Assunção Duarte
Assunção Duarte
15 Mar, 2021 - 11:08

Catnip: conheça a famosa erva dos gatos

Assunção Duarte

A maioria dos gatos fica eufórica depois de cheirar a Catnip. Esta erva pode ajudá-lo a manter o bem-estar do seu pequeno felino.

Gato a comer catnip

Catnip provoca nos gatos comportamentos muito parecidos com os de um humano que bebeu demais ou está sob o efeito de substâncias psicotrópicas. Euforia, felicidade evidente, atitudes tolas ou de extremo relaxamento, aparecem mal o gato cheira a Nepeta cataria, o nome científico da Catnip.

Os efeitos duram mais ou menos 10 minutos e são partilhada por pequenos e grandes felinos como os tigres. Será que a Catnip é mesmo a droga dos gatos?

Catnip: não é tóxica nem causa dependência

Esta erva produz uma substância chamada nepetalactona que é considerada mais um estimulante do que uma droga para os gatos. Os cientistas assumem que o cérebro do gato interpreta o cheiro da nepetalactone como uma feromona da qual gostam particularmente. Sem causar dependência, a Catnip é totalmente inofensiva para os felinos, pelo que pode ter muitas utilidades interessantes para os tutores de gatos.

Que comportamentos provoca?

Os comportamentos mais comuns incluem quase sempre uma grande manifestação alegria e euforia mal sentem o cheiro à Catnip. O gato pode rebolar ou esfregar-se freneticamente na erva ou no sítio que cheira a ela. Pode também lamber ou mastigar intensamente a planta, babar-se, emitir sons como se estivesse no cio e correr muito rapidamente atrás de presas e brinquedos, reais ou imaginários. 

A Catnip pode provocar reações diversas de acordo com os gatos que a cheiram. Alguns podem até não apresentar qualquer reação já que essa capacidade parece passar de pais para filhos. Também pode acontecer a gatos que já são muito agitados, ficarem mais calmos e parados, mas sempre bem dispostos. É por isso que esta erva é considerada uma erva excelente quer para combater maus comportamentos e relaxar gatos hiperativos, quer para estimular os mais parados.

Catnip: como utilizar para o bem-estar do seu gato

Gato a rebolar em catnip

Em brinquedos: para libertar tensão acumulada

Esta erva deixa os gatos mais alegres, capazes de ter uma grande atividade, mas cria também um momento de relaxamento importante.  Em situações de stress como mudança de casa, viagens, ida ou veterinário ou conflito com outros animais da casa, um brinquedo com Catnip pode ser o que seu gato precisa para regressar a um estado calmo e satisfeito.

Como enriquecimento ambiental

Um brinquedo com Catnip ou um local onde possa colocar o cheiro desta erva com a ajuda de um spray, pode acrescentar animação à vida dos gatos caseiros. Tal como colocar caixas de cartão para eles se esconderem ou plataformas para eles subirem. É mais um elemento que permite que este pequeno caçador felino não se aborreça fechado em casa.

Para treinar o seu gato

Se o seu gato se recusa a usar o arranhador e prefere o sofá da sala, basta um toque do perfume de Catnip no local onde quer que ele arranhe para o atrair a esse sítio. Esta erva pode ajudar bastante no treino e é particularmente útil quando quer que ele se ambiente bem a um novo local, objecto ou mesmo uma nova casa. 

Catnip: se usar muito, pode perder o efeito

Até agora os veterinários ainda não encontraram qualquer contra indicação para o uso desta erva, mas o seu uso excessivo pode anular o efeito de bem estar sentido. Por isso, utilize apenas de vez em quando, uma vez por semana é uma boa média para dar um toque especial à vida do seu gatinho.

Lembre-se que os gatos mais jovens (antes do 6 a 8 meses de idade) ou os mais idosos são os que parecem menos afectados pela erva e que, se o seu gato já é eufórico demais, talvez não seja boa ideia utilizá-la.  Especialmente se esse gato for agressivo com outros gatos da casa. O Catnip pode reforçar esses comportamentos pelo que, se não o quiser privar desse prazer, assegure-se de que está isolado antes de o deixar cheirar esta erva tão especial.

Veja também