Luísa Santos
Luísa Santos
14 Jun, 2019 - 10:41
Como gravar chamadas em iPhone e Android

Como gravar chamadas em iPhone e Android

Luísa Santos

Nenhum aparelho Android ou iOS permite gravar conversas a partir dos seus sistemas. Por isso dizemos-lhe como gravar chamadas de forma simples e segura.

O artigo continua após o anúncio

Falamos de chamadas ditas “normais” e não aquelas que faz através de Wi-Fi, em apps como o Skype, Messenger ou WhatsApp. Para saber como gravar chamadas no seu smartphone, só precisa de uma “ajuda extra” que deve instalar diretamente no seu dispositivo.

Como gravar chamadas no telemóvel

homem ao telefone

Cada sistema operativo, seja ele Android ou iOS, tem pré-instalado um serviço que permite que realize chamadas com os seus contactos telefónicos. Independentemente do nome dado a esse serviço, a função mantém-se exatamente a mesma.

Em nenhum dos sistemas pode, contudo, gravar uma conversa telefónica em simultâneo. Nem os dispositivos mais recentes, isto é, smartphones, deixam que o utilizador grave uma chamada que está prestes a fazer: nem antes nem durante.

A verdade é que saber como gravar chamadas pode ser muito útil no caso de precisar de guardar alguma informação importante, seja ela de cariz profissional ou pessoal. Nunca se sabe que tema poderá ser discutido, mas ter uma ferramenta pronta para começar uma gravação pode ser uma mais-valia.

Não precisa de outro dispositivo

Também não vai precisar de um microfone. Atenção que não dizemos que tal não seja possível. É claro que pode fazer uma chamada e ter um tablet por perto, que tenha instalada qualquer app capaz de gravar som, e que possa, por sua vez, gravar tudo aquilo que está a ser dito.

Também pode recorrer a mais métodos externos e conectar um microfone algures no decorrer do processo, mas a verdade é que, hoje em dia, não precisa de o fazer. Nenhuma das formas é menos eficaz, mas a verdade é que tudo aquilo que se passa à sua volta é gravado, incluíndo barulhos exteriores, pessoas que possam entrar na divisão onde está, entre outras situações.

Para que guarde somente aquilo que está a ser dito numa chamada telefónica, só precisa de uma ligação à Internet e de descarregar a app que permite gravar chamadas tanto no iPhone como em Android: a Google Voice. Tal como o nome indica, esta aplicação desenvolvida pela Google assemelha-se a outras já existentes que permitem fazer chamadas através de Wi-Fi.

mulher faz uma chamada

Como gravar chamadas com a Google Voice

Em termos de funcionalidades, esta app aproxima-se de outras como o Skype, Messenger ou até mesmo o Viber. Qualquer uma delas, entre tantas outras, permitem que faça chamadas online de forma totalmente gratuita, sendo que só precisa de uma ligação wireless à Internet.

O artigo continua após o anúncio

Para além disso, a Google Voice permite também que grave a chamada que está prestes a fazer. É importante que perceba este timing, isto porque não vai conseguir gravar uma conversa se esta já estiver a decorrer. A funcionalidade só pode ser ativada antes da chamada iniciar, da seguinte forma:

  1. Aceda às Definições da app e carregue em “Chamadas”;
  2. Aceda às definições das chamadas recebidas;
  3. Ative a funcionalidade associada a esse menu e saia da aplicação;
  4. Introduza o número da pessoa a quem quer ligar e inicie a chamada;
  5. Aceda ao teclado do smartphone e pressione o número 4;
  6. A gravação será iniciada imediatamente.

Após dar a ordem de gravação, tudo aquilo que for dito na chamada será gravado, sem incluir, claro está, ruídos de fundo. Ambas as pessoas serão notificadas de que está a decorrer uma gravação, isto porque é dita uma mensagem de voz, por parte da Google, que avisa ambas as partes de que tudo o que for dito será gravado.

Há mais alguma maneira de gravar chamadas?

Outras aplicações podem ser utilizadas e uma das mais conhecidas é a Call Recorder, disponível para Android. A sua versão iOS chama-se Call Recorder Lite. As funcionalidades que oferecem são as mesmas que encontra noutras aplicações do género.

Contudo, algumas das funções são pagas, como por exemplo gravar chamadas de longa duração. É precisamente aí que reside a grande vantagem da Google Voice, que disponibiliza todas as funcionalidades de forma gratuita. Ainda assim, existem outras aplicações que o fazem, mas que não são transversais a ambos os sistemas operativos.

Para gravar chamadas no iPhone, há apps mais indicadas do que outras, como a IntCall. O mesmo acontece para Android, onde encontra outras alternativas igualmente fiáveis e que permitem gravar as chamadas que faz no seu telemóvel.

O que realmente importa é que verifique as reviews e classificações deixadas em cada aplicação, para que se possa prevenir no caso de existir algum “problema” associado a determinada aplicação. De resto, qualquer uma das opções apresentadas será igualmente viável para gravação de chamadas, ainda que possa não ser grátis.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp