Publicidade:

Aproveite os benefícios fiscais com energias renováveis

Se está a pensar em tornar-se mais ecológico, saiba que pode ter vantagens. Descubra os benefícios fiscais com energias renováveis de que pode usufruir.

Aproveite os benefícios fiscais com energias renováveis
Seja produtor ou consumidor, saiba quais os benefícios de que pode usufruir

Cada vez descobrimos mais danos causados pelo homem ao planeta. Ora é o plástico no oceano, ora a poluição ou o uso de combustíveis não renováveis. Mas, felizmente, também parece existir um número crescente de pessoas preocupadas em reverter estas e outras situações. O Estado não dá muitos incentivos a quem queira fazer a sua parte mas, ainda assim, há algumas ajudas para pequenos produtores e consumidores. Vamos apresentar-lhe benefícios fiscais com energias renováveis, para que fique a saber concretamente que vantagens são essas e pense seriamente em adaptar o seu consumo de energia. É bom para o planeta e para o seu bolso!

Uma das formas de sermos mais “verdes” é através do tipo de energia que escolhemos usar. E, apesar de algumas soluções serem dispendiosas, ficarão mais baratas do que o preço que iremos pagar se não nos preocuparmos com o assunto agora.

Benefícios fiscais com energias renováveis para produtores e consumidores

Benefícios Fiscais com energias renováveis

Não são só os consumidores que têm benefícios fiscais com energias renováveis. Também os pequenos produtores têm condições criadas pelo Governo que lhes permitem que o encargo seja menor.

Independentemente da categoria em que se insere, veja todas as vantagens disponíveis e avalie se poderá vir a usufruir destas benesses.

Produtores de energias renováveis

Não são só as pessoas que podem ter benefícios fiscais com energias renováveis. Quem a produz também. Em 2015, o Governo fixou o valor de 95€ por megawatt por hora (MWh) para unidades de pequena produção de eletricidade. Há cerca de 10 anos pagava-se 650€/MWh, por isso este valor que foi renovado por mais um ano, no início de 2018, traduzindo-se num forte incentivo para os pequenos produtores.

Consumidores de energias renováveis

No caso dos benefícios fiscais com energias renováveis para particulares, há a possibilidade de se ter uma redução de 50% no valor do IMI. Estão sujeitos a este benefício os prédios urbanos que seja exclusivamente afetos à produção de energia através de fontes renováveis. Esta redução do valor do IMI é válida a partir do ano em que esta produção se verifique, pelo prazo de 5 anos.

Infelizmente, não são muitos os benefícios fiscais com energias renováveis. Mas, se pensarmos bem, mesmo que não tenhamos benefícios, temos uma dupla vantagem ao aderir a este tipo de energia. Em muitos casos, a médio prazo acaba por compensar economicamente e, acima de tudo, estamos a proteger o nosso planeta. Por isso, talvez esteja na hora de repensar os seus consumos.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].