Miguel Pinto
Miguel Pinto
19 Jan, 2023 - 16:16

Lembra-se desta bicicleta? A Chopper marcou uma geração

Miguel Pinto

O criador da Chopper, uma bicicleta mítica, morreu aos 96 anos. Ainda se lembrar de pedalar neste verdadeiro clássico?

Chopper vermelha

Há uma série de objetos que nos devolvem a um determinado espaço temporal. O cubo mágico, o Fizz Limão, o walkman ou os chumaços na roupa são alguns deles. A bicicleta Chopper também não foge a esta lista, sendo com toda a certeza o primeiro velocípede de muita gente.

O seu design arrojado, a manete das mudanças instalada no quadro e, claro, a grande roda traseira (por oposição à mais pequena dianteira) fizeram da Chopper um sucesso de vendas desde a sua criação, nos anos 1960, com um longo reinado, até ser destronada pelas BMX e, mais tarde, por elaborados modelos em fibra de carbono, titânio, etc.

Mas por que aparece agora aqui esta famosa bicicleta, cujo nome oficial era Raleigh Chopper? É que o seu criador, Tom Karen, morreu recentemente, aos 96 anos, deixando um vasto legado na área do design.

Chopper: ícone que durou décadas

Esta bicicleta foi a tábua de salvação para a Raleigh. As colossais vendas dos modelos Mk1, Mk2 e Mk3 (produzidas entre 1967 e 2005) tiraram a empresa do vermelho, tornando a Chopper num verdadeiro ícone da cultura pop.

Estava por todo o lado e rapidamente chegou ao cinema, aparecendo em filmes como Os Goonies ou Regresso ao Futuro. Até o então presidente americano Ronald Reagan tinha uma Chopper, vendida em leilão, em 2014, por uns estonteantes 35 mil dólares.

O primeiro modelo, a Mk1, chegou ao mercado norte-americano  em meados de 1969, podendo ser adquirida com três ou cinco velocidades. O longo banco, o alto e esguio volante e as rodas de tamanhos diferentes foram, desde logo, a receita para o sucesso junto do público mais jovem. No mesmo ano, a Chopper chegou à Europa.

Seguiu-se a Mk2, que deixou de ser produzida em 1985, quando não aguentou no embate com a loucura da BMX. A Mk3 foi o último grande upgrade desta histórica bicicleta, que acabou por ceder ao avanço dos tempos e a novas tendências, e materiais, para sair do mercado.

É agora um objeto vintage, de colecionadores, e alguns modelos atingem valores inusitados.

Chopper bike
A Chopper foi uma das mais vendidas bicicletas de sempre

Tom Karen, o genial designer

Tom Karen, que morreu no último dia do ano de 2022, foi o homem que esteve por detrás da criação da Raleigh Chopper. Este britânico distinguiu-se como designer industrial, emprestando o seu génio a criações como rádios diversos ou o famoso jogo Marbel Run.

No entanto, Karen passa à história, principalmente, com o projeto da Chopper, muito embora a autoria do desenho tenha sido, durante muitos anos, motivo de aceso debate.

Alan Oakley, na altura diretor de design da Raleigh, também reclamava a paternidade do projeto. Ainda hoje há algumas divergências, mas Tom Karen é aceite pela maioria como a mente por detrás da revolucionária bicicleta.

O desenho terá sido inspirado nos dragsters (veículos leves com motores muito potentes), nos buggies de praia e, claro está, nas motas “chopped”, usadas pelos motoqueiros norte-americanos.

Tornou-se um clássico, uma peça de design reconhecida em todo o mundo e até tem lugar em museus da especialidade. Nada mau para uma simples bicicleta.

Veja também