Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
05 Ago, 2020 - 10:08

Churrasqueiras de jardim: conheça os diferentes tipos e escolha a melhor

Mónica Carvalho

A pandemia trouxe-nos mais tempo em casa e a necessidade de aproveitar melhor o tempo lá passado. Muitos pensaram em churrasqueiras de jardim. É o seu caso?

churrasqueiras de jardim

Há diferentes tipos de churrasqueiras de jardim que permitem aproveitar o espaço ao ar livre de sua casa, enquanto faz refeições que são um verdadeiro deleite para o estômago e organiza convívios que fazem bem à alma.

Além disso, nunca é demais relembrar que a pandemia ainda não terminou e, como tal, há que ter alguns cuidados quando sai de casa e com as pessoas que não fazem parte do seu agregado familiar. Pelo que, nada como um churrasquinho em casa para passar o tempo com quem mais gostamos e tornar um dia normal num dia bem especial.

Para isso, deve atentar ao tema churrasqueiras no jardim, de modo a perceber quais os que existem e os que mais se adequam às suas necessidades e características do espaço.

3 tipos de churrasqueiras de jardim

preparar churrasco
Barbecue picnic on a meadow

Churrasqueira a carvão

Provavelmente este é tipo de churrasqueira de jardim mais conhecida e até tradicional. Quem não se recorda de um belo churrasco em família, marcado pelas marcas e sabor deixados na carne pelo carvão?

E tal não é por acaso: o fumo do carvão confere mesmo um sabor muito típico na carne, todavia, os momentos inerentes à preparação deste deleite e depois do mesmo é que podem ser mais complicados.  

Vantagens:

  • Churrasqueira ideal para pequenos espaços;
  • Preço acessível;
  • Facilidade em acender e manter o lume para cozinhar;
  • Confere um sabor muito característico à comida.

Desvantagens:

Ver equipamento

Churrasqueira elétrica

Nem toda a gente possui um espaço livre de grandes dimensões que permite ter a churrasqueia que deseja e, para esses casos, o modelo elétrico pode, de facto, ser o mais indicado.

Vantagens:

  • Existem diferentes modelos no mercado;
  • Alguns modelos permitem controlo de temperatura – logo poderá adequar ao alimento que está a confecionar;
  • Pode ser usado em espaços ao ar livre, mas também em espaços interiores;
  • Emite pouco fumo;
  • Sujidade nula ou em pequena quantidade;
  • Fácil de limpar;
  • Facilmente transportável e fácil de arrumar, nas versões não encastráveis;
  • Não ocupa muito espaço;
  • Bastante fácil de instalar.

Desvantagens:

  • Aumento da conta da luz;
  • A comida não apresenta aquele sabor e cheiro defumado.

Ver equipamento

Churrasqueira a gás

A churrasqueia a gás exige instalação para a válvula com conexão com o gás natural ou GLP, logo, desde já se percebe que poderá não ser adequada a todas as casas.

Ainda assim, esta é opção mais amiga do ambiente, visto que não emite tanto fumo, não faz tanta sujidade e permite confecionar a comida mais rapidamente.

Vantagens:

  • Acendimento rápido;
  • Opção mais ambientalmente sustentável;
  • Fácil de limpar;
  • Cozinha rápida e facilmente;
  • Permite o controlo de temperatura;
  • Emite pouco fumo;
  • Dispensa o uso de carvão ou energia elétrica;

Desvantagens:

  • Exige um tipo de instalação adequado de acordo com o espaço onde vai utilizar esta churrasqueira;
  • Equipamento de grandes dimensões;
  • A comida não apresenta aquele sabor e cheiro defumado.

Ver equipamento

Acessórios que completam a churrasqueira

Para fazer um belo churrasco não basta ter o equipamento.

No caso de churrasqueiras de jardim, torne o espaço bonito e funcional, com uma mesa e cadeiras para realizar as refeições e, assim, incluir toda a família no momento da confeção. Este é, aliás, um excelente motivo para renovar a decoração do jardim, varanda ou terraço e tornar o espaço exterior de sua casa num local onde queira estar e passar tempo de qualidade.

Além disso, necessita de ter acessórios para manusear a carne durante a confeção: grelha, tenaz, garfo, faca, espetos, espátula e pincel. Bem como, acessórios para facilitar um momento não tão agradável: o momento da limpeza. Para isso, deve ter pá para recolher as cinzas (quando necessário), espátula, escova com pontas de aço e capa ou caixa de proteção (no caso de churrasqueiras transportáveis).

O que deve ter em conta para escolher a melhor churrasqueira?

Quando decide preparar uma churrasqueira de jardim, então, já deve estar a antever muitos momentos de convívio no conforto da sua casa.

Todavia, deve ter em conta que deve escolher um espaço de instalação bem confortável e funcional, para que todos se sintam bem no ambiente e seja fácil lidar com toda a logística de um churrasco. Isto poderá determinar o tipo de churrasqueira a escolher.

Além disso, deve atentar bem às vantagens e desvantagens de cada modelo, de modo a perceber qual aquele com que mais se identifica e o mais adequado ao local e necessidades definidas.

Cuidados a ter com uma churrasqueira

A limpeza e os cuidados com este tipo de equipamento são muito importantes para garantir a qualidade dos alimentos e conseguir bons resultados durante a utilização. Assim sendo, a limpeza deve ser executada após o uso, visto que, desde modo, evita que a gordura e a sujidade se acumulem na estrutura e dificultem o processo de limpeza.

Deve, igualmente, retirar as grelhas e deixá-las de molho com detergente e água. Assim será muito mais fácil em retirar toda a sujidade.

Por sua vez, a parte interna das churrasqueiras de jardim também deve ser limpa, nomeadamente com um pano húmido embebido com detergente desengordurante.

Deve também atentar à sujidade que possa eventualmente ficar no chão, coisa que acontece nas churrasqueiras a carvão. Varra e limpe bem, com água, detergente e desinfetante, para deixar o espaço limpo e cheiroso.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].