Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
22 Out, 2018 - 12:33

5 coisas que os gatos odeiam nos donos

Luana Freire

E se lhe disséssemos que há 5 coisas que os gatos odeiam nos humanos e que, provavelmente, está sempre a repetir? Descubra-as para o bem do seu felino.

5 coisas que os gatos odeiam nos donos

Sim, leu bem: há coisas que os gatos odeiam que os humanos façam e nós temos a lista. Descubra-as!

Os bichanos são, de facto, animais adorados (e adoráveis) – certo? Se é amante do universo dos felinos, tal como nós, sabe que a má reputação desses peludos é sobrevalorizada, afinal, essas pequenas feras são fonte interminável de brincadeiras e alegrias na sua vida.

Mas, se os momentos de festinhas e risadas estão garantidos, também estão certas as alturas em que o seu animal assume com independência as próprias rédeas da vida. Já reparou como, às vezes, o seu amigo de 4 patas está esquivo? Isso pode ser porque detesta algum comportamento do dono.

Os felinos podem ser muito desinteressados e egocêntricos em alguns momentos, passando ao estado de carinho absoluto no instante seguinte, mas uma coisa é certa: são sempre encantadores. Por isso mesmo o seu comportamento é um mistério para nós, certo?

Pode até parecer algum exagero que existam mesmo coisas que os gatos detestam em nós, humanos. No entanto, se tem em casa ou se já teve um bichano, certamente vai concordar com a nossa lista – uma mão cheia de comportamentos que todo bom dono de gatos deve evitar.

Se nunca teve um felino e está a pensar no assunto, chegou ao sítio certo: com a nossa ajuda, a relação já vai começar no caminho certo. Saiba tudo, em detalhe, sobre as coisas que os gatos odeiam.

5 coisas que os gatos odeiam nos amigos humanos

conheça dicas para dar banho ao gato

1.  Água? Apenas para beber, se faz favor

Porque os donos insistem em dar banho ou molhar o pelo dos seus gatos? É provável que o seu gato já se tenha perguntado isso, uma vez ou outra.

Se o seu felino questiona o seu comportamento, com certeza esta é uma das razões.  A menos que o seu gato seja um bengal – bichanos que realmente adoram nadar -, certamente faz parte do clube daqueles que realmente detestam o contacto com a água e esta é, justamente, uma das coisas que os gatos odeiam em nós: a nossa relação constante com a água. Bebemos para saciar a sede, usamos para o banho diário, lavamos a louça, a roupa… A lista, para os felinos, parece interminável e verdadeiramente incompreensível.

Isso não quer dizer, de todo, que não possa dar banho ao seu gato. Pode, aliás, ler mais sobre o assunto no nosso artigo sobre o banho dos bichanos.

2. A nossa obsessão por cheiros

O tema dos cheiros está, sem margem para dúvidas, na nossa lista de coisas que os gatos odeiam nos humanos. Porquê? É simples: os felinos não compreendem – e não toleram – a forma como lidamos com os odores fortes (ambientadores, velas, perfumes e, até, comidas). Porque necessitamos de cheiros tão intensos? Essa é a pergunta que se fazem os nossos gatos.

Isso acontece porque os bichanos têm o olfato muito mais sensível que o nosso e, por isso mesmo, detestam odores mais fortes. Embora não tenham esse sentido tão apurado quanto os cães, os gatos usam os cheiros para comunicar. Estar rodeados das fragrâncias mais marcantes e adoradas pelos humanos não é, de todo, uma boa ideia para os felinos. O cheiro a alho ou a laranja, por exemplo, pode ser um verdadeiro pesadelo para o seu animal. Poupe-o.

3. Volume mais baixo!

Se é daqueles humanos que adoram ouvir a televisão ou música nas alturas, esperamos que não haja gatos por perto. Uma das coisas que estes animais mais odeiam é, exatamente, volumes altos. Os gatos detestam, aliás, o nosso hábito constante de estarmos cercados de ruídos.

O sentido da audição colabora para que os felinos tenham tudo que os cerca sob controlo – e mesmo quando parecem estar a dormir, estão a ouvir tudo. Como têm ouvidos sensíveis, os gatos detestam mesmo os ruídos mais fortes. Sendo assim, se quer fazer o seu bichano de estimação mais feliz, reduza o volume da TV e da música, e controle a vontade de falar alto.

mau halito dos gatos: descubra as causas

4. Tudo muito limpo? Sim!

Já se sabe que os felinos são, de facto, muito limpos. Certamente, uma das coisas que faz confusão a esses animais é o facto de os humanos não serem tão limpos quanto gostariam. Sim, é verdade. Se tem um desses peludos em casa, saiba que é preciso manter a sua caixa de areia impecavelmente limpa, tal como a sua zona de jogos e brincadeiras.

Na nossa lista, a 4ª coisa que os gatos não gostam é exatamente que os donos não façam a correta e periódica higiene da sua caixa de necessidades. Isso porque esta não é uma tarefa que os felinos possam realizar sozinhos, o que os deixa quase malucos, acredite. Mantenha a “casa de banho ” do seu melhor amigo em perfeito estado e vai ver que o seu gato agradece. A limpeza, para esses animais, é sinónimo de bem-estar.

Descubra as 10 coisas que os cães mais odeiam nos donos >>

5. Menos abraços, por favor

Nós humanos gostamos de nos relacionar e apreciamos que o carinho se expresse através do tato, de gestos de afeto – como o beijo e o abraço. O beijo e o abraço fazem-nos, na verdade, mais felizes. No entanto, para os nossos amigos patudos a história é verdadeiramente outra: os gatos detestam abraços humanos. Os felinos não precisam que demonstremos através de contacto físico o nosso amor e esta é a razão para aquela expressão engraçada que vê no seu gato à cada vez que o abraça com muita vontade.

Para os gatos, o contacto físico nada mais é do que uma forma de mostrar domínio – e isso é o que os faz aceitar miminhos quando querem e não quando nos apetece.

Como pode ver, há mesmo muitos gestos quotidianos que repetimos sem dar conta e que enlouquecem os nossos gatos. A boa notícia é que todas estas coisas que os gatos odeiam são coisas que, de forma simples, podemos evitar desde já.

É certo, claro, que há muitas mais coisas que fazemos que eles adoram e que os faz ronronar – aposte nesses e faça o seu bichano mais feliz.

Veja também