Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Ramos
Sofia Ramos
22 Mai, 2018 - 11:36

Para viajantes seniores: os melhores destinos para a terceira idade

Sofia Ramos

Não há limites de idade para viajar e conhecer novos lugares. Em busca dos melhores destinos para terceira idade? Mostramos-lhe 8 opções dentro e fora do país.

Para viajantes seniores: os melhores destinos para a terceira idade

A chamada “terceira idade” pode ser a melhor idade para viajar. Com maior flexibilidade de tempo e disponibilidade para passear, viajar nesta fase mais madura da vida é uma forma de viver novas experiências e se manter ativo e motivado.

Se as suas condições físicas e financeiras o permitirem, parta à descoberta de novos lugares e culturas, tanto em Portugal como no estrangeiro, ou aproveite para redescobrir aqueles lugares onde já foi muito feliz. Veja as nossas sugestões de alguns dos melhores destinos para terceira idade em Portugal e no estrangeiro.

Melhores destinos para terceira idade: 8 sugestões a pensar em férias sénior

1. Madeira, Portugal

Câmara de Lobos, Madeira

A ilha da Madeira é um verdadeiro jardim à beira-mar plantado, oferecendo a atmosfera perfeita para umas férias tranquilas, pontuadas por visitas culturais, paisagens naturais de cortar a respitação e momentos gastronómicos inesquecíveis.

As casas típicas de Santana, a aldeia de Câmara de Lobos, as piscinas naturais de Porto Moniz, o mercado do Funchal com as suas flores e frutas coloridas, os bordados, a cestaria em verga: há todo um mundo de coisas bonitas para descobrir na terra que viu nascer Cristiano Ronaldo. E se gostar de praia, pode ainda associar à sua viagem uns dias na maravilhosa ilha de Porto Santo.

2. Vila Nova de Cerveira, Portugal

Vila Nova de Cerveira

Receber bem e fazer-nos sentir em casa é apanágio das gentes do Minho e Vila Nova de Cerveira não é exceção. Aqui, sugerimos que fique alojado no Inatel, caso seja associado, um hotel de 4 estrelas rodeado de natureza.

Para além de passear pelo bonito centro histórico de Cerveira, aproveite para conhecer Vila Praia de Âncora, Caminha e Valença. Saiba que em Caminha poderá apanhar um ferry-boat que o leva a La Guardia, na Galiza, onde poderá deliciar-se com ótimas tapas e mariscos.

3. Cruzeiro no Douro, Portugal

Douro

Cada vez mais procurado pelos estrangeiros, o Douro é uma das regiões mais bonitas do nosso país. Uma das melhores formas de conhecer este vale de socalcos mágicos, onde são produzidos vinhos de fama internacional, é fazer um cruzeiro.

Falamos de um cruzeiro de vários dias: assim, de forma cómoda, sem ter de transportar malas entre hotéis, poderá apreciar a majestosa paisagem duriense, ir conhecendo as localidades e visitando algumas quintas produtoras de vinho. Uma viagem memorável, tanto para o olhar, como para o paladar. Pode ver algumas opções aqui e aqui.

4. Estâncias termais, Portugal

Estâncias termais portuguesas

Sabe quantas estâncias termais existem em Portugal? Não 10, não 20, mas 35 termas espalhadas por todo o país, sem contar com a Madeira e os Açores. Um número incrível, graças às propriedades terapêuticas das nossas águas. E não pense que só pode passar férias nas termas quem precisa de fazer tratamentos, nada disso!

Atualmente, os centros termais oferecem um leque alargado de serviços a todos aqueles que queiram usufruir de momentos de relaxamento e bem-estar, através de massagens variadas e banhos de piscina, por exemplo. Para além disso, as nossas termas estão sempre rodeadas de jardins e espaços tranquilos, onde sabe bem caminhar e respirar ar puro. Conheça aqui a lista das estâncias termais.

5. Salamanca, Espanha

Salamanca, Espanha

Numa seleção dos melhores destinos para terceira idade, não precisamos de ficar apenas por Portugal. Por que não atravessar a fronteira e rumar até uma das mais bonitas cidades espanholas? Salamanca é uma cidade histórica, repleta de ruas encantadoras que desembocam na sua maravilhosa Praça Maior, para muitos a mais bonita de toda a Espanha.

Os edifícios das universidades, as catedrais, as igrejas, os museus e a ponte sobre o rio Tormes são visitas obrigatórias. Relaxar nas esplanadas ou nos jardins deve fazer igualmente parte do programa, assim como fazer compras nas inúmeras lojas, onde se destacam as excelentes sapatarias e as ourivesarias com as peças da cultura “charra” (campestre), que faz lembrar a filigrana de Viana do Castelo.

6. Miami, EUA

Miami, Flórida, EUA

Sabia que é para a Flórida, nomeadamente para Miami, que se mudam muitos norte-americanos de outros Estados assim que se reformam? O clima ameno durante todo o ano é um dos motivos, mas a verdade é que a qualidade de vida local ultrapassa a questão meteorológica e isso nota-se na atmosfera alegre e “mundana” da cidade.

Mas o que fazer em Miami? Estender a toalha nas praias de areia branca e águas tranquilas, dar passeios pela avenida Ocean Drive, visitar os parques temáticos, o jardim botânico ou os zoológicos e dar passeios de barco, incluindo alguns mais radicais nos famosos pântanos, são apenas algumas ideias. Shoppings gigantes e ótimos restaurantes são outros trunfos à sua espera.

7. Bruges, Bélgica

Bruges, Bélica

Há quem chame a esta cidade da Flandres a “Veneza do Norte”, o que já faz antecipar a sua beleza. A par dos canais, é a típica arquitetura dos edifícios que nos prende mais a atenção. Não deixe de fazer um passeio de barco para apreciar todo o carisma de Bruges.

A monumental Grand Place, com a torre do Grote Markt de 83 metros de altura; a Câmara Municipal com o seu estilo gótico; o museu Groeninge recheado de obras dos mestres da pintura flamenga; os ateliers de rendas de bilros e os bares e restaurantes onde não faltam excelentes cervejas, vão ser pontos memoráveis do seu roteiro.

8. Creta, Grécia

Creta, Grécia

Por fim, nesta lista de melhores destinos para terceira idade, sugerimos-lhe uma ilha grega. Longe do bulício e da animação noturna de ilhas mais badaladas como Mykonos ou Santorini, Creta oferece tranquilidade, sem ter de abdicar de boas praias e do melhor da cultura grega, nomeadamente a simpatia dos habitantes e a deliciosa culinária.

A maior ilha grega e a 5ª maior do mediterrâneo é um destino especialmente indicado para quem está em boa forma física e gosta de caminhar, pois algumas das suas maiores atrações, como a Balos Beach, estão escondidas e exigem algum esforço para lá chegar.

Em Heraklion, a capital de Creta, destacam-se as muralhas e vários monumentos datados da Idade Média, como as românticas fontes venezianas e turcas. No mercado da cidade, deixe-se inspirar pelos aromas de ingredientes puros como as amêndoas, o azeite, o mel e as ervas aromáticas, entre outras delícias.

Veja também: