Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
05 Mar, 2020 - 18:30

Tem direito a abono, subsídios ou pensões? Veja quando vai receber

Marta Maia

Conheça as datas de pagamentos da Segurança Social em março e fique a saber em que dia vai receber a pensão ou subsídio social a que tem direito.

datas de pagamentos da segurança social em março

Como já vem sendo habitual, damos-lhe conta das datas de pagamentos da Segurança Social em março. Se é beneficiário de subsídios sociais já pode fazer contas e saber, com rigor, como gerir o seu mês do ponto de vista financeiro.

Consulte de seguida o dia em que deverá receber a sua pensão, apoio ou subsídio.

Datas de pagamentos da Segurança Social em março

2 de Março

O mês começa primeiro para quem recebe pensões e subsídios por doença profissional. Logo no dia 2, a Segurança Social processa todos os pagamentos para estes beneficiários, sejam as transferências bancárias, sejam os vales de correio.

O alerta é o mesmo de sempre: quem recebe por vale de correio pode ter de esperar um pouco até ter o dinheiro na mão, já que está dependente dos serviços dos CTT.

9 de Março

Apesar de serem apoios sociais diferentes, pensões e complemento solidário para idosos são pagos em conjunto aos beneficiários que sejam elegíveis para ambos.

O dia 9 de março, logo depois do Dia Internacional da Mulher, é dia de respirar de alívio para os mais velhos – pelo menos para os que recebem por transferência bancária. Os que recebem o apoio por vale de correio ainda podem ter de esperar mais uns dias, já que os pagamentos são processados a partir dessa data, por ordem alfabética.

A prestação social para a inclusão, paga mensalmente em dinheiro para ajudar indivíduos com deficiência ou incapacidade nos encargos acrescidos com a sua condição, chega também a dia 9 de março, nos mesmos moldes e prazos que as pensões de velhice. 

16 de março

Só a meio do mês, ao dia 16, é que as prestações familiares figuram entre as datas de pagamentos da Segurança Social em março. Se recebe abono de família ou subsídio por assistência de terceira pessoa, por exemplo, é este o dia a anotar na sua agenda.

Todos estes apoios chegam de imediato por transferência bancária, mas os vales de correio também são processados no mesmo dia, pelo que não deverão demorar muito a chegar ao destino.

Contribuintes que foram pais, que estão de baixa ou que se encontram desempregados também têm de esperar pelo meio do mês para receberem parte do apoio que lhes é destinado. É que a primeira prestação dos subsídios de desemprego, de doença e de parentalidade só chega a 16 de março.

Se for elegível para um destes apoios, lembre-se que o pagamento é feito em dois momentos diferentes, uma metade de cada vez. Tenha isso em conta no planeamento e gestão das suas despesas mensais, uma vez que a segunda parte daquilo a que tem direito só chegará lá mais para o final do mês.

23 de março

É uma boa forma de começar a primavera para os beneficiários do rendimento social de inserção, que é pago no dia 23 de março, por transferência bancária e por vale de correio.

Mais uma vez, aplica-se a ressalva de que os vales de correio podem demorar um pouco mais a serem processados e entregues. As transferências bancárias, por outro lado, têm efeito imediato.

Os beneficiários de ação social também vêem os seus apoios processados ao dia 23 de março, sem falta. A data de chegada dos vales de correio é que depende dos CTT.

27 de março

A última das datas de pagamentos da Segurança Social em março é aquela que diz respeito à segunda metade do pagamento dos subsídios de desemprego, de doença e de parentalidade.

Só no dia 27 é que começam a ser feitas as transferências bancárias e a ser processados os vales de correio. É possível, por isso, que no último caso os beneficiários só venham a receber, efetivamente, o dinheiro já em abril.

Veja também