Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Simão Correia
Simão Correia
09 Dez, 2019 - 16:10

Estes são os melhores carros até 10 000 euros

Simão Correia

Procura de um carro usado, recente, porém o seu orçamento familiar é limitado? Conheça alguns dos melhores carros até 10 000 euros disponíveis no mercado.

Ford Fiesta

A venda de automóveis usados em Portugal continua em alta, sendo cada vez mais os modelos disponíveis com poucos anos e bem equipados.

Os automóveis novos, mesmo com pouca cilindrada, sofrem muito com os impostos, principalmente quando bem equipados, reflectindo-se no seu preço final.

Se a isto juntarmos o facto de desvalorizarem rapidamente logo ao fim do 1 ano, facilmente percebemos porque é que os carros usados estão em voga!

melhores carros usados até 10 000 euros

Neste artigo damos-lhe a conhecer as nossas opções para os melhores carros até 10 000 euros tendo em conta o máximo de 150 000 km, menos de 4 anos de idade e a sua respetiva fiabilidade.

Toyota Aygo 1.0 VVT-i (2017)

Toyota Aygo

Este pequeno japonês, com menos de 3,5m, é uma proposta fácil de adquirir abaixo dos 10 000 euros. A fiabilidade da Toyota e os baixos custos de manutenção são alguns dos motivos pelos quais este carro é tão apreciado.

Esta segunda geração do Aygo conta com um design exterior mais apelativo, desportivo e jovem, fazendo-se notar a mesma tendência no interior, nomeadamente com o sistema de entretenimento assim como a sua simplicidade. Encontramos unidades bem equipadas com entradas USB e ligação bluetooth, A/C, airbags frontais e ABS.

O motor 1.0 de 69cv, o único disponível, é o mesmo partilhado com o Citroen C1 e o Peugeot 108, entre muitas outras peças, e tem-se demonstrado bastante fiável e económico (entre 4 a 5L aos 100Km).

Contudo os 69 cv não permitem grandes performances, mesmo assim mais que suficientes para uma condução descontraída na cidade.

Consegue transportar 4 adultos confortavelmente durante viagens curtas, porém os 168L de bagageira revelam-se um pouco inferiores à concorrência.

Hyundai i10 1.0 (2017)

Hyundai i10

Também por valores inferiores a 10 000 euros encontramos um pequeno carro Sul Coreano, o Hyundai i10.

Com linhas exteriores modernas, mais convencional que o Aygo, um carro muito prático para circular nas cidades, com bom raio de viragem e espaço suficiente para acomodar 4 adultos e as respetivas bagagens, ou não fosse uma a mala do i10 uma das maiores do segmento com cerca de 250L.

O design interior segue o estilo exterior, convencional, com boa qualidade de construção. Ao nível de equipamento encontramos A/C e airbags frontais, entradas USB, ABS e controlo de estabilidade, e nos carros mais equipados, pode ainda encontrar um sistema de navegação.

O motor 1.0 de três cilindros tem 66cv e apresenta consumos a rondar os 4L aos 100Km .

Quando foi lançado apresentava uma garantia geral de 5 anos sem limite de quilómetros, o que demonstra a fiabilidade e a qualidade do produto.

Fiat Panda 1.2 (2018)

Fiat Panda

Desde o seu surgimento nos anos 80, este modelo tem sido um sucesso de vendas em alguns países.

O seu motor 1.2 de 4 cilindros com 69cv já é bem conhecido pela sua robustez e fiabilidade e os consumos rondam os 5L aos 100Km, ultrapassando-os facilmente se nos entusiasmarmos.

É fácil encontrar bastantes exemplares usados por menos de 10000 euros e somente com 2 ou 3 anos.

O design exterior e interior são modernos. O interior é prático e espaçoso, acomoda facilmente 4 adultos e a bagageira tem cerca de 220L.

Existe um botão que torna a direcção mais leve, o que demonstra o propósito deste carro, ser conduzido na cidade!

Ao nível do equipamento algumas versões podem ser um pouco espartanas, mas A/C, airbags frontais e entrada USB pode encontrar em qualquer modelo.

Volkswagen Up 1.0 (2017)

Volkswagen Up

É o carro mais barato da Volkswagen e isso faz-se notar pelas partes metálicas à mostra no interior das portas, mas no geral apresenta a qualidade de construção e a fiabilidade que a marca alemã já nos tem habituado.

Tal como os concorrentes, apresenta umas linhas bem modernas, dinâmicas e jovens, e o interior segue a mesma tendência, com um design mais conservador, típico “alemão”, porém alguns plásticos são mais duros.

Existem várias opções no mercado de usados, mas tente optar pelas mais equipadas pois as mais básicas não têm sequer Ar Condicionado.

O sistema de infoentretenimento é muito intuitivo e permite conectar o smartphone através entradas de USB. Também neste Up podemos contar com todos os sistemas de segurança como ABS, ESP e airbags frontais.

O motor tricilindrico de 1.0 TSI é bastante disponível, apesar dos 60cv, e relativamente económico, 5L a cada 100Km, se não houver excessos! Por estes valores pode ainda encontrar versões com 75cv.

Kia Rio 1.2 (2015)

Kia Rio

A Kia tem melhorado bastante os seus veículos nos últimos anos, e esta geração do Kia Rio torna essa evolução evidente.

Um carro bem construído, com bons acabamentos, fiável e com umas linhas modernas e jovens. É um forte concorrente ao Volkswagen Polo, já conhecido neste segmento, e um dos carros mais vendidos em Portugal.

O interior é mais conservador, muito “alemão”, sem deixar de ser jovem. Está bem equipado de série, mesmo nas unidades base.

Conta com espaço para acomodar 4 adultos em viagens mais longas, e a mala tem 288L de capacidade.

O motor 1.2 L com 85cv não nos deixa ficar mal, e consegue consumos na casa dos 5L/100km sem grandes poupanças.

Não podemos esquecer da garantia de 7 anos de fábrica, o que quer dizer que se comprar um destes modelos, ainda beneficiará de pelo menos 2 anos de garantia.

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost (2015)

Ford Fiesta

A anterior geração do Ford Fiesta apresenta-se como um carro com garra! Linhas interiores e exteriores modernas, joviais e agressivas e uma condução dinâmica é tudo o que podemos esperar deste pequeno urbano!

O carácter jovem não fica só pelo aspecto. Em termos de conectividade permite ligar o telemóvel ao sistema de inforentretenimento por bluetooth e inclusive aceder as mensagens e chamadas recebidas. Acomoda 4 adultos facilmente e a mala apresenta 270L de capacidade.

O motor 1.0 é bastante vivo, apesar dos 80cv, e graças ao chassis bem construído permite uma condução mais desportiva e divertida. Por valores próximos ou ligeiramente acima dos 10 000 euros talvez até consiga comprar uma versão com 125cv!

Renault Clio 1.5 dCi (2015)

Renault Clio

O Renault Clio tem sido um sucesso de vendas desde que foi lançado, sobretudo em Portugal, onde lidera desde 2012 a tabela dos automóveis mais vendidos.

Tal como o Fiesta tem um design atraente e moderno! Neste caso, o motor 1.5 diesel de 75cv é bastante económico, registando facilmente consumos na casa dos 4L aos 100Km.

O chassis é bastante dinâmico sem nunca deixar de ser confortável, bem aos estilo francês, acomodando sem grandes restrições 4 adultos. A mala é uma referência dentro do segmento com 300L de capacidade!

Por valores próximos de 10 000 euros poderá ainda ter a sorte de encontrar as versões carrinha, “Tourer”, se estiver à procura de um carro com mais espaço e inclusive motores mais potentes!

Seat Ibiza 1.2 TDI (2015)

Seat Ibiza

O Seat Ibiza é também um dos carros mais vendidos em Portugal, fazendo sucesso principalmente dentro das camadas mais jovens.

Apesar de também pertencer ao grupo Volkswagen e partilhar a mesma plataforma e motorizações, este modelo é mais acessível que o Volkswagen Polo.

As linhas exteriores bonitas e vincadas tornam-no muito apelativo. O interior é na sua generalidade também bem construído, porém encontramos alguns plásticos de sensação mais rija.

É um automóvel confortável para 4 adultos e a bagageira conta com 292L de capacidade.

O motor 1.2 TDI é económico registando consumos na ordem dos 5 litros a cada 100Km, ou inferiores caso seja mais comedido no acelerador.

Veja também