Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
25 Set, 2018 - 15:33

VPN para Android: as melhores e as piores apps

Patrick Antunes

Se leva o seu smartphone para todo o lado, está mais exposto a ameaças. Saiba tudo sobre VPN para Android: porque deve usar, quais as melhores e as piores apps.

VPN para Android: as melhores e as piores apps

Mais do que nunca, estamos constantemente sob ameaça cibernética. Expor todos os nossos dados pessoais no ciberespaço de uma forma gratuita pode colocar-nos em risco de roubo de informações que estão à mercê de qualquer pirata informático. Existem algumas formas de minimizar, ou até evitar, que o pior aconteça. Uma delas é utilizar uma VPN para o seu computador, smartphone iOS ou Android. Neste artigo, vamos focar-nos na última opção. Então, deve ou não utilizar uma VPN para Android?

Porquê usar uma VPN para Android

VPN para Android

Quando pensamos em VPN (Virtual Private Network), os smartphones não são – de todo – a primeira coisa que pensamos. Mas deviam ser. Redes públicas, por mais convenientes que sejam, são dos locais mais inseguros para estar quando se pensa em cibersegurança. É relativamente fácil para alguém com um computador interceptar os seus dados e hackear as suas contas mais sensíveis. Mesmo a rede 4G, que se toma como mais segura que as anteriores, nem sempre é encriptada.

Sabendo o que é uma VPN, facilmente percebemos que é de extrema importância protegermo-nos nessas redes de fácil acesso do público. Mesmo na nossa rede doméstica, é preciso tomar algumas precauções. Ao ligar-se a uma servidor virtual, estará a despistar qualquer tipo de perseguição feita por piratas informáticos ou até mesmo do seu provedor de Internet.

Mas o Android já vem com VPN…

Os smartphones Android já vêm com uma “Built-In VPN”E isso não é o suficiente? Porque razão precisa de pagar por um serviço? O built-in VPN é apenas um cliente e não o serviço por completo. Esse cliente consegue conectar-se a um servidor virtual que criou, mas não protege o seu tráfego online.

Se realmente quer proteger-se, o melhor é mesmo optar por um serviço VPN. Mas não se apresse a escolher sem antes se informar sobre qual é o melhor para as suas necessidades e descobrir se realmente são de confiança. Nos filmes, temos o polícia bom e o polícia mau – o mesmo acontece nas aplicações que prometem proteger os nossos dados.

Como escolher aplicações VPN seguras

De cerca de 300 aplicações VPN que estão disponíveis na PlayStore, 10 não cumprem aquilo que prometem. Uma análise feita pela VirusTotal revela que essas apps não encriptam o tráfego, deixam escapar dados dos utilizadores e utilizam os dados para vender essas mesmas informações a empresas de publicidade maliciosa (Malvertising) e acedem a dados mais sensíveis, como as mensagens de texto.

As piores aplicações VPN para Android

  • OkVpn
  • EasyVpn
  • SuperVPN
  • Betternet
  • CrossVpn
  • Archie VPN
  • HatVPN
  • sFly Network Booster
  • One Click VPN
  • Fast Secure Payment

De acordo com o referido estudo, se as encontrar na PlayStore, o melhor será não fazer download.

As melhores aplicações VPN para Android

Estes são os melhores serviços VPN para Android que pode instalar no seu smartphone. Tenha em atenção que todas têm um plano de subscrição mensal, mas também podem ter um plano gratuito.

Seja ele por tempo limitado ou com funcionalidades limitadas, pode utilizar esse plano para testar e perceber se realmente quer investir em mais privacidade e segurança para si.

ExpressVPN: é o servidor que mais confiança tem dos seus utilizadores. É a marca mais segura na indústria de redes virtuais privadas. É rápido e extremamente seguro com uma rede SSL-Secured com uma encriptação de 256-bit. Tem acesso a 145 localizações em todo o mundo e melhor do que isto é que o serviço dispõe de servidores “fantasma” em Hong Kong para despistar qualquer invasor.

F-Secure Freedome VPN: é dos serviços VPN mais antigos, o que significa muita experiência no que à segurança virtual diz respeito. Não existe login ou contas porque a empresa não quer saber quem o utilizador é. Tem um plano gratuito com quase todas as funcionalidades mas com velocidade limitada.

Hideman VPN: é um dos mais populares neste momento. A versão grátis inclui velocidades até 512 kbit/s. A versão paga não tem qualquer restrição e mais servidores para utilizar e não guarda qualquer dado do utilizador. Já quem utiliza a versão grátis fica com os seus dados guardados durante 14 dias.

Veja também