Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
07 Jul, 2017 - 11:27
Como cancelar um voo e receber reembolso

Como cancelar um voo e receber reembolso

Patrícia Abreu

Será possível cancelar um voo e receber reembolso? Se não se tratar de um cancelamento de um voo pela companhia aérea, será que o reembolsam? Saiba tudo.

O artigo continua após o anúncio

Muitas são as dúvidas sobre se pode cancelar um voo e receber reembolso. Ora, precisa de cancelar ou mudar um voo e quer ter certeza de que não perde dinheiro com a EasyJet, a British Airways ou a Ryanair ?

Imprevistos acontecem e vão sempre acontecer e o melhor é mesmo estar bem informado quanto a certos assuntos, como se podemos cancelar um voo e receber reembolso.

Há situações que nos ultrapassam e adiar voos ou cancelá-los poderá ter que acontecer. Saiba um pouco mais sobre esta temática e veja as suas dúvidas esclarecidas.

cancelamento voo

Saiba como cancelar um voo e receber reembolso

Posso cancelar a reserva do meu voo?

Nem sempre. Por exemplo, a EasyJet e a Ryanair não permitem cancelamentos, pelo que não receberá reembolsos, mas ambas permitem mudanças no seu voo, desde horas, datas e rotas.

No entanto, a maioria das outras companhias aéreas permite que cancele o seu voo por uma taxa e percentagem do custo total. Por exemplo, ao cancelar um voo na British Airways até 24 horas depois de ter feito a reserva, o seu bilhete será totalmente recompensado, mas a companhia irá cobrar-lhe um mínimo de £15 por bilhete, correspondente às taxas de serviço.

A British Airways não o reembolsa se cancelar o seu voo depois de passadas 24 horas desde a reserva.

Quais as companhias aéreas que permitem cancelamentos gratuitos?

Se pretende cancelar um voo e receber reembolso, saiba que existem companhias que lhe oferecem planos mais maleáveis.

Ao comprar o seu bilhete, algumas companhias aéreas permitirão que compre um bilhete flexível por um preço ligeiramente superior. Esta possibilidade garante flexibilidade no seu voo sem custos adicionais.

O artigo continua após o anúncio

Posso ser reembolsado por cancelar um voo?

Poder cancelar um voo e receber reembolso depende apenas da companhia aérea.

A EasyJet apenas reembolsa o cancelamento de um voo caso este tenha sido comprado nas últimas 24 horas. Reembolsa o valor total, mas retira-lhe uma taxa de serviço de £25. Depois de passadas as 24 horas, a reserva não é reembolsável, com exceção da Taxa de Passageiro Aéreo (APD), que é reembolsada sem custos adicionais.

A British Airways faz o reembolso de forma igual à EasyJet, isto é, se o cancelamento for feito dentro de 24 horas após a reserva. Desta forma, o seu bilhete é totalmente reembolsável, porém é também acrescida uma taxa de serviço que custa no mínimo £15 por bilhete.

Já a Ryanair opera de forma totalmente diferente, não permitindo nenhum tipo de reembolso de cancelamento. Caso a sua viagem seja para o Reino Unido, ao reivindicar a APD de volta, a Ryanair cobra-lhe £17.

O que é a Taxa de Passageiro Aéreo (APD)?

Designado por Air Passenger Duty (APD) no Reino Unido, esta é uma taxa inglesa paga por cada passageiro a bordo de um avião de mais de 20 pessoas. Este valor é pago antecipadamente pela companhia aérea e é por isso que lhe pedirão para o cobrir.

O meu bilhete é flexível?

Verifique as condições do seu bilhete. Se tiver adquirido um bilhete que tenha condições mais flexíveis, como a British Airways Plus  ou a Ryanair Business Plus. Neste último, dão-lhe a opção de flexibilidade de 1 dia para mudar a hora do seu voo, o destino ou até o aeroporto de partida, tudo isto sem nenhum custo extra. Confirme as condições do seu bilhete no seu email ou conta online.

Devo contactar o seguro?

Certamente. O seu seguro pode cobrir o cancelamento do voo no caso de um ataque terrorista ou morte de um familiar. Verifique a secção de voos ou interrupções de viagem para perceber os seus direitos.

Devo ligar para a companhia aérea?

Sim. A maioria das companhias aéreas tem uma política tolerante se o voo for cancelado com antecedência. Podem ainda cobrar-lhe taxas, mas quanto mais perto da data cancelar, menos lhe será cobrado.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: