueza muscular nos membros;
  • palidez;
  • ritmo cardíaco acelerado;
  • dor na face, geralmente relacionada com problemas na boca, como inchaço e vermelhidão na língua, por exemplo;
  • problemas digestivos, como diarreia, obstipação e flatulência;
  • perda de apetite e de peso.

Assim, em caso de suspeita de carência em vitamina B12, deve consultar o seu médico, fazer análises ao sangue e, se o défice se confirmar, seguir as indicações clínicas que podem passar por alterações na dieta ou pela suplementação.

Veja também