Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
27 Dez, 2018 - 10:20

10 melhores cidades para andar a pé e desfrutar ao máximo

Júlia de Sousa

Sejam avenidas principais ou ruas mais escondidas, há cidades que merecem ser conhecidas a andar. Eis as melhores cidades para andar a pé, em todo o mundo.

10 melhores cidades para andar a pé e desfrutar ao máximo

Para os amantes de viagens, a descoberta do novo destino é sempre o ponto alto da jornada. Ruas, monumentos, espaços mais emblemáticos ou mais discretos e desconhecidos. Certo é que cada destino tem sempre muito para oferecer e a melhor forma do conhecer é mesmo percorrendo todos os cantos e recantos, ao ritmo próprio de cada um, de forma a absorver o máximo de detalhes que o rodeiam. E, para isso, nada melhor do que andar a pé. Aperte os atacadores e fique a saber quais as melhores cidades para andar a pé.

10 melhores cidades para andar a pé e ficar a conhecer tudo

1. Munique (Alemanha)

Munique

A cidade alemã é um dos destinos que se enquadra nesta leva de cidades para andar a pé. Ao fazê-lo vai poder descobrir a magia que esta cidade da Baviera tem para lhe oferecer.

Um dos pontos a não perder é o Englischer Garten (Jardim inglês), que é um dos maiores parques da Europa e onde não faltam lagos, construções históricas e até uma casa de chá, por exemplo. Mas não só. A pé vai poder parar e desfrutar da arquitetura e dos detalhes dos prédios de Munique, onde não vai passar despercebida a catedral Frauenkirche.

2. Florença (Itália)

florença

Esta é, sem dúvida, uma cidade para andar pé, ou não estivesse grande o trânsito no centro da cidade, restrita a residentes e transportes públicos.

Por vezes comparada a um museu a céu aberto, Florença está repleta de monumentos históricos, situados a distâncias curtas uns dos outros, como é o caso da Cattedrale di Santa Maria del Fiore, por exemplo. Outro dos passeios obrigatórios são os emblemáticos Jardins de Boboli.

E, claro, não há viagem a Florença que não inclua uma passagem pela Ponte Vecchio (Ponte Velha), a única ponte que foi poupada durante a Segunda Guerra Mundial e que está repleta de cafés, bares, restaurantes e lojas onde vai poder parar para descansar os pés.

3. Marraqueche (Marrocos)

marraqueche

Mesmo que queira evitar andar a pé, não vai ser capaz de resistir a uma caminhada pela medina, o centro fortificado da cidade que abriga a famosa praça Jemaa el-Fnaa e o ziguezagueado em torno dela.

Mais impossível ainda será resistir também a uma incursão pelo bazar, repleto de encantadores de serpentes, músicos, domadores de macacos e comerciantes de tapetes, roupa, peles ou cerâmica, por exemplo.

4. Kyoto (Japão)

kioto

Ainda que faça parte da lista das cidades para andar a pé, é certo que em Kyoto também vai precisar de usar os transportes públicos, visto que os pontos turísticos mais emblemáticos estão afastados uns dos outros.

Mas nesta incursão pela cidade, vai pode deixar-se encantar pela mistura da história antiga e do modernismo que se cruzam em Kyoto. Templos, cerimónias de chá, flores são alguns dos encantos que a cidade tem para oferecer (e é apenas uma amostra).

5. Nova Iorque (Estados Unidos da América)

nova iorque

Sim, a cidade é grande. Sim, há muito para ver. Mas a verdade é que a Big Apple é uma das melhores cidade para andar a pé por terras do Tio Sam.

Ao percorrer a cidade a pé, vai poder passear pelos bairros de Manhattan (como o Soho, Little Italy ou o Central Park), passar pela 5ª Avenida ou cruzar a icónica Brooklyn Bridge. Se estiver cansado, o metro pode ser uma boa ajuda.

6. Paris (França)

paris

A Cidade do Amor tem muito para ver, mas percorrê-la a pé vai dar-lhe a oportunidade de descobrir os cantos e recantos desta que também é chamada a Cidade da Luz. Faça um passeio junto à margem do Sena, pelo Jardin des Tuileries ou pelos Champs-Elysees.

Deve, ainda, reservar tempo para visitar o Louvre, a catedral de Notre Dame, o Arco do Triunfo , passando ainda pela zona de Montmartre e as suas ruas caraterísticas, repletas de cafés cheios de charme, e a Basilique du Sacré-Cœur (basílica do Sagrado Coração).

7. Buenos Aires (Argentina)

buenos aires

Há quem lhe chame a Paris da América do Sul, em parte devido à possibilidade de poder ir a pé para qualquer lugar da cidade. Se vai percorrer a cidade a pé, então coloque na lista uma caminhada até ao bairro de Recoleta (para ir às compras), ao Paseo Del Rosedal (para andar por entre milhares de rosas) ou pelas ruas de Palermo Soho (a zona da moda, repleta de bares noturnos e restaurantes).

8. Sydney (Austrália)

Sydney

Se falamos de cidades para andar a pé, na lista não pode faltar Sydney. Do roteiro tem que fazer parte um passeio à beira-mar e uma caminhada pela Sydney Harbour Bridge, sem deixar de passar pela famosa Sydney Opera House.

9. Vancouver (Canadá)

Vancouver

É a terceira maior cidade do Canadá e – pode dizer-se – um paraíso para os amantes de uma boa caminhada. Uma boa prova disso mesmo são os mapas pedestres que se podem encontrar pela cidade.

Da lista de recomendações, consta um passeio de False Creek para Granville Island, num percurso que conduz os caminhantes por entre o Mercado Público, onde se pode encontrar uma vasta variedade de produtos locais. Inclua também um passeio pelo Stanley Park e pela Lions Gate Bridge.

10. Dubrovnik (Croácia)

Dubrovnik

Toda a zona da Cidade Velha é pedestre, o que significa que não terá outro meio de a explorar. Chamada de Pérola do Adriático, na Cidade Velha vai poder percorrer a avenida principal, Stradun, que é considerada uma das ruas mais charmosas do mundo. Sempre repleta de turistas, esta rua leva os caminhantes por um passeio até algumas das atrações mais emblemáticas da cidade.

A rua que liga o Portal de Pile (Vrata od Pila) ao Portal de Ploce (Vrata od Ploca), passa pela Grande Fonte de Onofrio, seguindo-se a Igreja do Santíssimo Salvador, o Mosteiro Franciscano e a Antiga Farmácia de Dubrovnik. Na outra extremidade da Stradum, está situada a Praça Luza, que é o ponto mais movimentado do Centro Histórico Dubrovnik.

Veja também: