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Teresa Campos
Teresa Campos
27 Abr, 2021 - 11:43

Emagrecer com saúde: dicas e recomendações a seguir

Teresa Campos

Saber emagrecer com saúde garante resultados duradouros e uma perda de peso equilibrada. Siga as dicas e recomendações que lhe deixamos.

Mulher a beber um batido

Perder peso é um desejo de muitas pessoas. Contudo, há que saber emagrecer com saúde para conseguir resultados duradouros e que, sobretudo, não ponham em risco o bem-estar da pessoa.

As dietas demasiado restritivas, por exemplo, constituem muitas vezes um perigo para o bem-estar do indivíduo. Os resultados que elas oferecem até podem ser mais rápidos e notórios, mas normalmente têm consequências nefastas no organismo e contribuem, frequentemente, para o chamado efeito iô-iô, ou seja, após uma grande perda de peso há uma rápida recuperação do mesmo.  Siga as nossas dicas e recomendações para emagrecer com saúde.

11 dicas para emagrecer com saúde e perder peso de forma equilibrada

Ser resiliente

Como já dissemos, uma perda de peso muito rápida nem sempre é benéfica ou duradoura. Por isso, é importante traçar um plano alimentar a longo prazo e ser resiliente. Os resultados podem demorar algum tempo a serem notórios, mas assim vai ser mais fácil manter o peso, do que se optar por uma dieta demasiado restritiva que ajude a perder muito peso logo numa semana.

Não eliminar alimentos

Principalmente se gosta de comer, não deve excluir da sua dieta todos os alimentos que lhe dão prazer. Claro que na maior parte dos dias deve fazer refeições equilibradas e compostas por escolhas saudáveis.

Porém, pode selecionar um dia ou uma refeição para comer algo que lhe dê mais prazer e que seja mais calórico, como um gelado, uma fatia de bolo ou uma porção de batatas fritas. Isso vai ajudar a que mantenha a motivação e consiga cumprir a dieta nos restantes dias.

Fazer exercício físico

Praticar atividade física não é só importante para emagrecer com saúde e para ficar com o corpo tonificado. O desporto tem uma influência muito positiva na saúde mental, nomeadamente no controlo da ansiedade. Portanto, fazer exercício físico vai ajudar a que pense menos em comida, contribuindo assim para a gestão da saciedade.

Jogging a treinar ao frio

Ter horários para comer

Muitas pessoas que querem emagrecer com saúde dizem não comer muito. Contudo, geralmente, o problema é comerem poucas vezes durante o dia e, por isso, quando fazem essas poucas refeições, o organismo sente necessidade de aproveitar ao máximo todos os alimentos ingeridos.

Assim, para emagrecer com saúde, deve procurar fazer várias refeições ao longo do dia, comendo pequenas porções de comida em cada uma delas. Para isso, além das três refeições principais – pequeno-almoço, lanche e jantar -, deve fazer pequenos lanches, de modo a garantir que não passa mais de 3 horas sem comer.

Os frutos secos e as sementes podem constituir ótimos snacks para comer isoladamente ou com um iogurte, entre as refeições principais. Além de saciantes, estes ingredientes combatem o colesterol e são uma importante fonte de energia, de fibras e de gorduras saudáveis.

Comer fruta e gelatina

As sobremesas sem doces não têm de ser aborrecidas. Além da fruta que pode ser variada e consumida em diferentes alturas do dia, a gelatina é uma opção saudável e saborosa, que proporciona uma sobremesa diferente. Opte por gelatinas de origem vegetal e sem gorduras ou açúcares adicionados. Escolha o seu sabor favorito.

Hidratar com água ou tisanas

Para que o organismo seja capaz de eliminar tudo o que está a mais e também para combater a retenção de líquidos, beber 1,5 a 2 litros de água por dia é fundamental. Se preferir, pode sempre alternar a ingestão de água simples com água aromatizada, chás ou tisanas.

Privilegiar as saladas e os legumes como acompanhamento

Os olhos também comem e os pratos coloridos são, geralmente, mais atrativos ao olhar. Por isso, aposte na cor e no sabor das saladas e dos legumes e use estes alimentos como o acompanhamento preferido para os seus vários pratos. Não se esqueça que estes ingredientes devem ocupar mais espaço no prato para conseguir emagrecer com saúde.

salada de rúcula com gengibre

Mastigar devagar

Mastigar calmamente é a melhor forma de garantir que se sente saciado, sem precisar de se voltar a servir. Quando comemos muito depressa, o nosso cérebro não tem tempo de processar a informação e vai continuar a transmitir ao corpo a ideia de que sente fome.

Preferir alimentos ricos em fibra

A fibra ajuda a controlar o apetite e a manter por mais tempo uma sensação de saciedade. Portanto, alimentos como pão, tostas e cereais integrais devem fazer parte de uma dieta para emagrecer com saúde.

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Preparar o prato, antes de ir para a mesa

Colocar os tachos ou as travessas na mesa pode convidar a que repita uma e outra vez a refeição. Por isso, o ideal é que prepare o seu prato com aquilo que deve comer e leve para a mesa, de modo a garantir que não come mais do que a dose de comida recomendada.

Fazer refeições caseiras

Se for você a cozinhar, é mais fácil controlar aquilo que realmente está a consumir e emagrecer com saúde. Até pode anotar aquilo que comeu em cada dia, de modo a ter uma noção mais exata das calorias ingeridas. Além disso, ao confecionar as suas próprias refeições, consegue, por exemplo, recorrer a gorduras mais saudáveis, como o azeite, ou moderar o uso do sal.

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