ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
19 Mai, 2021 - 10:25

Bimby avariada: saiba o que deve fazer

Catarina Milheiro

Tem a Bimby avariada? Saiba o que pode fazer para evitar danos na sua máquina e como proceder em caso de avaria. Veja como neste artigo.

lavar a bimby

Tem a Bimby avariada e não sabe o que fazer? Como sabemos que ter uma Bimby avariada pode complicar toda a rotina diária, queremos ajudá-lo a perceber quais poderão ser as causas da avaria e como deverá proceder.

A verdade é que não existem máquinas que não avariem – o truque em evitar ao máximo está numa pitada de sorte, mas também em ser devidamente cuidadoso no uso que dá ao robot de cozinha. Tudo para que se consiga diminuir a probabilidade de avaria ao máximo.

Importa ainda referir que, a marca recomenda que verifique regularmente a máquina e os acessórios para detetar eventuais danos que possam comprometer o seu funcionamento.

Tem a Bimby avariada? Eis o que pode fazer

De facto, cozinhar nunca foi tão fácil! Com o auxílio deste robot de cozinha, é possível tornar a sua vida muito mais simples. Contudo, quando a Bimby avaria poderá significar uma mudança drástica na rotina diária – principalmente se tiver filhos pequenos. Para o ajudar, reunimos um conjunto de fatores relacionados com este tema.

O que pode avariar a Bimby?

É importante ter alguns cuidados para que a Bimby se mantenha como no primeiro dia. Se não cumprir algumas regras, há o risco de danos, nomeadamente:

Vapor

Quando usar a Varoma, confirme que deixa uma folga suficiente entre a Bimby e as prateleiras ou armários superiores da sua cozinha.

Fontes externas de calor

A Bimby deve estar distante de placas quentes, radiadores, fogões e outras fontes de calor. Também não pode ser colocada em cima de superfícies quentes.

Derramamento

O copo deve sempre ser colocado com a lâmina, a junta e a base. O derramamento de ingredientes pode avariar a Bimby.

Sobreaquecimento

Confirme que as aberturas de ventilação estão limpas. É possível que, pelo uso, se acumulem salpicos de comida, gordura ou mesmo pó, por isso, é importante que limpe com frequência. Retire as redes de proteção para qualquer limpeza.

Uso impróprio

A Bimby corre riscos de avaria se não for usada com corrente alternada, numa tomada elétrica devidamente instalada. A frequência da corrente elétrica e voltagem devem ser compatíveis com a informação na placa de identificação da máquina.

Corrosão

Os pinos do copo têm que estar totalmente secos após a lavagem, para evitar que a humidade passe para a máquina.

Além disso, algumas séries podem sair de fábrica com algum defeito que impeça o aquecimento, com danos nas lâminas ou outro. Esteja atento a qualquer anomalia e contacte o serviço técnico o mais rapidamente possível.

No caso de ter a Bimby avariada, como devo proceder?

Se a sua Bimby está avariada e gostaria de conversar com alguém da marca, saiba que poderá sempre contactar a linha de apoio ao cliente, disponível de 2ª a 6ª das 09h às 18h, através do número de telefone: 210 117 676.

Numa fase inicial, aconselhamos sempre a verificação e confirmação de que a Bimby está realmente avariada. Por vezes, poderá não estar a funcionar corretamente devido a alguns fatores como os referidos em cima no artigo.

Para o ajudar, a Bimby tem ao seu dispor uma página sobre a resolução de problemas, onde encontrará as mais diversas questões e explicações associadas. Desta forma, conseguirá comprovar se está mesmo avariada.

Caso pretenda proceder rapidamente à reparação da Bimby através dos canais digitais, o processo também é bastante simples: basta que preencha um formulário online para que a marca possa fazer a recolha e entrega do equipamento em sua casa, de forma totalmente gratuita. Assim que a análise estiver concluída, a equipa entrará em contacto consigo – não precisa de se preocupar.

Além disso, poderá ainda dirigir-se a uma das lojas físicas e falar diretamente com um colaborador sobre a avaria do seu robot. Consulte todas as lojas disponíveis, contacto e horários aqui.

Alguns cuidados a ter para que a Bimby não avarie

  • Use apenas os utensílios originas da Vorwerk que foram pensados, especificamente, para a máquina. Além disso, se não utilizar os utensílios originais e tiver uma avaria, perde a garantia;
  • Se não quer a sua Bimby avariada, tenha muita atenção ao vedante. Se entrar água na máquina, é muito provável que surjam problemas;
  • Se surgir algum erro, como o erro 52, por exemplo, experimente desligar e voltar a ligar a máquina. Se persistir, contacte o Apoio Técnico;
  • Todos os acessórios da Bimby podem ir à máquina de lavar a loiça. Contudo, certifique-se que desmonta sempre o copo, independentemente de o lavar à mão ou não;
  • Ademais, seque sempre todas as partes do copo muito bem e tenha especial cuidado com os pinos da parte de baixo do mesmo antes de o montar de novo. Desta forma, evitará danos;

Ficar com a Bimby avariada pode ser um grande transtorno – afinal, o seu melhor ajudante de cozinha ficará ausente por uns tempos. Por isso, é importante ler, por inteiro, o manual da máquina para a usar da melhor forma e estar prevenido para qualquer anomalia.

Precisa de comprar novos acessórios? Saiba quanto custam

Vai precisar de comprar acessórios novos para a Bimby e não sabe quanto lhe vai custar? Fizemos uma listagem com alguns, tome nota.

Tampa Varoma

Se o que precisa é de uma nova tampa para a Varoma, então, saiba que esta passou de transparente para a cor cinzento antracite. Assim, harmoniza as cores entre o copo medida, a tampa do copo e a Varoma.

Espátula

Este é o único utensílio que pode utilizar para mexer ou envolver os ingredientes no copo. Para além disto, a espátula também utilizada para retirar o cesto para fora do copo.

Cesto

Este cesto para a Bimby TM5 e TM31 é próprio para alimentos e como sabemos, trata-se de uma peça com múltiplas funções. Pode ser utilizado como coador ou para cozinhar alimentos sem estarem em contacto com a lâmina.

Lâmina Bimby TM5

A lâmina é um acessório imprescindível – é utilizada para misturar, picar, mexer, triturar ou pulverizar. Se vai precisar de uma nova lâmina para o modelo TM5 da Bimby, saiba quanto custa.

Lâmina Bimby TM6

Se a sua máquina é o modelo TM6 e precisa de uma lâmina nova, saiba quanto lhe vai custar.

No caso de precisar de outro acessório qualquer que não esteja aqui, poderá consultar todos os acessórios disponíveis e respetivos preços online.

Veja também