Ekonomista
Ekonomista
25 Mai, 2021 - 10:11

Arranca hoje nova fiscalização ao uso do telemóvel durante condução

Ekonomista

Ao volante, o telemóvel pode esperar: este é o mote da campanha que junta ANSR, GNR e PSP, que arranca hoje, dia 25 de maio.

Mulher a falar ao telemóvel enquanto conduz

Arranca esta terça-feira, dia 25 de maio, a campanha de segurança rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, que envolve a ANSR, a GNR e a PSP.

Esta campanha, tal como a que aconteceu em fevereiro, vai incluir, simultaneamente, ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização pela GNR e pela PSP. Terá especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário.

De acordo com os dados revelados pela ANSR, só no ano passado foram registadas mais de 23 mil infrações por uso do telemóvel durante a condução. A campanha visa, por isso, promover a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores e ajudar a diminuir o risco de acidentes.

Como alertam as autoridades, a utilização do telemóvel durante a condução aumenta quatro vezes o risco de ocorrência de acidente de viação. Isto porque o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução dificulta a interpretação da sinalização e leva ao desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Lembre-se ainda que as alterações ao Código da Estrada, em vigor desde o dia 8 de janeiro de 2021, duplicaram o valor das coimas e prevêem a subtração de 3 pontos na carta de condução.

Veja também