Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Abr, 2020 - 11:21

9 coisas que nunca tem tempo para fazer e pode aproveitar a quarentena

Mónica Carvalho

Mais tempo em casa implica arranjar formas diferentes de aproveitar o tempo. Se não está em regime de teletrabalho, descubra algumas atividades para aproveitar a quarentena.

aproveitar a quarentena

16 de março foi o dia em que tudo mudou: as aulas foram suspensas e, com elas, muitos pais viram-se obrigados a trabalhar em casa ou a pedir o apoio extraordinário criado pelo Governo para o efeito, para, assim, poderem acompanhar os filhos em casa. Por isso, com tanto tempo em casa, veja algumas atividades para aproveitar a quarentena.

É certo que entre ajudar os miúdos com as aulas à distância e ainda tendo de trabalhar, muitos pais acabam por não ter tanto tempo livre para desfrutar como se possa imaginar. Mas nem todos os que estão em casa fazem parte deste grupo. Como tal, estas dicas são a pensar naqueles que têm tempo extra a mais e precisam mesmo de sugestões para desanuviar e esquecer a quarentena.

Como aproveitar a quarentena da melhor maneira?

São 9 atividades tão simples que quando as ler até vai pensar “como não me lembre disto antes?” Atente.

família a cozinhar
1

Cozinhar mais

Que é como quem diz, cozinhar coisas diferentes ou até preparar aquele livro especial com as receitas de família que todos adoram.

Esta é mesmo a altura de o fazer. Os restantes membros da família vão agradecer todas as delícias que irá preparar.

Aliás, este até pode ser mais um momento especial em família: todos juntos na cozinha a preparar muitas coisas boas.

2

Fazer um diário

Tanto pode ser um diário escrito, como um diário em fotografias ou até em vídeo.

A ideia é mesmo mostrar como têm sido os seus dias, como se sente, que planos tem para o futuro… Ou, então, pode começar a fazer um diário temático, como por exemplo, referir todos os dias algo pelo que esteja grato ou algo que irá fazer quando a quarentena terminar.

3

Construir brinquedos com materiais reciclados ou inesperados

Se tem crianças em casa, esta é uma boa forma de os entreter, sem necessitar de grandes materiais. Afinal, um rolo de papel higiénico, folhas coloridas e marcadores são o suficiente para fazer, por exemplo, animais. Esta é uma ideia para aproveitar a quarentena e integrar os mais novos em atividades diferentes.

4

Escrever cartas ou postais

Entre e-mails, mensagens, aplicações e redes sociais há diversas formas de comunicar com os outros. Todavia, com isso perdeu-se um hábito antigo, mas tão pessoal e intimista quanto divertido.

Há quanto tempo não recebe ou escreve uma carta? Há quanto tempo não envia um postal? Apostamos que a resposta é realmente difícil, por isso, seja pró-ativo. Surpreenda os seus familiares e amigos mais próximos, que vão ficar com um sorriso de orelha a orelha quando tiverem notícias suas por este meio de comunicação tão especial.

5

Semear / plantar

Se tem um quintal, varanda ou terraço esta tarefa fica bem mais facilitada, mas mesmo que não tenha não é impossível; basta escolher uma planta que seja adequada para o interior. Caso contrário, por que não aproveitar este período para começar a cultivar frutos ou produtos hortícolas?

Depois de algum tempo, saberá tão bem deliciar-se com os frutos do seu trabalho…

6

Ler

Os livros começam a acumular na estante? Então, chegou o momento de começar a devorá-los avidamente. Comece por aquele que mais o entusiasma e desperta maior curiosidade, depois é só deixar-se levar pela história e, quando der por ela, o tempo passou a voar.

7

Ver séries ou filmes

A lista da Netflix continua a acumular? Isso acabou: prepare umas pipocas, sente-se comodamente no sofá e desfruta de umas belas horas de dolce fare niente a atulizar as últimas temporadas das suas séries preferidas ou a ver os filmes de que todos têm falado nos últimos tempos.

8

Fazer desporto

Sim, é possível fazer desporto em casa e bem. Existem, atualmente diversas aplicações que o ajudam nesse sentido. Mas também tem a hipótese de treinar ao vivo com vários profissionais de desporto que têm aproveitado esta altura para alterar o modus operandi, disponibilizando, assim, aulas em direto das mais diversas modalidades.

9

Passeios virtuais em museus

Diversos museus em todo o mundo disponibilizam por esta altura o acervo online, com direito a tour virtual. É uma excelente oportunidade para aproveitar a quarentena para “viajar sem sair de casa” e sentir-se noutro país. Assim, o isolamento não é tão difícil de ultrapassar.

Conheça alguns museus que pode visitar virtualmente:

Plataforma reúne eventos online de transmissão em direto

Nesta fase há muito a acontecer online: diretos, publicações, treinos, concertos, espetáculos de comédia… Excelentes eventos para passar o tempo, sem dúvida, mas pode ser complicado estar a par de tudo. Para isso, surgiu a Calendall, uma plataforma que reúne todos os eventos nas redes sociais e outras plataformas online para acompanhar nestes dias de pandemia.

Este agregador de eventos conta com mais de 300 sugestões de mais de 16 categorias, entre elas comediantes, músicos, atores, personal trainers e influencers, e muitos outros que reinventaram a forma de trabalhar nos últimos tempos para se adaptarem ao movimento #FiqueEmCasa.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.