Publicidade:

7 truques infalíveis para usar melhor a máquina de secar

Passar a ferro é uma das tarefas domésticas mais aborrecidas. Saiba como usar a máquina de secar de forma mais eficiente e poupar, assim, horas a engomar.

7 truques infalíveis para usar melhor a máquina de secar
Dê descanso ao ferro de passar

Apesar de existir uma ideia generalizada de que a máquina de secar roupa é sinónimo de uma fatura muito elevada de eletricidade no final do mês, a verdade é que se aprender a utilizá-la de forma mais eficiente, esse gasto fica mais diluído já que vai poupar (e muito) no ferro.

E poupa dinheiro e muito, muito tempo! Passar a ferro uma montanha de roupa pode ser igualmente ou até mais dispendioso do que usar a máquina de secar, dado que o ferro consome muita energia, principalmente se insistirmos em passar roupa que não precisava e que já podia estar impecavelmente arrumada. Vamos descobrir como?

Tire o máximo partido da sua máquina de secar


1. Manual de instruções visto e revisto

Em primeiro lugar, é essencial conhecer bem a sua máquina de secar. Não deite fora ou arrume numa gaveta o manual de instruções para nunca mais se lembrar dele, ou num local onde seja difícil consultá-lo. Só assim vai conseguir tirar o máximo partido da sua máquina de secar.

Bem sabemos que pode não ser a tarefa mais agradável de se fazer, mas conhecer bem a sua máquina vai-lhe poupar horas e euros a médio e longo prazo!

Com a leitura do manual vai ficar a conhecer qual o programa mais indicado para cada tipo de roupa e assim conseguirá tirar o máximo partido da mesma – vai até descobrir que o seu modelo possui um programa anti vincos!

2. Dobrar a roupa antes de a deixar arrefecer

As máquinas que emitem um som no final do programa são bastante práticas, porque nos chamam a atenção. Mas se a sua máquina não tem essa função, conheça os tempos de cada programa e defina um alarme no seu telemóvel.

Se retirar a roupa da máquina ainda quente e a dobrar imediatamente, perceberá que, na maior parte dos casos, as peças não precisarão de ser passadas a ferro. Ao fazer isto estará a poupar imenso tempo e dinheiro.

3. Tenha atenção à capacidade da máquina

máquina de roupa

Este conselho vai evitar umas belas tardes passadas de volta do ferro de engomar. Se, por um lado, deve evitar utilizar a máquina de secar roupa apenas com uma ou duas peças de roupa, uma vez que vai gastar energia desnecessariamente, tal também não significa que a deve encher ao máximo.

Utilizar uma capacidade de carga superior à anunciada vai ser sinónimo de roupa toda amarfanhada e a precisar de ser engomada, uma a uma. Opte antes por utilizar a máquina de secar roupa um pouco abaixo da sua capacidade máxima, de forma a tirar o maior partido possível da mesma.

4. Sabia que um pano molhado resolve os piores vincos?

Mesmo usando o truque de dobrar a roupa imediatamente após terminar o ciclo, haverá sempre algumas peças que apresentam vincos mais difíceis e teimosos e que, à partida, só o seu ferro o conseguirá fazer.

Mas antes de avançar para isso, experimente este truque: coloque as peças que estejam mais engelhadas na sua máquina de secar, juntamente com um pano molhado, ligue a máquina de secar durante cerca de 15 minutos e, no fim, retire a roupa e sacuda-a bem. O que vai acontecer é que a humidade do pano, com a temperatura do programa de secar, se vai transformar em vapor dentro da máquina de secar e isso vai ajudar a eliminar os vincos mais difíceis. Este truque elimina não só vincos como também muitas dores de cabeça!

5. Não descure a manutenção

Aposte na limpeza frequente dos filtros do canal de ventilação da máquina de secar de forma a evitar obstruções. E não se esqueça de despejar o depósito de água no caso de possuir.

Só garantindo uma boa manutenção e inspeção periódica vai garantir que ela está preparada para funcionar a todo o vapor.

6. Atenção às etiquetas das roupas

etiqueta de roupa

Tão importante quanto o manual de instruções da máquina é o manual de instruções de cada uma das peças de roupa que pretende secar. Como assim, manual de instruções das peças de roupa? Sim, elas têm um: chama-se etiqueta!

Assim que compra uma peça de roupa, grande parte das pessoas corta a etiqueta com uma tesoura e deita-a fora. É uma atitude errada, pois está a eliminar o bilhete de identidade daquela peça.

É na etiqueta que vai saber se a peça pode ir à máquina de secar, a que graus pode ser sujeita e se pode ser engomada. Se as etiquetas o incomodarem, guarde-as num local acessível e identificando a peça em questão ou fotografe antes de eliminar.

7. Tenha atenção ao consumo na hora de comprar

Finalmente, uma dica que é bastante útil no caso de estar a pensar adquirir uma máquina de secar, é a questão da análise do seu consumo. Prefira máquinas energeticamente mais eficientes – de A para cima – mesmo que isso exija um investimento maior. No final das contas vai compensar largamente!

Ao usar estes truques, vai notar que quase toda a sua roupa fica impecável para ser arrumada e usada depois de sair da máquina de secar. Assim, estará a poupar tanto tempo como dinheiro, e ainda evitará as tradicionais dores de costas de quem passa muito tempo a passar a ferro.

Aproveite o tempo que lhe vai sobrar para se dedicar a outras atividades que lhe trazem mais prazer do que passar a ferro.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação