Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Jan, 2020 - 12:39

Cama sem cabeceira? Temos 12 sugestões inspiradoras

Mónica Carvalho

Poupar na decoração do quarto não precisa de ser algo monótono. A prova disso mesmo é ter uma cama sem cabeceira e igualmente elegante.

cama sem cabeceira

Ter uma cama sem cabeceira pode parecer estranho para algumas pessoas, mas depois de ver as sugestões inspiradoras que preparamos para si passará a olhar para o seu quarto de outra forma.

Este objeto tem mais importância e influência na decoração de um quarto do que possa imaginar, por isso, pense neste objeto como uma peça de destaque, sem abdicar do conforto e utilidade. E o melhor de tudo é que lhe mostramos sugestões bem acessíveis.

Há realmente inúmeras variedades, bastando, para isso, deixar a imaginação fluir livremente e visitar blogs de inspiração e imagens do Pinterest para encontrar aquela opção que vai de encontro aos seus gostos e decoração do quarto. E quanto mais diferente e invulgar for o material utilizado, mais incrível será o resultado.

Por que optar por uma cama sem cabeceira?

decoração quarto

As camas sem cabeceira começam a ser uma peça de mobiliário cada vez mais comum nas lojas de decoração, havendo cada vez mais possibilidades de adquirir peças separadas, de forma a fazer a sua própria combinação.

Há vários benefícios em optar por uma cama sem cabeceira.

Versatilidade

Os produtos utilizados para decorar uma cama sem cabeceira podem depois ser reutilizados para qualquer outro efeito, no dia em que optar por mudar de decoração do quarto.

Da mesma forma, a parte de baixo da cama, ou seja a moldura onde encaixa o estrado e o colchão, pode também servir para outros efeitos, como, por exemplo, um sofá.

Exclusividade

Quem não gostaria de ter a possibilidade de ter uma cama de design único e exclusivo que vai provocar ondas de admiração? Neste caso a vantagem é mesmo o facto de poder ter tudo isso, sem pagar por uma peça de autor.

Diferentes tamanhos

Dada a cada vez maior utilização de camas sem cabeceira, não terá dificuldade em encontrar a cama com as dimensões desejadas, seja ela pequena ou grande.

Decoração inovadora

Numa época em que tanto do que compramos é standardizado, acanbando por haver tantas decorações semelhantes, ter a possibilidade de criar ambientes diferentes e personalizados a quem lá habita é, sem dúvida, uma das grandes vantagens em optar por uma cama sem cabeceira.

Sugestões para uma cama sem cabeceira, mas com muito estilo

Têxteis

Uma das ideias mais originais para uma cama sem cabeceira é pendurar um tapete, um cobertor ou outro têxtil atrás da cama, pois os têxteis são ideais para adicionarem cor e textura ao quarto, sem parecer estranho não ter cabeceira.

Macramé

Uma outra opção para evitar uma cama com cabeceira é usar macramé para preencher a parede atrás da cama. Esta técnica tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e é o toque perfeito que cria um visual casual e boémio. Deixe-se inspirar pelas imagens.

Círculo perfeito

Nem sempre é necessária uma mesa de cabeceira para enquadrar bem uma cama e esta opção serve para isso mesmo. Pintar um círculo perfeito não é nada fácil, mas dará um pequeno toque de elegância e deixará qualquer quarto mais atrativo.

Papel de parede com personalidade

Se não pretende pintar a parede, então, aplicar um papel de parede poderá ser mais uma boa opção para quem tem uma cama sem cabeceira.

Desde motivos de viagens a outros mais pessoais ou mais típicos, escolha o seu preferido e faça furor.

Paletes

Outra alternativa que, além de económica e amiga do ambiente, e também uma tendência, são as paletes! Embora o conceito tenha ficado saturado com as sugestões DIY dos últimos anos, usar paletes por trás da cama, cobertas com pequenas luzinhas ou plantas, é uma ideia muito original e que resulta muito bem.

Portas ou janelas antigas

Aproveitar estes objetos que aparentemente já não têm utilidade para simular a cabeceira da cama é uma grande ideia e totalmente amiga do ambiente, pois apela ao reaproveitamento de materiais.

Para além disso, pode dar o tratamento que pretender à madeira: mantê-la simples, pintar na cor desejada, torná-la numa peça vintage.

Ardósia

A vantagem deste tipo de pintura na parede é poder renovar sempre que desejar: um dia pode escrever mensagens motivadoras, noutro dia pode colocar desenhos do seu agrado. Se tiver filhos, então, permita-lhes que também eles possam fazer os seus desenhos e transformar esse num momento especial em família.

Vinil

Aplicar um vinil na parede é também uma forma bem inspiradora e original de substituir a cabeceira da cama.

Há várias opções hoje em dia: uma foto, uma frase que tenha significado para si, um mapa do mundo para aqueles que adoram viajar. Enfim, a sua imaginação é o limite.

Almofadas e mais almofadas

A ausência de uma cabeceira pode levá-lo a questionar-se sobre a questão do conforto e isolamento térmico, em dias mais frios, pois ficar com as costas encostadas a uma parede poderá não ser algo muito agradável.

Para tal, opte por uma cama de hotel: muitas e fofas almofadas, de diferentes dimensões, que mudam o ambiente por completo.

Peça de arte

Deseja fazer um investimento numa peça de arte, mas não sabe bem onde colocá-la? Então, por cima da cama é uma excelente opção.

Padrão geométrico

Uma placa de madeira trabalhada e cortada de modo a criar padrões geométricos diferentes e irreverentes é mais uma alternativa viável para transformar um quarto por completo, de forma simples e sem grandes custos.

Fotos ou quadros

Uma foto em família, de um momento que ajuda o coração a sorrir ou um quadro que tenha bastante significado para si é também uma sugestão inspiradora para substituir a cabeceira da cama.

Veja também