Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
17 Jun, 2020 - 15:20

Segway Apex: a aventura da Xiaomi no mundo das duas rodas

David Afonso

Conhecida pelos seus smartphones, a Xiaomi apresentou uma mota que promete revolucionar a mobilidade elétrica. Dos 0 aos 100km/h, são apenas 2.9 segundos.

segway apex

Numa época em que cada vez mais se debatem as questões climáticas e se procuram soluções alternativas para minimizar as emissões poluentes dos combustíveis, surge a Segway Apex.

Esta moto elétrica da Xiaomi, desenvolvida em parceira com a Ninebot, promete revolucionar a mobilidade de duas rodas e ser uma séria candidata à elite das motas elétricas.

XIAOMI: DOS APARELHOS ELETRÓNICOS ÀS MOTAS, PASSANDO POR CARROS E TROTINETES

Apesar de ser maioritariamente conhecida principalmente por causa do mercado mobile, a Xiaomi tem vido a crescer aos poucos em outras áreas de negócio, inclusive no mercado automóvel, onde lançou recentemente o Bestune T77, o primeiro carro do grupo.

Atualmente, para além dos smartphones, conta também com uma linha de aspiradores inteligentes, trotinetes elétricas, smartwatches, pulseiras de atividade física, enfim… uma série de áreas nas quais se destaca!

Em 2015, com ajuda do capital Xiaomi, a Ninebot comprou a Segway, outra empresa especialista em veículos inteligentes de curta distância e muito conhecida, entre outros, devido ao facto de ser o meio de transporte dos seguranças das grandes superfícies comerciais em Portugal.

A Segway Apex é o resultado de uma colaboração conjunta destas 3 empresas chinesas.

A surpresa desenha-se com minimalismo

O projeto Segway Apex foi mantido em total segredo ao longo destes 5 anos e só em 2019 é que a Xiaomi e a Ninebot decidiram maturar e desenvolver a ideia.

Segundo as comunicações oficiais, o projeto teve uma duração de 7 meses e foi desenvolvido inteiramente nos Estados Unidos. O responsável por esta inovação foi o designer de produto chinês Chen Jiang.

Quando foi apresentada na feira de inovação CES 2020 (Consumer Electronics Show), em janeiro de 2020, a Segway Apex foi a verdadeira “bomba” do evento. Ninguém estava à espera que a Xiaomi, e principalmente a Ninebot, desenvolvessem algo para um segmento de mercado tão enraizado e que já tem soluções bastante atrativas para os condutores de duas rodas, como é exemplo a Vespa Elettrica.

Chen, quando a idealizou, tinha em mente desenhar uma mota que se destacasse mais pela seu design e não tanto pelo pelos detalhes. A ideia foi criar um modelo que fosse sóbrio e minimalista.

Dos 0 aos 100 km/h em 2.9 segundos

Relativamente aos detalhes que todos os amantes de duas rodas querem saber, o que foi divulgado pela marca chinesa é que esta mota possui uma bateria com potência equivalente a 150cv e pode atingir a velocidade máxima de 200 km/h e foi apetrechada com um motor para ir dos 0 aos 100 km/h em 2.9 segundos.

Quanto à condução, não existe, até informação contrária, qualquer impedimento relativamente à sua circulação na via pública. É uma mota como tantas outras e que pode perfeitamente adaptar-se a qualquer piso, sendo as pistas de corridas o seu habitat predileto.

Por outro lado, uma das grandes questões da Segway Apex é a sua capacidade de autonomia. Até à data, esta permanece uma incógnita. Não existe qualquer informação.

Já quanto aos detalhes de lançamento, atualmente, também não existem informações sobre a sua chegada às lojas e qual será o preço. Contudo, é de esperar que tenha um preço atrativo e face ao posicionamento de mercado da Xiaomi.

Veja também