Publicidade:

Como fazer a lista de compras: 6 dicas e 4 apps muito práticas

Depois de aprender como fazer a lista de compras como um profissional, a logística diária vai ficar mais fácil. Como bónus, partilhamos dicas para poupar.

Como fazer a lista de compras: 6 dicas e 4 apps muito práticas
Torne esta tarefas um processo simples e agradável

Acabou de chegar do supermercado com mil e uma coisas e, assim que pousa os sacos, lembra-se: “a carne para o jantar de hoje!” Mais uma vez, esqueceu-se de um item essencial e vai ter de lá voltar e perder mais tempo. Quem não gostaria de saber como fazer a lista de compras de forma a que não falte nada e tudo corra sem percalços? Experimente seguir as nossas dicas e veja como tudo vai ficar mais fácil.

Como fazer a lista de compras à prova de falhas


3 modelos de listas de compras para poupar tempo e dinheiro

Preparação e organização acima de tudo

Para saber como fazer a lista de compras mais completa e eficiente possível é preciso fazer algum trabalho de preparação. Faça um check up geral aos seus armários e ao frigorífico para ver o que já tem e o que realmente precisa.

Aproveite para ver se está tudo dentro do prazo de validade e em boas condições de consumo. Este passo pode parecer um pouco demorado de início, mas depois de criar a rotina vai acabar por lhe poupar tempo.

Faça ementas semanais

Com base naquilo que tem em casa, faça ementas para toda a semana. E, face à ementa desenhada, veja o que precisa de incluir na sua lista de compras. Se fizer tudo isto ao fim de semana não vai desesperar nos finais de tarde dos dias de semana.

Aproveite o histórico de compras

Cada casa tem os seus padrões de consumo. E tem, por isso, alguns ingredientes e alimentos que são praticamente os ‘indispensáveis’ da semana. Estipule esses itens e inclua sempre na lista, como sendo ‘fixos’. Desta forma não se vai esquecer e pode passar a tarefa a alguém lá de casa sem falhas.

Separe os itens por local de compra

Adquira o hábito de visitar os folhetos online ou no telemóvel dos supermercados mais próximos de sua casa e verifique as promoções. Se fizer bem as contas, pode bem valer a pena visitar mais do que uma superfície comercial. Ao fazer a lista de compras, identifique logo em qual dos supermercados vale a pena comprar.

Pense nas necessidades por pessoa

Outra das dicas que o pode ajudar a saber como fazer a lista de compras de forma irrepreensível será pensar não por área (cozinha, casa de banho, lavandaria, etc.), mas sim por pessoa. Tem um bebé em casa? O que está ele a precisar? Fraldas, toalhitas, papa e frutas? E o mais velho? Peças de fruta e tostas para o meio da manhã? E no seu caso? Escreva o nome de cada um e vá preenchendo com as necessidades.

Invista numa lista de compras colaborativa

Uma forma de ter sucesso e saber como fazer a lista de compras da melhor maneira possível pode ser através da promoção de um documento colaborativo. Faça como funcionar melhor, seja online, num papel grande colado no frigorífico ou num suporte especificamente comprado para o efeito, o que importa é que todos contribuam para o mesmo e vão colocando as necessidade que vão sentido.

4 apps de lista de compras para o telemóvel


10 compras de supermercado que são um erro

Além de todas estas dicas importantes sobre como fazer a lista de compras, há sempre uma ajuda extra nos meios digitais. Existem algumas apps para smartphone que são gratuitas e podem ajudá-lo muito a cumprir esta tarefa com clara distinção.

Lista de Compras Super Simples

A Lista de Compras Super Simples vai ajudá-lo a tornar as compras um processo rápido e fácil. Pode agrupar os itens por categorias, por supermercados, partilhar com outras pessoas e até criar alertas e lembretes para comprar mais quantidades. Está disponível para Android.

Ver app >>

Listonic

Foi a app de lista de compras melhor classificada e mais descarregada em 2018 e é realmente muito prática. Muito intuitiva, permite colocar o valor dos produtos e calcular quanto vai gastar, assim como agrupar os itens por categorias, supermercado ou até fazer uma lista especial para um evento específico (por exemplo, festa de aniversário). Está disponível para Android e iOS.

Ver app >>

Mama

Esta app foi criada especialmente para as mamãs e respetivos rebentos, claro. A Mama facilita a procura de tudo o que diga respeito à maternidade e à tarefa de criar uma criança e encontra ainda os melhores descontos. Uma grande ajuda para o período tão especial que é ser mãe (ou pai) de bebés ou crianças. Está disponível para Android e iOS.

Ver app >>

Sapo Promos

Esta app não é propriamente uma app de fazer listas de compras, mas pode ajudá-lo a poupar muitos euros. Este agregador de promoções dá-lhe a conhecer diariamente centenas de produtos e serviços em promoção. Além de poder ver os folhetos por concelhos, pode ainda subscrever as suas lojas e receber notificações. Está disponível para Android e iOS.

Ver app >>

Veja também: