Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
11 Set, 2018 - 14:48

10 alimentos para ficar feliz que tem mesmo de comer

Inês Pereira

Comer (e comer bem) é uma das sensações mais satisfatórias que uma pessoa pode ter. Mas pode melhorar: há alimentos para ficar feliz. Conheça-os agora.

10 alimentos para ficar feliz que tem mesmo de comer

“Somos aquilo que comemos” é, provavelmente, uma das expressões mais populares para os amantes da vida saudável e todos aqueles que gostam de comer bem. Comer bem é, aliás, um dos maiores prazeres da vida e não é por acaso que a alimentação, a saúde e a felicidade andam de mãos dadas. O que pode não saber é que existem alimentos para ficar feliz e, claro, saudável.

As nossas escolhas alimentares influenciam a saúde do nosso corpo mas também o nosso estado de espírito. Assim, uma alimentação rica em diversos nutrientes que auxiliam na sintetização da serotonina – um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do humor – melhorará a sensação de bem-estar.

E desengane-se se pensa que falamos de donuts ou batatas fritas, porque o objetivo é ter uma dieta saborosa mais equilibrada. Do mel aos espinafres, passando pela banana e pelo salmão, o que não lhe vão faltar são opções para tornar as suas refeições e os seus dias mais felizes.

Conheça 10 alimentos para ficar feliz

Banana

a banana é um dos alimentos para ficar feliz

A banana é um alimento rico em magnésio e triptofano, um aminoácido crucial na produção de serotonina – cada 100g de banana tem cerca de 18mg de triptofano. Ora, sem serotonina é mais provável que se sinta ansioso, irritado, deprimido e mal humorado, pelo que a banana é um bom snack.

Aveia

Rico em triptofano, este cereal possui também selénio, uma substância que contribui bastante para lhe dar energia. As suas fibras solúveis ajudam no equilíbrio intestinal.

Abacate

O abacate é uma fruta rica em potássio, magnésio, ferro, ácido fólico e vitaminas C, B6, E e B3. Esta última atua sobre o sistema nervoso central, ajuda a regular a atividade cerebral e tem um efeito relaxante.

Mel

o mel é um dos alimentos para ficar feliz

Para além de ser um adoçante natural, o mel estimula a produção de serotonina. Possui também minerais como o cálcio e o potássio, que atuam contra a depressão. Por outro lado, é um alimento que contribui para o equilíbrio da microflora intestinal.

Nozes

Estes frutos secos são ricos em vitamina B1, que auxilia no processo de conversão da glicose em energia. Não lhe falta também inositol, extremamente necessário para o funcionamento dos neurotransmissores fundamentais para a sensação de bem-estar.

Salmão

O ômega 3 presente no salmão faz mais do que diminuir os níveis de colesterol no sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração: mantém o bom humor. Isto acontece porque este ácido estimula a eficiência dos recetores de serotonina no cérebro.

Espinafres

os espinafres são um dos alimentos para ficar feliz

Por muito estranho que lhe pareça, os espinafres são uma boa arma contra a tristeza na medida em que são ricos em ácido fólico e potássio. Conseguem, assim, ajudar na luta contra a depressão, a apatia, o cansaço e a fraqueza.

Chocolate

Graças à sua riqueza em tirosina, um aminoácido que ajuda a libertar endorfinas, o chocolate promove a sensação de prazer e de motivação. Deve ser consumido com uma percentagem de cacau superior a 70%.

Laranja

A laranja tem a capacidade de melhorar o seu humor, relaxar os seus músculos e combater o stress. Isto porque se trata de uma fruta rica em cálcio e vitamina C.

Camarão

o camarão é um dos alimentos para ficar feliz

O camarão é um alimento rico em zinco e selénio, dois minerais que garantem o bom funcionamento do cérebro. O primeiro estimula a atenção e o segundo atua contra a depressão.

Veja também: