Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
21 Jun, 2019 - 12:40
O que fazer quando está atrasado para uma entrevista de emprego?

O que fazer quando está atrasado para uma entrevista de emprego?

Catarina Milheiro

Quando está atrasado para uma entrevista de emprego é crucial que saiba o que deve fazer e dizer. Atente às dicas que temos para partilhar consigo.

O artigo continua após o anúncio

A entrevista de emprego é, depois de todos os testes e preparação, a prova mais exigente para qualquer candidato a um emprego. Se por algum motivo sentir que vai chegar atrasado para uma entrevista de emprego, deve saber como agir perante o recrutador.

Afinal, os atrasos podem acontecer a qualquer, mas é importante que saiba exatamente qual deve ser a sua postura e aquilo que deve ou não dizer. Não se esqueça de mostrar sempre respeito pelo entrevistador e pedir desculpa pelo incómodo que poderá ter causado.

Está atrasado para uma entrevista de emprego? Saiba o que fazer

Quando tem uma entrevista de emprego marcada, o ideal seria preparar-se com alguma antecedência e precaver possíveis atrasos, tentando chegar sempre cerca de 15 minutos antes. Apesar de todos sabermos que os atrasos podem acontecer, a verdade é que ninguém gosta de esperar (muito menos quando se trata de um recrutador).

Na maioria das vezes, os atrasos acontecem porque perdemos o transporte público ou por apanharmos trânsito pelo caminho, ou até mesmo porque nos perdemos à procura do local. Mas pense connosco, se no dia anterior se preparar para tudo isto, as hipóteses de chegar atrasado à entrevista serão muito menores.

Se tiver tido todos estes fatores em conta e mesmo assim sentir que está atrasado para uma entrevista de emprego, tenha consciência de que muito provavelmente estará a causar, logo à partida, uma impressão menos positiva no recrutador.

E embora esse facto não abone a seu favor, isso não significa automaticamente que não vá conseguir o emprego. Assim sendo, assuma o erro de forma oportuna, sucinta e direta e siga as nossas dicas.

entrevista de emprego

1. Informe o recrutador que vai chegar atrasado

Se está atrasado para uma entrevista de emprego, a primeira coisa a fazer é informar imediatamente o entrevistador, demonstrando respeito pelo tempo dele.

Mesmo que o atraso não seja certo e algo lhe diga para apostar na sorte, não o faça. O melhor é prevenir-se, desde logo, para o pior cenário.

O artigo continua após o anúncio

Ao comunicar à empresa que poderá chegar uns minutos atrasado, deve indicar ainda a hora que espera chegar. Lembre-se que ao demonstrar que teve a capacidade de comunicar o atraso, está a refletir um pouco da sua personalidade como pessoa e como profissional.

2. Assuma a responsabilidade do seu atraso

Assumir a responsabilidade do seu atraso é aquilo que deve assim que chega à entrevista. Não perca tempo a depositar a culpa nos semáforos, no acidente que apanhou pelo caminho ou noutra coisa qualquer. Culpar os outros por uma responsabilidade que é sua só irá demonstrar que não é responsável, podendo mesmo transparecer uma atitude defensiva.

Não se esqueça que a empresa não está interessada em saber quais foram os motivos que levaram ao seu atraso, eles apenas sabem que chegou atrasado e esse aspeto negativo, pode ser visto de diferentes formas por diferentes recrutadores. Por isso mesmo, peça desculpa por qualquer tipo de incómodo que possa ter causado. Afinal uma atitude como esta só irá demonstrar que é responsável.

3. Aceite o facto de que a sua entrevista possa ser reprogramada

Se está atrasado para uma entrevista de emprego, então deve estar preparado para que esta seja remarcada. A empresa poderá dizer que já não vale a pena ir e remarcar para outro dia e hora diferentes.

Se for esse o caso, responda de uma forma humilde, mostrando compreensão e, claro, receptividade a um reagendamento. Reconhecer o seu atraso e saber lidar com esta situação de forma serena mostrará ao entrevistador a sua capacidade de resolução de problemas no trabalho.

4. Não faça do atraso o centro da entrevista

Como já referimos, estar atrasado para uma entrevista de emprego não significa automaticamente que vá perder a oportunidade.

É essencial que reconheça que está atrasado sem que torne o atraso no foco da entrevista. Peça desculpa no início, mostre-se preocupado pelo facto de ter chegado um pouco atrasado, mas saiba contornar a situação. Além disso, pode sempre enviar um email depois da entrevista, agradecendo pela compreensão que o recrutador teve.

Lembre-se que a chegada tardia, por si só, já irá ser uma distração tanto para o entrevistador como para si. Por isso, opte por não insistir mais nesse assunto ao longo da conversa.

O artigo continua após o anúncio

Esteja atento, no entanto, às reações que o entrevistador vai tendo e, se vir que é necessário, volte a pedir desculpa pelo incómodo causado mais uma vez no final da entrevista.

Veja também: