Pedro Andrade
Pedro Andrade
23 Jul, 2019 - 12:07
Apple Pay chegou a Portugal. Saiba que bancos já têm o serviço

Apple Pay chegou a Portugal. Saiba que bancos já têm o serviço

Pedro Andrade

O Apple Pay já está disponível no nosso país. Saiba como funciona e quais os bancos que disponibilizam o serviço.

O artigo continua após o anúncio

O Apple Pay permite aos utilizadores fazerem pagamentos com o iPhone (entre outros dispositivos da marca). Por enquanto está a ser coordenado pela MasterCard e está disponível através da aplicação do banco Crédito Agrícola e dos bancos digitais Revolut, N26 e Monese.

A Visa também já anunciou que vai prestar suporte aos utilizadores que queiram utilizar o Apple Pay, mas para já só através da aplicação da Revolut.

“O Apple Pay funciona no mesmo sistema contactless que os consumidores já utilizam quando aproximam os seus cartões de débito ou crédito” dos terminais de pagamento, explicou a empresa em comunicado.

Em Portugal, o sistema da Apple terá como concorrente direto a aplicação MB Way e é mais uma das soluções a surgir na sequência da liberalização dos meios de pagamento promovida pela diretiva europeia PSD2.

Com a chegada a Portugal, o serviço passa, assim, a estar disponível em 13 países, a saber:

  • Portugal;
  • Bulgária;
  • Croácia;
  • Chipre;
  • Estónia;
  • Grécia;
  • Letónia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Malta;
  • Roménia;
  • Eslováquia;
  • Eslovénia .

Em março, Tim Cook, presidente da Apple, disse que esperava 10 mil milhões de transações no Apple Pay até ao final do ano. “O Apple Pay tornou-se na forma preferida de pagar por quase tudo, mas nós queríamos mais, portanto decidimos mudar o cartão de crédito”, disse, na altura.

Para que serve e como funciona o Apple Pay?

apple pay

No fundo, é mais uma ferramenta para facilitar a vida de todos os consumidores. Em comunicado, a MasterCard explicou que “graças ao Apple Pay, os clientes podem fazer as suas compras em lojas, apps ou websites através do iPhone, Apple Watch, iPad ou Mac”.

O serviço pode ser utilizado em diversos espaços, nomeadamente em:

O artigo continua após o anúncio
  • Lojas;
  • Restaurantes;
  • Táxis;
  • Vending machines.

O método é simples e a Redunicre, que é considerada a maior rede de aceitação de pagamentos em cartão em Portugal, já aceita pagamentos através de iPhone ou Apple Watch nos terminais contactless. Basta ter o Apple Pay ativo no equipamento e aproximá-lo do terminal de pagamento que disponibilize a funcionalidade.

A segurança dos utilizadores também está sempre garantida: cada compra é sempre autenticada com o deslizar do dedo (Touch ID) ou com um simples olhar para o dispositivo através do Face ID (consoante o modelo do iPhone). Para quem preferir, a autenticação pode, ainda, ser feita através de uma password ou do PIN do próprio equipamento Apple associado.

Se o seu dispositivo Apple for roubado, o número da conta digital pode ser desativado pela instituição financeira sem necessitar de bloquear ou trocar o cartão.

Que bancos já disponibilizam o Apple Pay?

O banco N26 já explicou que o serviço está disponível para todos os utilizadores que receberam o cartão do banco em Portugal e que têm a localização do respetivo iPhone definida como Portugal.

Já o Crédito Agrícola disponibiliza o serviço através da aplicação móvel do banco. “Quando um cartão de crédito ou de débito é utilizado com o Apple Pay, os números reais dos cartões não são armazenados no dispositivo nem nos servidores da Apple. Em vez disso, um número de conta de dispositivo exclusivo é atribuído, criptografado e armazenado de forma segura no dispositivo. Cada transação é autorizada com um código de segurança dinâmico e único”, disse a empresa na altura do lançamento deste serviço.

Os clientes da Revolut também podem adicionar os seus cartões ao Apple Pay. Para tal, basta fazer a associação através da aplicação da Revolut ou da Wallet. Além disso, os clientes com cartão físico também podem adicioná-lo como cartão virtual ao Apple Wallet.

A Monese também confirmou um sistema semelhante e presta, desde o lançamento do serviço em Portugal, suporte ao Apple Pay em 27 países europeus.

Pode ser utilizado em todos os iPhones?

apple pay

Infelizmente, o serviço não está disponível em todos os iPhones. Precisa de ter um modelo SE ou posterior: são esses modelos que dispõem de um método de transferência wireless de dados chamado NFC (Near Field Communication), que permite os pagamentos através da proximidade de dois dispositivos que disponibilizam esta tecnologia, sem a necessidade de uma ligação à Internet.

O artigo continua após o anúncio

Depois de iniciar o Apple Pay num dos dispositivos suportados, basta aproximar do terminal para que o pagamento seja processado.  Se é utilizador do serviço MB Way está familiarizado com o processo e não terá grandes problemas.

Como configurar o Apple Pay?

O processo de configuração é bem simples. Abra a aplicação e se já tiver um cartão associado ao iTunes ou à App Store, a configuração pode ser automática, caso contrário pode tirar uma foto do cartão e o iPhone trata do resto, ou então, só precisa de inserir os dados à mão.

Em caso de dúvida, basta consultar a página de suporte do Apple Play.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp