ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
06 Abr, 2021 - 16:28

Conheça as avarias mais comuns por marcas e modelos de carros

Afonso Aguiar

Está a ponderar comprar um carro novo? Se sim, é melhor conhecer as avarias mais comuns por marcas e modelos entre os carros mais vendidos em Portugal.

pessoa a carregar bateria do carro, uma das avarias mais comuns por marcas e modelos

Comprar um carro é uma decisão importante e dispendiosa. Assim, saber quais as avarias mais comuns por marcas e modelos poderá, à partida, evitar recorrentes idas ao mecânico e à carteira.

Nesse sentido, é importante não só descobrir quais os modelos cujas características mais o atraem, mas também quais aqueles que têm uma maior fiabilidade ao longo do tempo, e consequentemente que vão dar mais ou menos problemas.

Utilizando os dados do ACP (Automóvel Clube de Portugal), verificamos na plataforma norte-americana sobre queixas automóveis, Car Complaints, e também na empresa automobílistica de peritagem DEKRA, os problemas que afetavam os carros mais vendidos em Portugal em 2020.

Assim, consideramos que estas são as avarias mais comuns por marcas e modelo entre os carros mais vendidos em Portugal em 2020. A lista está ordenada do carro mais vendido em Portugal até ao menos vendido.

Avarias mais comuns por marcas e modelos

Deixamos-lhe os resultados das avarias mais comuns por marcas e modelos. Confira se o seu carro faz parte da lista.

Renault Clio (7989 unidades vendidas)

Embora não seja um automóvel de gama alta, é conhecido pela sua longevidade. Não há muitos registos de queixas sobre o Renault Clio.

Talvez o maior problema sejam os faróis desalinhados.

Mercedes-Benz Classe A (5978 unidades vendidas)

Também este modelo não tem fama de ter muitos problemas. Os poucos registos de queixas reportam-se essencialmente aos acessórios interiores.

Peugeot 208 (3903 unidades vendidas)

Embora sem grandes registos de queixas, existem três falhas a apontar a este modelo:

  • erros no armazenamento da informação das emissões;
  • problemas no sistema de travagem;
  • problemas no sistema de iluminação.

Citroën C3 (3361 unidades vendidas)

A Dekra aponta a perda de óleo do motor e a caixa de velocidades, desgaste das pastilhas de travão e dos discos, bem como defeitos no suporte de escape como falhas deste modelo.

BMW Série 1 (3198 unidades vendidas)

As fugas nos amortecedores e os danos nas borrachas do para-choques são os principais problemas deste modelo. No entanto, também não são assim tantos os queixosos.

Renault Mégane (3044 unidades vendidas)

Segundo a Dekra, assim como no Peugeot 208, este modelo apresenta falhas no sistema de travagem, no sistema de iluminação e no armazenamento da informação das emissões.

Fiat 500 (2757 unidades vendidas)

O Fiat 500 tem um volume de queixas mediano segundo a Car Complaints. As maiores falhas costumam residir no acessórios do interior do veículo.

Ford Focus (2685 unidades vendidas)

Segundo a Car Complaints, algumas versões do Ford Focus faz parte da lista do 20 piores carros de sempre, pelo menos no que a queixas diz respeito.

Convém dizer que em qualquer versão o Ford Focus as principais reclamações têm a ver com problemas de transmissão.

Peugeot 308 (2518 unidades vendidas)

Apesar da popularidade deste modelo da marca francesa, ele não vem sem problemas.

As principais avarias estão relacionadas com questões elétricas não relacionadas com o motor e com o sistema de infotainment e navegação.

Dacia Sandero (2427 unidades vendidas)

É um dos carros com mais populares, sendo também um dos que apresenta mais problemas. Apresenta, essencialmente, problemas elétricos associados ao motor e falhas na caixa de velocidades e no sistema de infontainment e navegação.

Seat Leon (2378 unidades vendidas)

As principais avarias do Seat Leon residem na bateria e no sistema de ar condicionado.

Nissan Qashqai (2158 unidades vendidas)

O Nissan Qashqai acarreta consigo problemas na bateria e no sistema elétrico não relacionados com o motor.

Mercedes-Benz Classe C (1638 unidades vendidas)

Além de ser um dos carros menos fiáveis, no dia 27 de março de 2021 foi noticiado que muitas versões deste modelo foram chamadas de volta pela Mercedes, uma vez que a pala protetora do sol estava a sair com regularidade.

Tesla Model 3 (1273 unidades vendidas)

Segundo a Car Complains, nos EUA, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) recebeu uma petição para que todos os modelos da Tesla pudessem ser reconduzidos à marca gratuitamente para resolver problemas de aceleração que, alegadamente, haviam provocado mais de 200 acidentes.

Apesar da Autoridade Norte-Americana ter dado o processo de investigação como terminado, afirmando que os problemas estavam relacionados com o mau uso dos pedais por parte dos condutores, o elevado número de acidentes envolvendo Teslas, sugere que poderá haver algum fundo de verdade na reclamação.

Volkswagen Golf (1243 unidades vendidas)

Entre os vários problemas comuns encontram-se avarias ao nível da bateria, do motor e do sistema de infotainment e navegação.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].