ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Assunção Duarte
Assunção Duarte
27 Jul, 2021 - 10:12

Como limpar dados dos seus gadgets antes de os vender

Assunção Duarte

Os seus aparelhos estão cheios de informação pessoal que não vai querer partilhar. Antes de os vender, saiba como limpar dados dos seus gadgets.

limpar dados do seu gadget

Limpar dados dos seus gadgets antes de os vender é a melhor forma de evitar que as suas passwords ou os seus dados pessoais caiam nas mãos dos novos donos. Mesmo que o comprador seja um amigo ou familiar de confiança, não é uma boa prática deixar as suas informações em dispositivos que já não vai voltar a utilizar. Podem ficar à mercê de novos comportamentos de utilização menos seguros que os seus, permitindo que os hackers entrem em ação.

Repor as configurações de fábrica no seu gadget, seja ele um computador, smartphone ou outro dispositivo que se ligue à internet, é a opção mais fácil e segura para limpar os seus dados ou informação pessoal. Mas antes de o fazer, confirme se já passou tudo o que queria passar para um novo dispositivo ou se há coisas que quer guardar num disco ou pen. Uma vez feita a reposição da configuração original, será muito difícil recuperar o que não queria perder.

Como limpar dados dos seus gadgets

Laptops com o Windows: a Microsoft facilitou a tarefa

A Microsoft torna fácil a tarefa de reposição das configurações de fábrica para os utilizadores do Windows. Não deixe de limpar o seu laptop, já que estes dispositivos acumulam ainda mais informação pessoal do que os smartphones.

Passos para limpar:

  • Primeiro ligue o seu dispositivo a uma fonte de energia para que ele não pare o processo de limpeza a meio se ficar sem bateria;
  • Escreva na barra de pesquisa do Windows (no canto inferior direito do ecrã) “reset this PC” ou vá às >Configurações (Settings) no menu iniciar do Windows;
  • A primeira opção vai abrir uma caixa de diálogo com o título >Recuperação (Recovery) e aí deve clique no botão >Começar agora (Get started). A opção >Recuperação também aparece se aceder pelo menu;
  • Na próxima opção escolha >Remover tudo (Remove everything);
  • No ecrã a seguir, clique também no >Mudar configurações (Change settings) e active o ‘on’ na opção >Apagar dados (Data erasure).

MacBooks e Macs: menos “amigo” da limpeza

A Apple tornou o trabalho de repor as configurações de fábrica um pouco menos intuitivo que a Microsoft, mas é igualmente eficiente para limpar dados dos seus gadgets.

Passos para limpar:

  • Pressione as teclas Command+R ao mesmo tempo e pressione o botão de desligar do Mac. Solte quando o logo da Apple aparecer;
  • No menu de >Recuperação (Recovery), selecione o >Utilitário de disco (Disk utility) e escolha o seu disco (HD ou SDD) na lista de drives que aparecem;
  • Clique em apagar tudo o que aparece nesta partição do MacOS, selecionando Delete sobre cada drive;
  • Regresse à >Recuperação e use de novo o shortcut Command+R a partir de um novo restart;
  • Escolha o seu disco de iniciar e selecione Instalar (Install) MacOS;
  • Deixe o computador trabalhar sozinho. Ele irá reiniciar pelo menos uma ou duas vezes.
casal com tablet

iPhones e iPads: é fácil deixar tudo limpinho

Passos para limpar:

  • Procure e opção >Reset nas >Configurações (Settings) e em Geral (General);
  • Clique em >Apagar todo o conteúdo e configurações (Erase all content and settings). Vai precisar da sua Apple iD para completar a operação.

Também pode fazer esta limpeza a partir do iTunes ou Finder, se tiver instalado o macOS Catalina. Basta ligar ao computador o dispositivo que quer limpar e aparece-lhe >Restaurar (Restore) iPhone ou outro.

Android: igual em telemóveis e computadores

Variando um pouco com as diferentes versões do sistema operativo instaladas no dispositivo, é no entanto a normal encontrar as opções de limpeza mais ou menos nos mesmos sítios.

  • Procure por >Opções de reset (Reset options) ou >Reset de fábrica (Factory Reset) nas >Configurações (Settings) do sistema;
  • A seguir encontre algo parecido com >Apagar todos os dados (Erase All Data ) ou >Repor fábrica (Factory Reset);
  • O sistema vai-lhe pedir que confirme uma ou duas vezes se quer continuar – garantindo que não e um acidente o que vai fazer – e, por fim, pede-lhe o seu PIN.

No gadget ou através do dispositivo de controle

Quer seja um smartwatch, um fitness tracker ou outro dispositivo, a sua procura para fazer a limpeza dos seus gadjets deverá ser sempre a mesma. No próprio dispositivo entre nas >Configurações (Settings) e procure um opção que diga >Reset, > Apagar tudo (Erase all) ou Reset de fábrica (Factory Reset). Quando ligar o gadjet ao computador ou telemóvel que o controla, faça também uma procura idêntica.

Consolas: também deve limpar

Microsoft Xbox One

  • O botão Home selecione o ícone da roldana para entrar no menu das >Configurações (Settings);
  • Entre no >Sistema (System), depois na >Informação da Consola (Console Info) e escolha >Reset e Remove Everything (Remover tudo).

Sony PS4

  • Entre no Modo de Segurança (Safe Mode) da consola, desligando-a e depois mantendo premido o botão ‘on’ (energia) até ouvir dois apitos;
  • Este sinal sonoro quer dizer que a consola vai abrir em Modo de Segurança, oferecendo um menu básico de resolução de problemas que inclui >Iniciar PS4 (Initialise PS4) e >Reinstalar o software de sistema (Reinstall system software). 

Nintendo Switch

  • Ligue a consola e procure o menu das >Configurações de Sistema (System settings);
  • Procure >Sistema (System) e depois >Opções de Formatação (Formatting options). É aqui que encontra o >Reset de Fábrica que vai querer acionar.
Veja também