Publicidade:

Datas de pagamentos da Segurança Social em março de 2019

À espera de saber as datas de pagamentos da Segurança Social em março? Não tem de esperar mais: já se sabe quando o dinheiro vai começar a circular.

Datas de pagamentos da Segurança Social em março de 2019
Já se sabem os prazos

Todos os meses, há milhares de portugueses à espera de saber como podem organizar a vida financeira em função dos apoios estatais. As datas de pagamentos da Segurança Social em março já foram publicadas pelo Estado e fomos anotar cada uma – para que nada falte na hora de fazer as contas.

Datas de pagamentos da Segurança Social em março


Datas de pagamentos da segurança social em março

Prestação para a inclusão

Os beneficiários da prestação social para a inclusão vão ser os primeiros a receber os apoios estatais, já que a Segurança Social agendou o processamento dos pagamentos para o dia 8 de março.

Esta data, no entanto, serve de referência apenas para quem recebe o subsídio por transferência bancária, já que as cartas-cheque são processadas no mesmo dia mas ainda precisam de alguns dias suplementares para chegarem às caixas de correio dos destinatários – e o número de dias suplementares necessários só depende da rapidez dos serviços de entrega postal.

Pensionistas

As pensões também estão logo no início das datas de pagamentos da Segurança Social em março. Neste caso, as transferências bancárias começam no dia 8, mas é importante notar que, por ser uma sexta-feira, é provável que alguns pensionistas só tenham o dinheiro disponível na segunda-feira seguinte, por conta do tempo que as operações bancárias levam (são suspensas ao fim de semana).

Ainda nas pensões, os beneficiários que recebem por vales de correio podem contar com a emissão dos documentos a partir do primeiro dia útil do mês (que, nas datas de pagamentos da Segurança Social em março, calha ao dia 1) e até ao dia 10. O processamento é feito por ordem alfabética dos nomes dos beneficiários, por isso a rapidez com que o dinheiro fica disponível depende da letra pela qual o seu nome começa.

De recordar também que no primeiro dia útil do mês são emitidos os vales de correio para as Regiões Autónomas, mas, mais uma vez, a entrega dos documentos aos beneficiários vai depender do desempenho dos serviços de entrega postal, que não depende do Estado.

Prestações familiares e subsídios de desemprego / doença / parentalidade

Determinam as datas de pagamentos da Segurança Social em março que as prestações familiares são pagas ao dia 15, por transferência bancária, e a partir do dia 15, para quem recebe por vale de correio.

Também a primeira parcela dos subsídios de desemprego, doença e parentalidade – que, como sabemos, são pagos em duas fases – tem lugar ao dia 15. Mais uma vez, o pagamento por carta-cheque é processado no dia 15 mas está dependente da rapidez com que os correios entregam as cartas aos respetivos destinatários em todo o país.

Rendimento Social de Inserção

Os beneficiários do apoio mais famoso do Estado podem contar receber uma transferência bancária no dia 22 deste mês, data a partir da qual também começam a ser enviados os vales de correio a quem recebe o apoio desta forma.

Apoios de Ação Social

A Ação Social aparece na lista das datas de pagamentos da Segurança Social em março ao lado do Rendimento Social de Inserção: é paga ao dia 22 por transferência bancária. A mesma data determina o início da emissão das cartas-cheque, e, correndo bem, os correios precisarão de poucos dias para entregar cada carta ao respetivo beneficiário.

Segundas prestações de desemprego, doença e parentalidade

É ao dia 28 de março que chegam as segundas prestações dos subsídios de desemprego, de doença e de parentalidade, que, como já referimos acima, são pagos em duas parcelas mensais.

O processo é em tudo semelhante ao das primeiras prestações: dia 28 são feitas as transferências bancárias e a partir do mesmo dia começa a emissão das cartas-cheque para posterior envio pelo serviço postal para os beneficiários.

Pensões e subsídios por doença profissional

Apesar de ainda estarmos a falar das datas de pagamentos da Segurança Social em março, os beneficiários de prestações e subsídios relativos a doenças profissionais vão ter de esperar até ao dia 2 de abril para verem o dinheiro entrar na conta.

O pagamento destes apoios sociais está agendado para o segundo dia do mês, quando são ordenadas as transferências bancárias, e também os vales de correio são emitidos e enviados a partir dessa data. Uma vez concluído o processo, é torcer para que os correios não falhem nem atrasem a entrega das cartas.

Notas adicionais


Não custa relembrar que, tal como acontece com todas as outras transferências bancárias, aquelas que são ordenadas pelo Estado podem atrasar se a data original calhar a um sábado, a um domingo ou a um feriado. Quando tal acontece, os pagamentos são processados apenas no dia útil seguinte.

Também importante é saber que as Regiões Autónomas sofrem sempre um atraso ligeiramente maior na receção dos vales de correio e das cartas-cheque, já que os serviços postais tendem a ter um prazo de entrega mais longo para estas zonas.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].