Ekonomista
Ekonomista
29 Set, 2022 - 15:40

Badajoz: história centenária com Elvas mesmo ali à vista

Ekonomista

Sim, há sempre a piada dos caramelos, mas Badajoz conta com património histórico ímpar. Uma viagem surpreendente a um passado bem conservado.

Pontes em badajoz

Badajoz é uma cidade repleta de história, passado e muitos monumentos e uma referência incontornável da região da Estremadura.

A cidade está ainda ligada ao início da nacionalidade, uma vez que foi ali, em 1169, que o nosso primeiro rei, Afonso Henriques, se magoou com gravidade numa perna, ao bater contra o ferrolho de uma das portas da cidade, durante uma das muitas batalhas que teve contra castelhanos e mouros. Dizem os historiadores que nunca mais foi o mesmo.

Porém, Badajoz é um cidade lindíssima e basta conhecer a sua grande catedral, as suas pontes e a sua paisagem para perceber por que faz sentido, assim que seja possível, programar uma escapadinha até lá. Assim, fique desde já a conhecer as suas principais atrações e mergulhe nos encantos e riquezas deste destino vizinho.

O que é imprescindível ver em Badajoz

Praça de Badajoz
A Plaza Alta de Badajoz com as suas casas coloridas

Praça Alta

É um dos espaços icónicos de Badajoz que já funcionou como o centro e o próprio coração da cidade e, atualmente, é aí que funciona o Campus da Universidade. Trata-se de uma praça quadrangular, plana e ampla, que exibe belas construções e uma curiosa cerca árabe, percorrida por pórticos e arcadas.

Torre de Espantaperros

Um dos monumentos mais representativos e com mais destaque na cidade, esta torre tem cerca de 30 metros de altura, planta octogonal e corpo quadrangular. Como grande parte destas torres, a sua função primitiva era a vigia.

Junto a esta torre, encontra-se um edifício do século XVI, La Galera, que teve as funções de câmara municipal, paiol ou celeiro, hospício, prisão, e museu arqueológico. Ao redor existe um belíssimo jardim, repleto de vestígios arqueológicos.

Forte mouro em Badajoz
A Alcazaba é o testemunho da presença dos mouros na cidade

Alcazaba

Situada na parte mais alta da cidade de Badajoz, este aglomerado foi construído no ano de 875. Tinha três portas principais e vários torreões. No seu interior, encontrava-se o casario, três mesquitas e sumptuosos palácios. Atualmente, pode visitar aí o Museu Arqueológico Provincial.

Fortificações de Vaubán

Uma obra da segunda metade do século XVII, construída em pedra, tijolo e cal. Um complexo sofisticado e que é um excelente exemplar do melhor da engenharia militar da época. A muralha conta com oito baluartes, todos dispostos para o sul.

Fortaleza de Elvas no distrito de Portalegre
Não perca Elvas: a imponente fortaleza que defende o Alto Alentejo

Porta das Palmas

Outro monumento muito representativo da história da cidade. Uma porta que se encontra em frente da ponte de Palmas e que se apoia em dois cilindros coroados por ameias e rodeados na parte superior e na base por cordões decorativos.

Ao longo dos anos, esta porta sofreu várias remodelações e usos. Serviu de acesso fortificado da cidade e, também, de ponto de controlo para efeitos fiscais. Atualmente, faz parte do património e da lista de monumentos de Badajoz.

Museu Arqueológico

Uma mansão senhorial fortificada, construída em alvenaria de pedra e tijolo, durante os séculos XIV e XV. Tem um aspeto sólido, sendo composta por quatro torres angulares. No interior, possui um claustro mudejár. Durante muitos anos, serviu de residência, mas atualmente é sede do Museu Arqueológico Provincial.

Catedral de São João Baptista

Também conhecida como Catedral de Badajoz, esta igreja fica na Praça de Espanha, no centro da cidade. É a sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz. Foi declarada Monumento Histórico-Artístico. O aspeto atual do edifício é reflexo de diversas intervenções que se realizaram ao longo dos séculos. Foi aqui que tiveram lugar os esponsais do rei Fernando VI com a infanta portuguesa Maria Bárbara de Bragança.

Pormenor de Alcazaba
Badajoz respira história em cada esquina e em cada monumento

Câmara Municipal

O edifício da Câmara Municipal também merece uma visita. Foi construído nos finais do século XVIII e destaca-se pelo seu aspeto clássico, equilibrado e harmonioso. A arcada, no andar térreo, oferece ritmo e elegância a um edifício cheio de simbolismo e imponência.

Museu de Badajoz

O Museu da Cidade de Badajoz foi inaugurado em 2001 e é um espaço inovador. Ele pretende divulgar informação sobre a história, passada e presente, de Badajoz. O museu situa-se na zona antiga da cidade e possui uma sala de exposições.

Veja também