Luísa Santos
Luísa Santos
22 Abr, 2019 - 11:13
WhatsApp chega finalmente ao iPad

WhatsApp chega finalmente ao iPad

Luísa Santos

Até agora, o WhatsApp possibilitava uma forma de emparelhamento entre dispositivos, mas que não funcionava em pleno. A app está agora a chegar ao iPad.

O artigo continua após o anúncio

O WhatsApp é um dos serviços de troca de mensagens mais utilizado em todo o mundo. No entanto, por exigir que tenha um número de telemóvel associado à sua conta, é utilizado maioritariamente em smartphones. No entanto, sabe-se que uma versão para iPad está quase a chegar ao mercado.

WhatsApp: troque mensagens no iPad

whatsapp no telemovel

Atualmente, é possível um certo nível de emparelhamento da aplicação entre diferentes dispositivos. Isto significa que, para além de poder utilizar o WhatsApp no telemóvel, pode também fazê-lo no computador, através da leitura de um QR Code.

No entanto, ainda que as funcionalidades básicas desempenhem o seu trabalho, existem algumas falhas óbvias, nomeadamente na sincronização entre dispositivos, que é normalmente lenta. O facto deste serviço de comunicação baseado na Internet exigir que tenha um número de telemóvel associado está na base desse problema.

Alguns utilizadores notam que a sincronização entre o telemóvel e o computador, por exemplo, é mais lenta e, por vezes, é exigida nova leitura do QR Code que identifica a conta principal, algo que pode ser visto como uma desvantagem e que, no fundo, contribuiu para o desenvolvimento da app especificamente para Apple iPad.

Até ao momento, a empresa apenas disponibiliza as versões para telemóvel ou computador. A fim de colmatar eventuais falhas de sincronização (que poderiam existir num tablet), está agora a desenvolver uma versão específica para iPad.

Nova versão sem falhas

A juntar-se às versões já existentes, chegará uma nova app otimizada para os tablets da marca da maçã. Este era o passo mais natural visto que eram vários os utilizadores que pediam à empresa a possibilidade de trocarem mensagens também no iPad.

É a WABetaInfo que afirma que a nova versão está a ser desenvolvida há algumas semanas e, ainda que já possa ser testada numa versão beta, a oficial demorará mais um pouco a estar disponível na App Store. Contudo, aquilo que se espera é uma app otimizada e com um desempenho e eficiência sem espaço para erros.

À partida, todas as funcionalidades se manterão, impondo alguma coerência entre todos os dispositivos Apple. Assim sendo, as ferramentas de comunicação, bem como todas as especificidades de troca de mensagens a si associadas, serão as mesmas de um iPhone para um iPad.

O artigo continua após o anúncio
whatsapp no tablet

Fonte da Imagem: WABetaInfo/Divulgação

O que se pode esperar

Para além de poder manter todas as suas conversas habituais também no iPad, tudo o que faria no telemóvel permanecerá, assim, igual no tablet. Dito isto, para além de mensagens escritas, vai também poder enviar vídeos e fotografias, hiperligações e reenchaminhar mensagens de uma conversa para outra.

Sendo o WhatsApp propriedade do Facebook, e estando já previstas algumas alterações em várias apps detidas pela empresa, a grande novidade estará na forma como pode aceder à sua conta. A alteração só estará disponível, contudo, em dispositivos que incluam Touch ID.

A diferença é que, com o lançamento do WhatsApp para iPad, vai poder aceder à sua conta do serviço de mensagens através da leitura da sua impressão digital – que se espera, também, que chegue ao Facebook, passando a ser denominada por “Facebook ID”.

whatsapp no ipad

Fonte da Imagem: WABetaInfo/Divulgação

Aquilo que ainda está por confirmar é se vai ser possível tirar uma fotografia diretamente a partir do WhatsApp e enviá-la de seguida. Essa é uma funcionalidade que existe nos smartphones, mas ainda não é certo que seja transversal aos iPad.

Para algum desagrado dos utilizadores, outra das funcionalidades que não estará disponível é a sincronização entre um iPhone e um iPad. Tudo indica que esta será uma limitação temporária, mas a verdade é que não poderá sincronizar as conversas que tem no telemóvel com o iPad, algo que é possível fazer no computador.

Isto significa que terá de criar novas conversas, ao invés de aceder ao histórico daquelas que já mantém e dar continuidade às mesmas. No entanto, esta pode não ser uma limitação se fizer um backup das conversas para que não perca o seu histórico na app. Estando a função disponível, poderá depois restaurar a cópia no iPad.

O artigo continua após o anúncio
whatsapp no ipad

Fonte da Imagem: WABetaInfo/Divulgação

A interface

À semelhança do que acontece noutras aplicações otimizadas para tablets, também no caso do WhatsApp para iPad se espera uma split view do ecrã, que permite um maior controlo daquilo que está a acontecer na aplicação e em cada conversa.

Isto significa que, tal como acontece no Facebook Messenger, o display será dividido em dois para que, do lado esquerdo, possa selecionar a conversa na qual quer participar e do lado direito escreva ou envie o que quiser. À semelhança do que acontece com outras apps de troca de mensagens, esta será a lógica adotada.

Desta forma, consegue manter o controlo sobre todas as conversas sem que tenha de fechar uma janela para entrar num grupo diferente, por exemplo. Assim, o menu do lado esquerdo será substancialmente mais pequeno (em largura) do que o do lado direito.

Veja também: