Catarina Reis
Catarina Reis
20 Dez, 2022 - 08:05

Carreira estagnada: o que fazer para mudar a situação?

Catarina Reis

Para não acabar com uma carreira estagnada é preciso saber identificar as causas para poder contornar esse problema.

trabalho stressante

Ora aqui está um assunto que assusta muitos profissionais, já que todos têm (obviamente) pretensões de crescer profissionalmente e subir na carreira. 

Ainda que todas as carreiras tenham altos e baixos, uma carreira estagnada é um dos maiores receios de qualquer profissional, que pode acontecer a qualquer um, em qualquer altura.

O que é a estagnação profissional?

A estagnação profissional é a sensação que ocorre quando o trabalhador tem quando a sua paixão e motivação pelo trabalho que desempenha atualmente deixam de existir, ou estão seriamente afetadas, ao ponto de prejudicar o seu desempenho profissional. 

Para evitar a estagnação profissional é essencial que seja capaz de estar atento aos sinais que podem anteceder essa sensação, para depois poder evitar que chegue, e se chegar, enfrentar a situação da melhor forma possível.

Para o ajudar aqui ficam algumas dicas.

mulher com mãos na cabeça em frente ao computador

Os motivos que causam estagnação profissional

Nunca teve um aumento salarial nem tem perspetivas de ter

Não se trata apenas da questão do montante a receber ser alto ou baixo, mas sim o valor simbólico que surge associado. Se não existe aumento salarial, é porque provavelmente o seu trabalho não é valorizado.

Falta de oportunidades para aprender coisas novas

O crescimento profissional e pessoal é essencial para manter vivo o interesse pelo nosso próprio trabalho ao longo do tempo. Se isso não for de alguma forma um objetivo instigado ao trabalhador por parte da empresa, então é normal que cause o sentimento de estagnação profissional.

Ter expetativas demasiado elevadas

Ter expetativas muito altas pode resultar bem a curto prazo, pois funciona como um motor para que nos possamos sentir muito motivados para o trabalho. Mas a longo prazo poderá não funcionar, pois à mínima desilusão ou contrariedade, a nossa capacidade para lidar com isso poderá ser desequilibrada.

Não acompanhar a evolução da empresa

Temos que considerar também o outro lado da moeda. Por vezes as empresas operam mudanças estruturais com impacto negativo em alguns trabalhadores, particularmente nos que têm mais antiguidade.

Podemos estar a falar de métodos de trabalho novos, da implementação de novas tecnologias, da entrada de novo pessoal, etc.

Por vezes, os trabalhadores podem ter dificuldade em acompanhar alguns passos evolutivos das empresas, que podem colocar em causa o seu modo de trabalhar.

Deixa de se identificar com a cultura e valores da empresa

Quando um trabalhador valoriza determinados aspetos como por exemplo a flexibilidade de horários, ou a possibilidade de fazer trabalho remoto, e a empresa o nega veementemente, isso pode ser uma causa para que tenha o sentimento de carreira estagnada.

5 Dicas para contrariar uma carreira estagnada

Sente que a sua carreira está num “beco sem saída”? Que o seu emprego não o motiva ou que simplesmente não tem margem para progressão? Pois bem, esses são alguns dos efeitos da estagnação profissional.

Para perceber se a sua carreira está – ou não – estagnada só precisa de estar atento aos sinais. Eles são claros. Falta de perspetivas em termos de evolução profissional, desmotivação face ao seu trabalho ou elevados níveis de stress laboral, são alguns dos mais óbvios.

Sentir que a sua carreira está estagnada não é desculpa para baixar os braços. Aliás, a solução para evitar uma carreira estagnada está nas suas mãos. Basta pôr em prática algumas dicas e a estagnação não lhe vai bater à porta.

Estabeleça sempre uma meta bem definida para a sua carreira

Para poder não se deixar afetar pela sensação de carreira estagnada, nada melhor do que ter sempre um objetivo bem definido desde o início. Pelo menos, enquanto puder sentir que está no caminho certo para alcançar esse objetivo, irá conseguir afastar ou adiar a estagnação.

Questione-se

No sentido de tentar perceber o que o levou até à sua situação atual, o que podia ter feito para evitar a estagnação profissional ou o que precisa de fazer agora para sair dela.

Defina um plano de ação

Se já definiu os seus objetivos profissionais crie um plano de ação com todos os passos necessários para alcançar as suas metas

Faça novas formações

Um bom profissional está em constante aprendizagem e, por isso, faz questão de manter atualizadas as suas competências e conhecimentos ou está sempre “a postos” para adquirir competências adicionais.

Pense desta forma, quando mais dotado de conhecimentos e multifacetado for melhor para si e para a sua carreira. E depois, se sua carreira estagnar numa determinada posição ou área, pode sempre colocar em prática os seus conhecimentos e tentar a sua sorte numa outra área, por exemplo.  

Procure novas oportunidades

Não se limite a olhar para a sua “desgraça”. Pelo contrário, levante a cabeça e esteja atento ao que se passa à sua volta e talvez dê de caras com novas (e boas) oportunidades. Acima de tudo, não “feche a porta” a essas oportunidades por ter receio de falhar. Arrisque e quem sabe não abre as portas para uma carreira de sucesso.

Faça sempre networking

Fazer networking com pessoas da mesma área abre sempre novas oportunidades. A aprendizagem torna-se inevitável e mantém-no informado e a par com a evolução do mercado de trabalho.

Da estagnação ao sucesso

Ter uma carreira estagnada pode acontecer a qualquer profissional. O que cada um faz com isso é que varia de pessoa para pessoa. Não se deixe levar pelo desânimo e trate de dar a volta à situação. 

Se não alcança o sucesso no seu emprego atual “arregace as mangas” e procure o próximo que lhe possa dar essa oportunidade. A sensação de carreira estagnada poderá mesmo ser um sinal de que está na altura de embarcar em voos mais altos.

Veja também