ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
18 Mai, 2021 - 16:45

7 carros com menor consumo: de citadinos a SUVs

Afonso Aguiar

Os carros com menor consumo primam pela versatilidade e relação qualidade/preço. Descubra os melhores à venda em Portugal.

painel a mostrar nível de combustível

Os carros com menor consumo são veículos a ter em consideração se se está a preparar para trocar ou comprar carro.

A maioria das famílias portuguesas possui um ou mais automóveis, sendo os gastos com combustíveis uma fatia considerável do orçamento familiar. Assim sendo, é natural que na hora de trocar de veículo a preocupação com os consumos seja um fator relevante na escolha.

Os consumos do carro são medidos pela quantidade de litros de combustível que se gasta a cada 100 quilómetros. Assim, se considerarmos um carro que gaste 4L aos 100km, então estamos perante um dos carros com menor consumo.

Com os avanços da tecnologia automóvel, como a injeção eletrónica, houve um aumento do número de carros com baixos consumos, principalmente entre 2016 e 2018. Por isso, nesse período, era fácil fazer uma seleção dos melhores.

No entanto, também em 2018, no seguimento do Acordo de Paris, cerca de 15 cidades decidiram que, a partir de 2025, os veículos a diesel seriam proibidos de circular nas suas estradas, pelo que a aposta na produção em automóveis a gasóleo novos diminuiu e a de elétricos e híbridos aumentou.

Uma vez que os diesel representavam a maior fatia dos automóveis com consumos a rondar os 4 aos 100, também o número de carros com baixos consumos diminuiu. Assim, campeões de consumos, como o Smart ForTwo, o Suzuki Celerio, o Volvo V40, entre outros, ou deixaram de ser produzidos de todo, ou deixaram de ser produzidos a gasóleo, ou tornaram-se híbridos.

Carros com menor consumo: critérios de seleção

Assim, para fazer uma seleção dos melhores carros com menores consumos teve de se ampliar para valores a rondar os 5L a cada 100km.

Para além disso, no sentido de garantir uma análise justa e lógica, excluíram-se veículos 100% elétricos e híbridos.

A lista, como é natural, é subjetiva, mas procurou-se colocar modelos para todos os gostos. Mais ainda, teve-se em conta o consumo, o valor, a potência e os sistemas de auxílio à condução e de infotainment.

Carros com menor consumo: o top 7

Citadinhos

Peugeot 208

Peugeot 208, um dos carros com menor consumo
Peugeot Media Center

O Peugeot 208 é a continuação do 207 que, por sua vez, é a sequela do 206. É um automóvel histórico e normalmente uma escolha fiável, dado o seu valor base.

Desde 2021, já só com a versão 1.2 Puretech a gasolina, tem um motor com caixa de velocidades de cinco mudanças manuais, 75 cv e um consumo misto anunciado (em circuito WLTP) de 5.3 litros a cada 100 quilómetros.

Preço: a partir de 15.590 euros
Ver carro

Renault Twingo

Renault Twingo, um dos carros com menor consumo
Renault Group Site Media

A seguir ao Smart, agora só produzido em versão elétrica, o Renault Twingo deve ser o veículo que mais engana os condutores quando estão à procura de lugar para estacionar.

O Twingo é, assim, um dos veículos mais prático e fáceis de conduzir, capaz de se estacionar em qualquer lugar.

O modelo mais recente tem um motor 1.0 a gasolina, com uma caixa de velocidades manual de cinco velocidades e 65 cv. Não é o mais potente, mas é prático e barato.

Além disso, a marca francesa anuncia consumos mistos de 5.2 litros.

Preço: a partir de 12.590 euros
Ver carro

Desportivos

Volkswagen Golf

Volkswagen Golf, um dos carros com menor consumo
Volkswagen Newsroom

Durante anos, o Volkswagen Golf e o Polo foram dos mais procurados em Portugal e no mundo. Com o intuito de dar um “upgrade”, a marca alemã decidiu começar a aumentar o seu leque de escolhas entre os carros citadinos e desportivos.

Assim, o Golf tornou-se ainda mais potente, desportivo e poupado. Por seu lado, o Polo transformou-se e ficou mais desportivo. O Up! acabou por ocupar o lugar do Polo, como o carro puramente citadino de referência da Volkswagen.

O Volkswagen Golf é, ainda assim, o mais poupado entre eles e, também, o mais desportivo. Tem um motor 1.0 a gasolina com seis mudanças manuais, 110 cv e um consumo misto anunciado pela marca de 5.3 litros.

Além disso, dado o valor, também já vem com alguns dos melhores sistemas de auxílio à condução e de infotainment.

Preço: a partir de 24.881 euros
Ver carro

Seat Ibiza

Seat Ibiza, um dos carros com menor consumo
SEAT Media Center

Na versão a gasolina, a Seat utiliza uma motorização parecida com o seu homólogo da VW, a marca mãe. No entanto, a marca espanhola tem neste modelo uma variante pouco conhecida, mas muito interessante.

O Seat Ibiza GNC (movido a gás) é dos poucos automóveis no mercado com valores ainda abaixo dos quatro litros, anunciando a marca o equivalente a apenas 3.7 litros (kg neste caso).

O motor é o já tradicional 1.0 com 90 cv com 5 velocidades e o design é muito mais moderno e desportivo do que era antigamente. Apesar das poucas redes de abastecimento GNC em Portugal, é uma solução alternativa para aqueles que querem poupar, mas ainda não se converteram aos elétricos ou híbridos.

Preço: a partir de 17.456 euros
Ver carro

Ford Fiesta

Ford Fiesta, um dos carros com menor consumo
Ford Media Center

Com exceção da recente Tesla, a Ford é a única marca norte-americana com relevância no mercado português. De entre todos os modelos da Ford, o Fiesta é o mais popular no País.

Mesmo entre os Ford Fiesta atualmente disponíveis, há um que se salienta dos demais: o modelo Ford Fiesta 1.0 Ecoboost de 6 Velocidades, com 90 cv e sistema start/stop, que ajuda, desde logo, a diminuir o consumo misto.

Assim, o popular carro norte-americano é dos poucos a conseguir baixar do 5 litros a cada 100 quilómetros, sendo que a marca anuncia 4.4 de consumo misto (em circuito WLTP).

Ainda assim, os valores reais devem aproximar-se mais do 5 aos 100.

Preço: a partir de 19.607,77 euros
Ver carro

Familiares

Skoda Fabia

Skoda Fabia, um dos carros com menor consumo
Skoda Storyboard

O Skoda Fabia pode não ser o familiar mais potente do mercado. No entanto, é um automóvel bastante fiável, tendo inclusive sobrevivido ao escândalo Dieselgate.

Além do preço apelativo, destaca-se o consumo, estimado, em circuito WLTP, nos 4.7 litros. O motor, agora a gasolina, é um 1.0 TSI com 95 cv e caixa de sete velocidades (que ajuda a diminuir os consumos).

Também já vem incorporado com sistemas de auxílio à condução.

Preço: a partir de 20.145 euros
Ver carro

SUVs

Peugeot 2008

Peugeot 2008, um dos carros com menor consumo
Peugeot Media Center

O quarto carro mais vendido de Portugal em 2020 e o SUV mais vendido no País no mesmo período é também um dos melhores carros em termos de consumos. Atualmente já em processo de conversão à eletrificação automóvel, ainda tem uma versão a gasolina.

O motor em questão é um 1.2 a gasolina e com 100 cv, com caixa de seis velocidades manuais e consumos anunciados de 5.1 litros aos 100 quilómetros. Além disso, tem vários dos sistemas de auxílio à condução e sistema de infotainment já bastante desenvolvidos.

Preço: a partir de 19.420 euros
Ver carro

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].