Inês Pereira
Inês Pereira
30 Mai, 2018 - 11:30
O que comer para emagrecer? Nutricionista indica 6 alimentos essenciais

O que comer para emagrecer? Nutricionista indica 6 alimentos essenciais

Inês Pereira

Desengane-se se pensa que emagrecer é sinónimo de comer pouco. Falámos com a nutricionista Andreia Santos para descobrir o que comer para emagrecer.

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Parece que todos os dias surge uma dieta nova ou um truque inovador para emagrecer – e sempre com a promessa de um corpo de sonho. O problema é que, muitas vezes, assentam em erros que podem até prejudicar a perda de peso e as suas necessidades nutritivas. Por isso mesmo, é importante que saiba o que comer para emagrecer.

Porque não queremos que lhe falte nada, estivemos à conversa com a nutricionista Andreia Santos para sabermos quais são as melhores dicas a nível alimentar para quem quer ver-se livre dos quilos que tem a mais. Sim, acabaram mesmo as desculpas para não comer pratos mais saudáveis.

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Andreia Santos conta uma experiência de 7 anos no desenvolvimento de programas de perda, aumento e gestão do peso. É também especializada em nutrição desportiva.

Nutricionista revela o que comer para emagrecer

Em primeiro lugar, Andreia Santos aconselha a que se mantenha hidratado ao longo do dia. Beber água é importante para a sua saúde e – espante-se – para a sua dieta: a água ajuda mesmo no processo de perda peso.

Se quer emagrecer, é importante que fixe esta máxima: não deve comer pouco, mas sim comer bem. Perder peso não significa retirar uma panóplia de alimentos do seu dia-a-dia, já que o mais importante é manter o equilíbrio no que se refere aos nutrientes necessários para o organismo.

Segundo Andreia Santos, um adulto deve ingerir diariamente cerca de 2000 calorias. Contudo, adverte, é imperativo “ter em conta a variabilidade individual, dispêndio energético, prática de exercício físico, bem como outras questões que fazem variar este valor”. Posto isto, importa saber ao certo o que comer para emagrecer sem entrar em privação alimentar.

Vegetais e fruta

frutas e vegetais fazem parte da lista sobre o que comer para emagrecer

Qualquer dieta equilibrada obriga ao consumo de vegetais e de fruta, já que são alimentos conhecidos pelos seus benefícios. “Além de serem pouco calóricos, são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais”, afirma a nutricionista.

Deve, portanto, apostar em refeições com pratos que incluam legumes ou saladas. No caso da fruta, recomendam-se 3 a 5 porções por dia, embora não se possa esquecer de ter cuidado com o açúcar.

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Leguminosas

se quer saber o que comer para emagrecer não se esqueça das leguminosas

Talvez fuja deste tipo de alimentos, mas a verdade é que merecem um lugar na lista. Deve introduzir produtos como o feijão, o grão e as lentilhas na sua alimentação (especialmente ao almoço), uma vez que são uma boa fonte de hidratos de carbono e, consequentemente, de energia. Andreia Santos acrescenta, ainda, que “possuem um elevado teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais”.

Cereais integrais e tubérculos

se quer saber o que comer para emagrecer não se esqueça dos cereais e dos tubérculos

Se quer mesmo saber o que comer para emagrecer, então, é claro que alimentos como o arroz, a massa, a batata doce, o pão (não, não engorda) e os cereais integrais não podiam ficar de fora do certame. Estas são opções saudáveis devido à sua riqueza em fibra, que deixa o corpo mais saciado.

Carnes brancas e ovos

se quer saber o que comer para emagrecer não se esqueça das carnes brancas e dos ovos

De acordo com a nutricionista, as carnes brancas e os ovos “caracterizam-se pela sua riqueza em proteínas de elevado valor biológico, ferro, outras minerais e vitaminas e gorduras de boa qualidade”, pelo que não devem ser negligenciados.

Peixe

se quer saber o que comer para emagrecer não se esqueça do peixe

Não é novidade que o peixe é um alimento saudável e que, por muito que goste de carne, não deve excluí-lo da sua alimentação. O ideal é que, pelo menos, uma das refeições principais do dia inclua peixe, que é uma ótima fonte de proteína.

Laticínios magros

se quer saber o que comer para emagrecer deve beber leite magro

A discussão em torno do consumo de leite e derivados parece não ter fim. No entanto, Andreia Santos recomenda que inclua leite magro, iogurtes magros e queijos com pouca gordura na sua alimentação, uma vez que fornecem importantes vitaminas e minerais. Pode também optar por bebidas vegetais com pouco açúcar.

Agora que sabe o que comer, deve evitar (ou reduzir) as gorduras saturadas, o sal, o açúcar e as bebidas alcoólicas, dado que poderão minar todo o seu esforço.

A nutricionista aconselha-o a manter-se afastado de alimentos como enchidos, enlatados, bolachas doces e refrigerantes – deve consumi-los, se necessário, apenas esporadicamente.

CONTACTOS NUTRICIONISTA ANDREIA SANTOS

Marcação de consultas (Presenciais – Porto e Lisboa; Não presenciais – Skype e Telefone)
Telemóvel: (+351) 912884517
E-mail: [email protected]
Site: www.draandreiasantos.com

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