Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
16 Out, 2020 - 11:29

Serviço de VPN: como funciona e quais as vantagens

Luísa Santos

Um serviço de VPN pode garantir privacidade e segurança para quem utiliza a internet no dia a dia, principalmente em contexto profissional.

homem a usar computador

Sabe o que é uma VPN e como funciona? VPN, ou Virtual Private Network, é um serviço que, como o próprio nome indica, tem tudo a ver com segurança e privacidade na internet. No fundo, este serviço cria uma espécie de rede paralela onde o utilizador pode navegar de forma segura.

Com serviço de VPN em Portugal ou no estrangeiro, os utilizadores da internet têm maior garantia de que todos os dados de comunicação transmitidos ao aceder hotspots de Wi-Fi públicos ou outras redes desconhecidas são criptografados. Saiba mais vantagens do serviço de VPN.

por que é que precisa de uma vpn

VPN: o que é e porque precisa de uma

Como funciona uma VPN

Digamos que, ao usar um VPN, para além de estar a navegar de uma forma paralela, está a “dizer” à internet que está a navegar num local onde, na verdade, não está.

Isto significa que pode estar a usar a internet em Portugal, mas simular que está a fazê-lo nos EUA, de forma totalmente privada e segura. Acima de tudo, este género de comunicação é privado porque é cifrado através de altos padrões de condificação e segurança.

Por outras palavras, uma navegação feita a partir de uma VPN garante a confidencialidade e proteção dos dados que envia para a internet. Todas as trocas de dados são, por isso, altamente seguras.

Ligações VPN e acessos remotos

Ao estabelecer uma ligação VPN, é criada uma rede privada sobre a rede pública, isto é, de utilização comum, onde navega a maioria dos utilizadores. Ora, para além de estabelecer ligações privadas seguras, uma ligação VPN serve outros propósitos.

Um dos exemplos mais conhecidos é o acesso remoto a computadores que estejam noutros locais. Esta é uma prática comum, sobretudo, em escolas, universidades ou outros organismos públicos.

As ligações VPN também são estabelecidas entre empresas, por exemplo, e permitem aceder a ficheiros alojados em diferentes computadores e que estejam noutras cidades do país ou do mundo.

Um serviço VPN pode ser usado em computadores e em dispositivos móveis e, ainda que existam aplicações grátis para o efeito, a verdade é que essas não oferecem as principais funcionalidades de uma VPN.

As principais vantagens

Uma ligação VPN assegura a sua privacidade na internet, sobretudo numa altura como esta, em que navegar na web não é tão seguro quanto pensa. Sem um serviço destes, digamos que qualquer pessoa pode aceder aos seus dados pessoais e àquilo que faz na internet (algo assustador, bem sabemos, mas que não deixa de ser verdade).

Para além disso, um serviço VPN garante que, tudo aquilo que faz na internet, está seguro e protegido de eventuais ataques. Uma ligação VPN permite, ainda, prevenir a chegada de possíveis malwares e outros vírus, por exemplo.

Ao instalar uma VPN no seu dispositivo, fica também livre da maior parte dos anúncios publicitários que surgem no seu ecrã sistematicamente—uma vez que já não deixa qualquer rasto da sua presença na internet. Por isso, diga adeus aos anúncios publicitários personalizados.

Mas há mais: ao usar uma ligação VPN em Portugal pode, ainda, aceder a conteúdos que só estejam disponíveis noutros países. Esta é uma prática muito comum em serviços como, por exemplo, a Netflix ou a HBO (que disponibilizam séries e filmes diferentes consoante o país onde estejam disponíveis).

SERVIÇO DE vpn em portugal

homem a usar computador

A ExpressVPN é uma plataforma portuguesa que assegura todas as funcionalidades de um serviço do género – e, acima de tudo, garante ligações seguras e privadas.

Para além de assegurar um serviço de apoio ao cliente mais próximo (principalmente quando comparado com serviços estrangeiros), a ExpressVPN permite aceder a servidores de qualquer parte do mundo, simulando um IP que nunca é o seu verdadeiro.

Como instalar

A ExpressVPN oferece uma instalação muito rápida e simples, uma vez que é feita na forma de aplicação. Como tal, tudo aquilo que precisa de fazer é aceder à loja de aplicações do seu dispositivo para fazer o download desta VPN portuguesa.

Uma vez instalado, é necessário que, agora, escolha um plano de assinatura. Como mencionado anteriormente, há serviços grátis que desempenham as funções mais básicas, mas que estão limitados por um período de tempo, o que não traz qualquer vantagem.

É nesse sentido que aconselhamos uma subscrição como aquela que a ExpressVPN apresenta, sendo que pode escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento que tem pensado para este efeito.

Uma vez subscrito, o serviço VPN português oferece o acesso a mais de 90 servidores extremamente rápidos. E, caso não fique satisfeito com o serviço por algum motivo, dispõe de 30 dias para cancelar o mesmo (uma vantagem que não se encontra com facilidade noutros produtos do género).

Veja também