André Freitas
André Freitas
19 Out, 2020 - 16:35

Estes são os 5 finalistas candidatos a Carro Familiar do Ano 2020

André Freitas

Conheça os cinco automóveis que irão disputar o tão cobiçado prémio de carro familiar do ano em 2020, sucedendo assim ao Peugeot 508.

Skoda Scala

O carro familiar do ano, como o próprio nome indica, é um prémio anual que pretende distinguir o carro que melhor se adequa a uma família.

Em Portugal, esta é a 37ª edição deste prémio. Para eleger o vencedor recorre-se a um conjunto de jornalistas especializados no setor automóvel.

Em 2019, a lista inicial dos concorrentes que se candidataram a este prémio era constituída por 23 automóveis. No final, foram 7 os carros que disputaram o prémio: Peugeot 508, Audi A1, DS7 Crossback, Hyundai Kauai elétrico, Kia Ceed, Opel Grandland X e Volvo V60.

O vencedor des prémio em 2019 foi o Peugeot 508. Para além deste prémio, este modelo ganhou ainda o prémio de melhor carro executivo à venda em Portugal.

Quais são então os automóveis que vão disputar um dos prémios mais concorridos em Portugal?

carro familiar do ano: qual destes 5 será o vencedor?

1. Kia ProCeed (1.6 CRDI GT Line)

Kia Proceed

A KIA está a centrar a sua atenção no mercado europeu. O seu sucessivo empenho em adequar os seus modelos à realidade europeia têm sido um verdadeiro sucesso.

A fabricante coreano está na nomeada e vai concorrer ao prémio de Essilor Carro do Ano 2020 com a Kia ProCeed. 

Esta versão conta com um motor de 1.6 litros CRDI, que gera 136cv de potência. Este motor encontra-se equipada com uma caixa automática de sete velocidades.

No interior, e como tem sido regra em todos os modelos, o ProCeed dispõe de um monitor tátil. Este sistema de infoentretenimento é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, para que tenha um controlo absoluto do seu smartphone.

A versão a concurso, a GT Line, é levada até ao cliente com bancos desportivos em Alcântara e pele, sensores de ângulo morto, sistema de arranque sem chave, entre outros.

Como este é um carro familiar, uma coisa não pode faltar: espaço. E, como deve calcular, a KIA pensou em si, e na sua família.

No interior irá encontrar um carro bastante amplo e com espaço suficiente para todos. Na bagageira saiba que terá uma capacidade de 594 litros.

Por fim, um aspeto que, certamente, marca a diferença no momento de compra: a garantia. Como tem vindo a ser regra, a fabricante coreana continua a apostar na garantia de 7 anos ou 150.000km. Apesar de não ser novidade, continua a ser surpreendente.

2. BMW 116d

BMW Serie 1

Quase todos, ou mesmo todos, conhecem o BMW Série 1. Lembra-se do anúncio de publicidade do Sapo Cocas? É mesmo deste modelo que estamos a falar, mas na versão 2020.

10 coisas que deve saber sobre o novo BMW Série 1
Veja também 10 coisas que deve saber sobre o novo BMW Série 1

De forma resumida, tal como quase todos os outros carros da atualidade, o Série 1 é desenhado com linhas mais dinâmicas e agressivas, que culminam com a grelha dianteira característica da marca.

O interior recebe o condutor com um cockpit redesenhado e com um espaço na bagageira superior em 20 litros, passando agora para os 380 litros.

A grande novidade deste novo Série , para quase toda a comunidade do mundo automóvel, é a sua tração dianteira. O resultado final é um Série 1 eficaz, eficiente com um comportamento um aspeto e um estilo de condução distinto.

Como deve calcular, o “pequeno membro” da fabricante alemã também poderá ser equipado e recheado da mais recente tecnologia, que lhe facilita a condução, conectividade e interação com o seu carro.

3. Skoda Scala (1.0 TSI Style DSG)

Skoda Scala

Atualmente, são raros os automóveis que podemos considerar “feios”. Claro que o design é um aspeto subjetivo. Quase todas as marcas têm apostado no design e construção de modelos mais desportivos e dinâmicos. E, o Scala não é exceção.

Vamos começar a apresentar este modelo pelo interior. Algo que também tem sido quase transversal a todas as marcas, 2 ecrãs digitais que permitem controlar o carro e o sistema de infoentretenimento. 

Os dois ecrãs são tácteis e têm quase a mesma medida, 10 polegadas. Como é regra, num deles consegue gerir o sistema infoentretenimento e no outro o painel de instrumentos.

Mesmo neste bloco, o Scala 1.0 TSI de 116cv já se encontra disponível com os 2 tipos de caixa de velocidades: uma manual de 6 velocidades ou uma automática de 7 velocidades.

O design exterior deste novo modelo, mesmo sendo um familiar, é bastante apelativo e convincente.

Para reforçar este rejuvenescimento dos seus modelos, a Skoda também aderiu à moda dos faróis LED, tanto na frente como na traseira. Para além de uma maior e melhor visibilidade, a verdade é que este tipo de opção dá um ar mais jovem, desportivo e “fresco” a qualquer automóvel.

Praticamente qualquer carro e qualquer fabricante procura oferecer a maior segurança ao condutor e aos seus passageiros. Esta preocupação é maior, sobretudo quando falamos de carros familiares.

Tendo em conta o segmento a que este automóvel se destina, há vários equipamentos e sistemas de segurança que vão tornar os seus dias e viagens mais seguros, quando estiver a bordo do Skoda Scala.

4. Mazda 3 HatchBack (2.0 SKYACTIV-X Excellence)

Mazda 3

O novo Mazda3 marcou o ínicio de uma nova era do design da Mazda. A marca apelidou-a de Kodo – A Alma em Movimento. Segundo a própria fabricante, é a filosofia da marca para incorporar vida e personalidade a cada um dos seus modelos.

Na parte estética exterior, sem dúvida, que a marca conseguiu cumprir o seu objetivo. Quando olhamos para o novo modelo da Mazda, não há dúvidas, este modelo transmite-nos movimento, equilíbrio e boas sensações.

O interior conta com dois ecrãs de dimensões razoáveis: um de 7 polegadas (painel de instrumentos) e outro de 8,8 polegadas (infoentretenimento). Como seria de esperar, este novo Mazda também dispõe de um sistema de conectividade – o Mazda Connect .

O coração que faz esta máquina funciona tem 2.0 litros de capacidade, que gera uma potência de 180cv. 

Com as preocupações ambientais a aumentarem e com as exigentes normas de CO2, a Mazda também preparou uma versão mild-hybrid. De acordo com a sua preferência, poderá conjugar este motor com uma caixa automática ou manual, ambas de seis velocidades.

No capítulo da segurança ativa e passiva, o novo Mazda3 apresenta novidades. Desde logo o sistema que deteta a fadiga e outros que facilita, coordena e ajuda na ação com o acelerador, travões e direção. 

Poderá ainda encontrar faróis que se adaptam para uma maior visibilidade, câmaras 360 e outros componentes opcionais.

5. Toyota Corolla Touring Sports (2.0 Hybrid)

Corolla Toyota numa estrada

O último nomeado para carro familiar do ano é o Toyota Corolla Touring Sports, a versão “carrinha” daquele que é o carro mais vendido da Toyota a nível mundial.

Ao todo, esta é a 12ª geração deste modelo. Com a sua nova plataforma, o icónico modelo da Toyota é disponibilizado em 3 carroçarias: o compacto Hatchback, a Touring Sports e por fim, o Sedan.

A versão levada a concurso encontra-se equipada com um motor de 2.0 litros com 180cv de potência. Esta conta com bastante o espaço interior, uma vez que é a carrinha. 

Para carregar as suas compras, malas de viagem, bicicletas ou carrinhos de bebé irá ter disponíveis 598 litros de capacidade, só na bagageira.

A Toyota, como as restantes fabricantes, também tem um sistema de prevenção e segurança: o Safety Sense. Como tal, este modelo poderá ser equipado com a mais recente e diversa tecnologia que irá proporcionar uma condução mais segura.

Ainda a nível tecnológico, mas mais prático, o sistema infoentretenimento de 8 polegadas, continua a não suportar as plataformas Android Auto e Apple Car Play – o que para nós é um aspeto a melhorar. 

Apesar de ser um carro bastante recente, o seu design não é tão dinâmico e desportivo como o de outros concorrentes. Quase que nos faz lembrar os carros familiares de antigamente, isto porque era facilmente identificável à distância.

Tal como a KIA, a Toyota oferece uma garantia de 7 anos ou 160.000km, bem como 10 anos de cobertura extra da bateria e de todo o sistema híbrido.

Veja também