Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
08 Out, 2020 - 18:20

Volkswagen ID.3: o Golf, o Passat e o Polo juntos para criar faísca

Afonso Aguiar

Embora tenha características de todos os modelos da Volkswagen, o ID.3 é o novo elétrico da marca alemã. Conheça-o ao pormenor.

Volkswagen ID.3

Já imaginou ter um automóvel com um design de um Volkswagen Golf moderno, o conforto de um Passat e a facilidade de condução urbana de um Polo? E se a isso adicionasse-mos uma maior potência e ainda o facto de não consumir um único litro de combustível? É um sonho que desde setembro já está à venda em Portugal e chama-se Volkwagen ID.3.

Anunciado e aguardado com grande expectativa desde o segundo semestre de 2019, o Volkwagen ID 3 finalmente chegou a Portugal. Descubra 10 coisas que precisa mesmo saber sobre o novo automóvel da marca alemã.

10 coisas que deve conhecer sobre o novo Volkswagen ID.3

Volkswagen ID.3

1. 1º carro 100% elétrico da marca alemã

O Volkswagen ID.3 é a demonstração que construtora alemã segue a toada que atualmente marca a Indústria Automóvel: a preocupação ambiental e a conversão à eletricidade.

É, portanto, o primeiro automóvel desenvolvido para ser exclusivamente um carro elétrico por parte da Volkswagen (o primeiro a utilizar uma motorização elétrica foi o “adaptado” e-Up!”.

2. Cariz desportivo, interior espaçoso, mas desenhado para a mobilidade urbana

Interior Volkswagen ID.3

É um facto que o Volkswagen Golf e o Passat são conhecidos por serem automóveis mais espaçosos, destinados para uma condução desportiva e/ou confortável em estrada. Porém, apesar do ID.3 ter características iguais aos seus “primos”, também é verdade que a condução citadina não foi negligenciada.

A arquitetura elétrica, assente na plataforma MEB, que futuramente será utilizada por outros modelos da marca e do Grupo, permite que o Volkwagen ID.3 tenha o comprimento de um Golf (4,26 metros), a distância entre eixos de um Passat e um diâmetro de viragem inferior à de um Polo – 10.2 metros, o mesmo que um Up!

Resumidamente, o Volkswagen ID.3 tem um design de um Golf, onde se destacam as jantes de liga leve de 18 a 20 polegadas com um “look” aerodinâmico, um interior que se parece com um Passat e conduz-se com a mesma facilidade que um Polo.

3. Motores possantes

A série First Edition, a única ainda no mercado neste momento, está equipada com um motor elétrico com uma potência equiparada a 204cv (150kW) . É também capaz de atingir os 100 km/h em apenas 7.3 segundos.

Estas características ajudam a fazer do ID.3 um automóvel com características desportivas. Já a velocidade máxima limitada fixa-se nos 160km/h.

A caixa é automática e, segundo a marca, “puro binário, e logo desde o arranque”.

4. Autonomia e consumo topo de gama

Volkswagen ID.3

A bateria de 58kW anuncia uma autonomia que pode variar entre os 300 e os 420km em ciclo WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros), um valor extremamente elevado para um automóvel citadino.

Principalmente, quando comparado com os, embora mais pequenos, citadinos: Honda e (330 km) e Fiat 500 La Prima (320km).

5. Carregamento rápido

Tanto o Fiat 500 La Prima como o Honda e são capazes de carregar 80% da bateria com um sistema fast-charge em apenas meia hora. Apesar do mesmo tempo só servir para abastecer 70% da bateria total do Volkwagen ID.3 (290 km), não deixa de ser um numero que corresponde às expectativas. Afinal, a autonomia também ela é maior.

Além disso, o Volkwagen ID.3 também tem o sistema de carregamento de corrente alterna (carregada a 11 kW) que permite carregar em casa até 80% da bateria no espaço de cinco horas.

6. Carregamentos gratuitos durante 1 ano

Volkswagen ID.3

Se o tópico anterior, poderia significar que o ponto fraco do Volkwagen ID.3 é o carregamento, a marca alemã não teve problemas em fazer jus ao seu nome “marca do povo” e decidiu, como incentivo extra aos potenciais clientes, oferecer um ano gratuito de carregamentos (até um máximo de 2.000 kWh) nas redes “We Charge”.

7. Quer saber onde está o seu automóvel, controlar a autonomia e saber onde abastecer? Não se preocupe

Volkswagen ID.3

Por outro lado, se, no entanto, a preocupação passa por saber onde abastecer, a Volkwagen também não se esqueceu disso. Os serviços digitais “We Connect Start“, transformam o novo ID.3 num automóvel em rede, através de um cartão SIM integrado no veículo, que permite estar online sempre que quiser.

Desta forma pode obter constantemente informações atualizações, como o estado do trânsito em tempo real, os postos de carregamento perto, assim como os preços, o horário de funcionamento e até o seu estado de ocupação.

Além disso, com a aplicação We Connect ID.,pode saber onde o mesmo se encontra, verificar a autonomia do automóvel, regular o ar condicionado e controlar o processo de carregamento. Os serviços “We Connect Start“ do ID.3 são gratuitos durante três anos.

Obviamente, apesar de não desenvolvermos neste tópico, é importante relembrar que a maior parte dos sistemas interativos de auxílio à condução estão presentes no ID.3.

8. Preços e condições

Volkswagen ID.3

O Volkwagen ID.3 1st edition (a primeira versão à venda em Portugal) pode ser comprado por um valor inicial de 38.017€. Porém, se optar pelos extras incluídos na versão Plus ou Max esse valor pode disparar para os 49.480€.

Está disponível em quatro cores: Branco Glacier, Cinzento Mangan, Verde Makena e Cinzento Moonstone.

9. Possibilidade de alugar

Se comprar o automóvel poderá exigir demasiados encargos financeiros para si, pode optar por uma solução mais económica. Perante um contrato de 48 meses e 40.000 km, pode alugar o automóvel.

Os preços variam entre os 565.41€ e os 839.57€ por mês, dependendo da versão que quiser e se quer seguro de automóvel incluído e/ou possibilidade de uma viatura de substituição.

Porém, em qualquer uma das opções terá sempre: Manutenção Completa na Marca, Assistência em Viagem, Linha de Apoio ao Condutor 24 horas e Seguro de Avarias.

10. Depois da 1st Edition vêm as outras versões

Volkswagen ID.3

Depois da série 1st Edition, que terá cerca de 30 mil unidades, a Volkswagen pretende lançar outras propostas.

Uma terá, à partida, uma bateria mais pequena de 45kW, com autonomia para 230 a 330km, com um valor pouco acima, presumivelmente, dos 30 mil euros. Para quem pretender uma bateria mais potente, poderá futuramente optar, por cerca de 50 mil euros, uma bateria de 77kW com autonomia entre os 400 km e uns impressionantes 550 km.

Veja também