Assunção Duarte
Assunção Duarte
17 Ago, 2021 - 10:36

Telemóvel lento? 7 dicas para conseguir um Android mais rápido

Assunção Duarte

Com o uso, o seu telemóvel tem tendência a ficar mais lento. O problema é comum, mas pode ser evitado. Saiba como tornar o seu Android mais rápido.

tornar o Android mais rápido

Tornar o seu Android mais rápido é o sonho dos utilizadores fartos de esperar para carregar ou encerrar aplicações, para ver listas de contactos ou para abrir outros recursos do seu dispositivo. Se é um deles, as nossas dicas são para si.

Android mais rápido

1. Liberte o espaço das fotos e vídeos

Pode fazê-lo deitando fora o que não interessa e fazendo backup do que lhe interessa guardar na nuvem, computador ou disco. Menos espaço ocupado no seu telemóvel, melhor eficácia e performance para a memória do mesmo.

Se optar pela nuvem, lembre-se que o Google Fotos vem instalado de fábrica com o Android, mas tem apenas 15GB de armazenamento gratuito compartilhado com o Gmail ou outros serviços Google que possa utilizar. Para as fotos de alta definição que queira armazenar, as opções físicas (computador ou disco) serão sempre as melhores opções. 

2. Livre-se das aplicações que não utiliza

As aplicações consomem bateria e dados, mesmo quando não estão a ser utilizadas, por exemplo as redes sociais ou o Google maps. Se deixar aplicações abertas em segundo plano elas vão continuar a consumir memória RAM do seu dispositivo, contribuindo para a sua lentidão. Não deixe aplicações abertas que não está a utilizar e apague as que já não lhe interessam.

3. Limpe os dados em cache

Ao navegar online, o seu telemóvel armazena pedaços de informação para tornar a próxima visita a cada site mais célere. É uma forma que a internet tem de agilizar a execução de programas. Procure a cache do seu telemóvel e limpe-a regularmente. Costuma estar em Configurações, Armazenamento, Limpar ou em Meu dispositivo, Armazenamento, Dados de Cache. Também pode estar nas definições do browser que utiliza, em Histórico ou Dados de navegação.

mulher a usar o telemóvel

4. Atualize o sistema operativo

O mundo da tecnologia está sempre a criar novas versões dos seus sistemas operativos e programas para melhorar erros das versões anteriores ou para as tornar mais eficientes. Vale quase sempre a pena atualizar o seu Android para a última versão disponível. Aceda às Definições e Atualização. As novas versões podem diminuir o tempo de execução das tarefas e exigir menos esforço ao processador, melhorando globalmente a sua performance.

5. Economizar bateria também ajuda

Puxar muito pela bateria pode tornar o dispositivo mais lento. Desligue Bluetooth e instale as versões lite (menos pesadas) de algumas aplicações. Utilize também o modo de poupança de energia quando o  nível de bateria estiver baixo para assim reduzir o esforço do processamento no seu dispositivo.

6. Um antivírus pode ajudar

A presença de vírus ou malwares são dois dos grandes responsáveis pela lentidão dos telemóveis. Muitos deles consomem dados e bateria em excesso, mesmo quando não está a utilizar o seu telemóvel. Ter um antivírus que verifica e apaga essas ameaças, pode ajudar a melhorar a velocidade global do seu Android. 

7. Restaurar as configurações originais de fábrica

Quando nada parece tornar o seu Android mais rápido o último recurso é restaurar as configurações de fábrica. Esta opção vai apagar tudo o que tem no seu dispositivo e apresentar-lho como quando chegou à sua mão. Já sabe que só o deve fazer depois de fazer backup de tudo o que precisa. Entre em Configurações, Sistema, Atualizações e Redefinir ou, em alguns dispositivos, Restaurar Padrões de Fábrica.  Saiba mais sobre como fazer um reset do seu Android aqui.

Veja também