O Yahoo, fundado em 1994 por Jerry Yang e David Filo, dois estudantes de engenharia da Universidade de Stanford, começou como um diretório de páginas web organizado hierarquicamente, uma forma inovadora de facilitar o acesso à crescente quantidade de informações disponíveis na internet.
Originalmente chamado “Jerry and David’s Guide to the World Wide Web”, o nome foi alterado para Yahoo!, uma abreviação de “Yet Another Hierarchically Organized Oracle”.
Rapidamente, o Yahoo transformou-se num dos portais mais populares e em um dos motores de busca de referência no início da era da internet, desempenhando um papel crucial para milhões de utilizadores no final dos anos 90 e no início dos anos 2000.
Durante os anos 1990 (quando a internet era uma novidade emergente), o Yahoo tornou-se um dos principais portais para milhões de utilizadores que procuravam informações, notícias, e-mails e serviços online.
Foi uma das primeiras plataformas a oferecer um conjunto diversificado de serviços, incluindo o Yahoo Mail, Yahoo News, Yahoo Finance e Yahoo Answers. Esta diversidade atraiu utilizadores e anunciantes, fazendo desta ferramenta um nome de referência na web e uma das empresas mais valiosas da época.
Foi pioneiro na criação de um dos primeiros motores de busca comerciais, competindo com empresas como AltaVista e Lycos.
Contudo, a sua importância não se resumia apenas ao seu motor de busca: a empresa destacou-se pela criação de uma plataforma multimédia e de serviços que incluía notícias, previsão do tempo, e-commerce, entre outras funcionalidades.
No início dos anos 2000, o Yahoo atingiu o pico da sua popularidade e chegou a ser avaliado em mais de 100 mil milhões de dólares.
Yahoo: declínio e concorrência
Apesar do estrondoso sucesso inicial, começou a perder terreno a partir da década de 2000, especialmente com o surgimento de concorrentes como o Google.
Várias decisões estratégicas erróneas contribuíram para o seu declínio. Uma das mais notórias foi a recusa de adquirir o Google, em 1998, quando Larry Page e Sergey Brin ofereceram o seu agora dominante motor de busca pela quantia de… um milhão de dólares. O Yahoo recusou a proposta, uma decisão que viria a ter um impacto negativo no seu futuro.
Além disso, foram cometidos outros erros de gestão. Entre 2005 e 2011, a empresa foi liderada por vários CEO, cada um com uma visão diferente, o que levou a uma falta de foco e de uma estratégia clara.
A empresa fez várias aquisições dispendiosas, como a compra da rede de blogs Tumblr, por 1,1 mil milhões de dólares, mas essas aquisições não resultaram em retornos significativos. Ao mesmo tempo, perdeu oportunidades de investir em tecnologia de busca e inovação, deixando o Google liderar com a sua tecnologia superior.
A plataforma também enfrentou problemas de segurança. Em 2013 e 2014, foi vítima de ataques cibernéticos em grande escala, resultando na exposição dos dados de mais de 3 mil milhões de contas. Este escândalo prejudicou ainda mais a sua reputação e confiança entre os utilizadores, resultando em perda de valor de mercado.
Morte lenta do Yahoo
Em 2017, após anos de declínio, o Yahoo foi adquirido pela Verizon por 4,48 mil milhões de dólares, uma fração do seu valor de mercado em relação ao auge da empresa.
A marca ainda existe e continua a oferecer alguns dos seus serviços populares, como o Yahoo Mail, Yahoo Finance e Yahoo Sports, mas com uma presença muito menor em comparação com as décadas passadas.
Sob a liderança da Verizon, foi integrado à unidade Oath, que mais tarde passou a chamar-se Verizon Media. No entanto, em 2021, a Verizon decidiu vender o Yahoo e outros ativos de mídia digital ao grupo de capital privado Apollo Global Management, mantendo apenas uma participação minoritária. Com esta nova estrutura, o Yahoo continua a existir, mas já não tem o peso e a influência de outrora.
Motor de busca pioneiro
A verdade é que o Yahoo foi, de alguma forma, responsável por abrir caminhos até então pouco explorados. Um exemplo era o Yahoo Answers, uma das plataformas mais conhecidas, encerrada em 2021.
Era um espaço onde os utilizadores faziam perguntas sobre qualquer tema, e outros utilizadores respondiam, mas a baixa qualidade das respostas e o surgimento de melhores alternativas levaram ao seu fim.
O Yahoo chegou a ser o site mais visitado do mundo, superando inclusive o Google no final dos anos 1990 e desempenhou um papel fundamental na popularização da internet, assumindo-se como uma das marcas mais reconhecidas da era digital.