ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
07 Abr, 2022 - 13:02

10 cidades para visitar em Espanha e que não deve perder

Mónica Carvalho

História, arte, cultura e muito salero. Pode contar com tudo isto num das 12 melhores cidades para visitar em Espanha. Embarque connosco!

Cidades para visitar em Espanha

Espanha é bem capaz de ser um país que agrade “a gregos e troianos”, que é como quem diz a turistas mais interessados em cultura e a viajantes que procuram sol e diversão noturna. Há de tudo no país vizinho e é por isso mesmo que estas são as melhores cidades para visitar em Espanha.

Da agitada Barcelona à majestosa Madrid e à ensolarada Sevilha, as cidades mais conhecidas da Espanha estão entre os destinos turísticos mais populares da Europa, mas o país também possui uma grande variedade de cidades e vilas que a maioria dos viajantes nunca vê.

Embora as diversas paisagens da Espanha confiram a cada cidade um ambiente pitoresco, é a longa história do país que diferencia uma cidade da outra e torna cada local num sítio especial e tão diferente.

10 cidades imperdíveis em Espanha

Parta connosco nesta excursão pelas melhores cidades para visitar em Espanha e descubra um país que tem tanto por revelar.

1

Barcelona

Barcelona entre as cidades para visitar em Espanha

Barcelona talvez seja o destino número 1 de Espanha – sem desprezo nenhum para a capital, claro. Tem um ambiente eletrizante e bastante diversão noturna, mas ao mesmo tempo está cheia de monumentos históricos.

Além do Parque Güell, de Gaudí, há ainda a Sagrada Família e, claro, as praias de água quente e areia clara. Mas vá com tempo para não deixar o Barrio Gótico, as Ramblas ou até o Montjuïc fora dos planos de visita.

2

Bilbao

Museu de Bilbao uma das cidades para visitar em Espanha

Bilbao é uma das cidades mais turísticas de Espanha, a começar pelo Museu Guggenheim e a acabar no Casco Viejo, na Ría del Nervión, no Ensanche, no Mirador Artxanda e, claro, nos pintxos imperdíveis em qualquer viagem a Espanha.

À primeira vista, a maior cidade portuária da Espanha parece ter pouco a oferecer, mas a realidade é bem diferente, que vibra com opções de arquitetura, arte e cultura como poucos locais têm para oferecer.

Definitivamente um destino a não perder neste roteiro das melhores cidades para visitar em Espanha.

3

Cádis

Cádis é uma das cidades a visitar em Espanha

Cádis é a cidade mais antiga de Espanha e só esta razão já é suficiente para a tornar não só numa das melhores cidades para visitar em Espanha, mas também para colocá-la em todas as listas de locais a descobrir no país de “nuestros hermanos”.

Há boas condições para a prática do surf, muitos dias de sol e bom marisco à mesa, tudo a preços bem mais baratos do que noutros destinos espanhóis.

4

Granada

Vista do Alhambra em Granada

Situado no sopé das montanhas da Serra Nevada, a cidade de Granada é lar da lendária cidadela e palácio de Alhambra e oferece aos visitantes uma visão intrigante da história mourisca da Espanha, que efetivamente terminou quando Fernando e Isabel marcharam pela porta da cidade de Puerta de Elvira em 1492.

Com uma arquitetura ornamental requintada, fontes borbulhantes e jardins exuberantes, Granada revela-se como uma atração imperdível, passada por entre os prédios caiados de branco do antigo bairro muçulmano, pelo Mirador de San Nicolás, local onde os habitantes de reúnem para ver o pôr-do-sol a brilhar.

5

Madrid

Plaza Mayor em Madrid

A capital espanhola é, sem dúvida, uma das melhores cidades para visitar em Espanha. A diversidade étnica resultado das várias universidades faz desta uma das cidades mais cosmopolita da Europa. Acima de tudo, Madrid destaca-se pela riqueza arquitetónica, como o Palácio Real, a Puerta del Sol ou até a estátua do Urso Madronho, símbolo da cidade.

Os (muitos) museus são também um ponto forte do destino. Neste campeonato destaca-se o Museu do Prado, o Museu Rainha Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza, o chamado “Triângulo de Ouro da Arte”. Tem tempo para um passeio relaxado pelo parque? Opte pelo Parque do Retiro. E, claro, não deixe escapar a oferta gastronómica (dos espaços mais modernos aos mais antigos, como é o caso do Botín, o restaurante mais antigo do mundo, na Plaza Mayor.

6

Pamplona

Praça no centro de Pamplona

A capital da região de Navarra, Pamplona é conhecida em todo o mundo como o local do anual “Corrida dos Touros”, realizada durante as Festas de San Fermín. Mas se não está tão interessado em arriscar a vida (e os membros), então, é melhor evitar a cidade durante o festival que corre anualmente no início de julho e que transforma a cidade.

Além disso, Pamplona tem muito a oferecer aos visitantes: um bonito centro histórico, um simpático parque para fazer um piquenique, igrejas históricas e o Museu de Navarra, que é uma atração imperdível. Encontra-se instalado num hospital do séc. XVI e possui uma impressionante coleção de artefactos e mosaicos romanos, bem como murais do séc. XIII, pinturas da Renascença e o retrato de Goya do Marqués de San Adrián.

7

Salamanca

Vista noctura da catedral de Salamanca

Salamanca é, por excelência, uma cidade universitária e conta com muitos edifícios medievais, ruas estreitas, onde reina a pedra. É aqui que se encontram alguns dos melhores exemplos arquitetónicos do país, como é o caso da própria Universidade – uma das mais antigas do mundo, as duas catedrais e ainda a Plaza Mayor – uma das maiores da Europa.

Apesar do peso histórico, Salamanca é uma cidade jovem e vibrante, com muita vida noturna e com uma luz muito própria, levando a que seja conhecida como “cidade dourada”.

8

Sevilha

Praça central de Sevilha

A arquitetura moura caracteriza esta cidade, ou não tivesse Sevilha três espaços Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. São eles a Catedral de Sevilha, considerada a maior catedral gótica do mundo, o Real Alcazar (complexo palaciano com vários estilos arquitetónicos) e ainda o Arquivo das Índias (onde está guardado o Tratado de Tordesilhas).

O melhor, e o que faz desta uma das melhores cidades para visitar em Espanha, é a quantidade de eventos que são organizados ao longo do ano, desde festivais de música a exposições de relevo.

9

Valência

Monumento em Valência

Valência é a terceira maior cidade espanhola e tem lugar marcado nesta lista de cidades a visitar em Espanha. Porquê? Porque pode ser visitada em qualquer altura do ano, já que conta com 300 dias de sol e uma temperatura média que ronda os 19 graus.

Se gosta de história rume à Catedral e às antigas portas da cidade, do século XIV. Se gosta de animais reserve tempo para entrar no maior aquário da Europa. Se, por outro lado, é mais pessoa de praia, saiba que aqui existem praias para todos os gostos, das mais urbanas às mais isoladas.

Se não resiste a uma boa Paella, Valência é o destino ideal, já que foi aqui que o prato tradicional foi inventado.

10

Formentera

vista sobre praia rochosa com águas cristalinas

Se anda à procura de um destino balnear perto de casa faça as malas e rume a Formentera. A ilha tem apenas 20 km de um lado ao outro da costa e é considerada um dos melhores refúgios subtropicais da Europa.

Ao contrário do que tem acontecido com Ibiza, Maiorca e até Menorca, Formentera tem conseguido manter-se afastada das maiores multidões e isso faz dela uma das melhores cidades para visitar em Espanha. Pode esperar encontrar paisagens idílicas, salinas, bosques e até praias para nudistas.

Veja também